domingo, 6 de abril de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/NÃO DESPERDICE O SEU TALENTO!

NÃO DESPERDICE O SEU TALENTO! Mateus 25.14-30.
(O que temos feito com o que Deus nos confiou?)


Objetivo: Chamar a atenção da igreja para que haja disponibilidade em usar os talentos por Deus confiados.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido está dentro de um contexto escatológico e fala dos dons concedidos por Deus aos seus servos de acordo com a capacidade de cada um de nós.

Sobre esse texto, Warren Wiersbe em seu Comentário Expositivo, diz muito apropriadamente: “Os talentos foram distribuídos segundo as capacidades de cada um. Se cinco talentos fossem dados a uma pessoa com pouca competência, esse indivíduo seria destruído pelo peso da responsabilidade. Se apenas um talento fosse dado ao mais competente, ele seria rebaixado e desonrado. Os três servos foram distribuídos em duas categorias: Os fiéis e os infiéis. Os fiéis colocaram seus talentos à serviço do Senhor. O servo infiel escondeu seu talento na terra. Teve medo da vida e das responsabilidades. Deixou-se paralisar pela ansiedade”. Viver é correr riscos, não podemos viver escondidos como avestruzes assustados com nossos rostos enterrados num buraco. Recebemos muito e teremos de dar contas dessa mordomia.

Não gostaria de entrar no mérito mais profundo do significado teológico dessas trevas exteriores, até porque em relação a isto não há unanimidade, mas gostaria de deixar uma pergunta em relação a isto: Será que essa referencia a trevas não seria o deixar de experimentar a alegria de usufruir da recompensa e permanecer na escuridão da mediocridade, da omissão e da improdutividade? Não há nada mais gratificante e compensador do que estar no centro da vontade de Deus!

Introdução:
O Senhor nos deu dons para serem usados. Tudo que somos, temos ou sabemos é para louvor da sua excelsa glória. Nada nos é dado por acaso, aleatoriamente. Tudo tem um propósito e um fim proveitoso da parte de Deus na vida dos seus servos. As habilidades recebidas devem ser usadas para aperfeiçoamento do Corpo de Cristo (a Igreja). Nada pode ser desperdiçado!

Os dons devem ser exercitados, do contrário atrofiam. É como um músculo ou membro do nosso corpo sem uso. Há muitos cristãos atrofiados porque têm enterrado seus talentos na terra ao invés de fazê-lo multiplicar.

Que hoje o Senhor possa nos despertar diligentemente para servi-lo aonde quer que estejamos com aquilo com que Ele mesmo nos capacitou. Por que será que Deus lhe deu exatamente as habilidades que você tem? Já parou para pensar nisto? Nada é secular para o servo de Deus, antes, tudo é para a glória de Deus. O apóstolo Paulo diz em Cl.3.23,24: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. Portanto seja o melhor naquilo que foi habilitado para fazer!

Nada pode ser mais frustrante do que confiar algo a alguém para o benefício de outros e ver o mal uso ou o não uso daquele bem. O Senhor concede dons para que sejam multiplicados. O que você tem feito com aquilo que ele lhe confiou?

Há muitos em nosso meio, cheios de potencial, com habilidades incríveis enterradas por preguiça, medo da vida ou das responsabilidades. Que possamos buscar um crescimento e atingirmos a estatura de varões perfeitos (maduros). É tempo de despertamento. O Senhor está voltando e nos pedirá contas!

A PARÁBOLA CHAMA A NOSSA ATENÇÃO PARA ALGUMAS VERDADES:
  1. O Senhor nos confiou os seus bens – v.14: "E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens”.
  2. Ele distribui seus bens de acordo com a capacidade de administrar e fazer multiplicar de cada um de nósVS.15-18: “A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor”. Ver ainda: Rm 12.6-8: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”; I Co.12.7-11: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. Êxodo 31:2-5: “Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal”. Até aquelas habilidades que nos parecem menos espirituais têm um propósito para a glória de Deus.
  3. O Senhor está chegando e pedirá contas do que nos foi confiado. Ele recompensará os fiéis – VS. 19.23: “Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”. Ver Pv.1.5ª: “Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento”; Ainda há tempo de usar o que Deus lhe deu!
  4. O Senhor punirá os infiéis - vs.24-30: “Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. "O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. "Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". Aqui encontramos a parte triste da história. Aquele servo tinha capacidade, ainda que menor do que os outros, do contrário, não lhe seria confiado o talento, mas foi negligente. Ver: I Tm. 4.14a: “Não negligencie o dom que lhe foi dado”.
Conclusão: O que aprendemos aqui?
  1. O que temos feito com os bens do Senhor a nós confiados?
  2. Deus nos confiou seus bens e nos habilitou para multiplica-los. Tudo que diz respeito à vida e a piedade já nos foi concedido.
  3. O Senhor está chegando! Que sejamos encontrados no rol dos fiéis!
  4. Não negligenciemos o talento ou talentos que nos foram confiados. Que o Senhor nos faça fecundos e frutíferos para a glória do Pai.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 06.04.14 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...