segunda-feira, 5 de maio de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/ VIVAMOS PARA AGRADAR A DEUS!

VIVAMOS PARA AGRADAR A DEUS!
 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Cl 1.9-12 (ARA)


Objetivo: Encorajar o povo de Deus a viver de um modo digno de sua santa vocação.

Idéia Central do Texto (ICT):
Colossenses é uma das cartas de Paulo escritas da prisão, provavelmente em Roma. A epístola em si, é assim como Efésios, uma carta circular (uma encíclica) que foi dirigida aos cristãos (santos e fieis) que se encontravam não só na própria cidade de Colossos, mas em toda a Ásia Menor. Colossenses mostra Jesus como cabeça da igreja.

As orações paulinas feitas da prisão têm uma característica curiosa, ele nunca pede por questões pessoais sejam materiais ou físicas. O grande alvo dessas orações é pelas necessidades espirituais dele e do povo de Deus de maneira geral.

Introdução:
É interessante observar que na maioria das nossas reuniões de orações, a grande motivação provém das necessidades de cada um: saúde, finanças, relacionamentos, famílias e causas na justiça dentre outras. Embora, não haja nada de errado em orar por essas coisas, precisamos aprender com Paulo a priorizar a nossa vida espiritual, o nosso viver com Deus, esta na verdade é a nossa principal e maior necessidade.

Um simples levantar as mãos na igreja numa atitude de “entrega da vida ao Senhor”, não faz de nós cristãos genuínos. Essa atitude é só o primeiro passo. Precisamos nos manter firmes em nossa caminhada, andando e vivendo de modo digno do nosso Senhor e Salvador. Jesus está às portas e nunca foi tão necessário preparação e prontidão por parte de sua Noiva, a Igreja.

Mas o que significa realmente viver de modo digno? Será que Jesus tinha em mente nos enclausurar, nos fechar em um mosteiro para que não víssemos o que acontece no mundo? Acho que a própria vida e ministério de Cristo nos respondem a essas perguntas. Ele próprio recebia pecadores e comia com eles, sem precisar praticar as suas obras. O grande desafio para nós como igreja é viver no mundo sem nos deixar contaminar por suas obras malignas, nem fazer concessões aos seus apelos. Fomos chamados para ser santos, não santarrões estereotipados. O tempo para construir um santo dentro de nós é a vida inteira.

O QUE PAULO PEDE POR AQUELES IRMÃOS? :
  1. Que tenham sabedoria e entendimento espiritual – v.9:Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”;
  1. Que vivam de um modo digno do Senhor – v.10 a: “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado,”.
  1. Que sejam frutíferos e cresçam no conhecimento de Deus – v. 10b: “frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”;
  1. Que sejam fortalecidos para enfrentar as dificuldades – v.11 a: “sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória”
5.      Que estejam sempre alegres, que sejam perseverantes, longânimos e gratos a Deus  - v. 11 b e 12: “em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui sobre esse viver de modo digno do Senhor?

  1. Precisamos clamar ao Senhor por sabedoria e entendimento espiritual, principalmente para conhecermos a vontade de Deus para nós.
  2. Precisamos aprender a orar por firmeza na fé, sobretudo para obedecer aquilo que o Senhor ordena.
  3. Precisamos aprender a orar para que nos tornemos frutíferos para Deus em toda boa obra, aonde quer que estejamos.
  4. Precisamos aprender a orar para sermos fortalecidos no Senhor e não esmorecermos diante das dificuldades, nem sucumbirmos às inclinações de nossa carne.
  5. Precisamos orar incessantemente para ter o rosto alegre, para ter perseverança, longanimidade e gratidão, sempre. Ao Senhor toda honra e toda glória!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 30.04.14  – www.ocolodopai.blogspot.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...