segunda-feira, 28 de abril de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/SENHOR CONCEDE-NOS A PAZ!

SENHOR, CONCEDE-NOS A PAZ!
Isaías 26:3,12


Objetivo: Encorajar os ouvintes à confiança em Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido é um cântico de confiança na proteção divina. Aqui o profeta convoca ao descanso aqueles que confiam em Deus verdadeiramente.

Introdução:
Gostaria de trazer uma reflexão que considero sempre oportuna, especialmente em dias de lutas intensas. Por que nos inquietamos tanto e nos abatemos ao ponto de perder o sono, a saúde e paz diante das lutas que nos assolam? O que tem boicotado a nossa paz? Essas são perguntas que não têm encontrado respostas.

O TEXTO LIDO APONTA PARA PISTAS QUE PODEM NOS DAR RESPOSTAS A ESSAS PERGUNTAS:
  1. Só os que estão firmados em Deus experimentam a paz – v.3: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.
  • A palavra traduzida aqui como propósito tem o significado de mente. Para que estejamos firmados e bem fundamentados, o alicerce precisa ser sólido. O profeta no versículo 4 diz: “Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna”. O que nos remete a outra pergunta: Estamos verdadeiramente firmados na Rocha Eterna que é Cristo, ao ponto de não nos deixar abalar? A resposta é uma só: Claro que não! As nossas emoções, a nossa mente nos traem a todo instante. Somos distraídos e assombrados pelas circunstancias. E é aí, que o adversário alcança vantagem sobre nós! A paz se manifesta por causa da confiança em quem entregamos os nossos cuidados. Ver Salmo 25.2: “Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim!”. Salmo 55.22: “Entregue suas preocupações (cuidados) ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”.
  1. Reconhecer que de nós mesmos não conseguiremos alcançar essa paz apesar das circunstancias. Recorramos Àquele que faz todas as nossas obras por nós! V.12: “Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós!”.
  • Paulo falando aos Filipenses 4.6.7 ratifica esta verdade e nos dá mais uma pista para a resposta: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
  • Apresentar nossos pedidos a Deus já com ações de graças é um exercício espiritual saudável. Pressupõe certeza do agir de Deus. Ao agradecer por algo que ainda nem foi recebido faz que a nossa mente comece a se acostumar com a ideia. Uma certeza começa a ser estabelecida em nosso coração. Ver: Deuteronômio 31.6,8: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! ". Salmo 18.2: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta”. Salmo 40: “Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro”. Mateus 7.24: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Não estamos tão firmados assim em Deus. Precisamos buscar viver essa confiança plena no Deus que tudo pode e que tem o controle soberano de todas as coisas
  2. Busquemos do Senhor essa paz que excede todo o entendimento. Ele é a Fonte. Que o nosso alicerce seja a Rocha Eterna que é o Cristo. Confiemos Nele, esperemos Nele mesmo contra toda esperança humana!
Aleluia, Amém! Em 24.04.14

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...