segunda-feira, 14 de abril de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/BATALHANDO EM UNIDADE SOMOS INVENCÍVEIS! II Reis 3.15-18

BATALHANDO EM UNIDADE SOMOS INVENCÍVEIS! II Reis 3.15-18
“Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu. Este disse: Assim diz o SENHOR: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o SENHOR: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. Isto é ainda pouco aos olhos do SENHOR; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos”.


Objetivo: Despertar e estimular o povo de Deus para fazer a sua obra em comunhão e unidade, enquanto se pode trabalhar.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido mostra o episódio na história do povo de Deus, quando após a morte do rei Acabe, os moabitas que tinham um acordo com Israel de pagar tributo àquela nação, romperam esse acordo e se levantaram para guerrear contra o povo do Senhor. Jorão, rei de Israel, filho de Acabe não aceita e convoca o rei Josafá de Judá e ao rei de Edom para juntos formarem uma força-tarefa para guerrearem contra os moabitas.

Os três reis seguem com seus exércitos, e em determinado momento, após sete dias de marcha, falta água para os exércitos e para o gado que os seguiam (v.9).

O rei Josafá então pergunta se não há algum profeta de Deus para que o Senhor seja consultado. Os servos do rei de Israel se lembram de Eliseu. Josafá reconhece que está com ele a Palavra do Senhor, o procura e ele dá a orientação da parte de Deus.

Introdução:
Estamos para testemunhar um tempo, onde um grande mover de Deus se levantará sobre a terra. Vidas serão alcançadas, pessoas serão libertas, curadas, lares serão restaurados e relacionamentos serão transformados e fortalecidos. O Senhor está preparando a Noiva para subir!
Os dias que vivemos têm sido de grande agonia, a terra parece que entrou em convulsão, jamais vimos tantas catástrofes naturais, a sociedade experimenta uma inversão de valores nunca vista antes, leis contrárias à vontade de Deus são promulgadas por homens ímpios, a violência e a promiscuidade imperam por todos os lados. Contudo, a hora não é de desespero, mas de nos firmarmos na Santa Palavra de Deus. Em Lc.21.28 Jesus recomenda: “Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês" (NVI).

Creio firmemente que os dias caóticos em que vivemos antecedem o arrebatamento da igreja, já podemos ouvir os ecos da Vinda do Grande Rei Jesus! Isto não é uma profecia como tantas que foram feitas ao longo da história, quando muitos até se atreveram a marcar datas, mas uma constatação baseada nos acontecimentos mencionados na Bíblia Sagrada como sinais.

O poder de Deus derramado nesses dias será sem precedentes e surpreenderá até os mais céticos, porque tem em vista uma preparação para aquele Dia glorioso.

Por outro lado as forças das trevas têm se mobilizado com muita fúria, através de muitas frentes de combate para perseguir e abater o povo escolhido e fazê-lo decair de sua posição em Cristo, quebrando a unidade, e fazendo-o arrefecer na fé. Muitos desistirão, enquanto outros perseverarão até o fim. Esses serão salvos.

O momento é de cosmovisão, é de visão de Reino Unido, muitos exércitos transformados em um grande e poderoso exército, capaz de abalar o inferno, saqueá-lo e povoar o céu. O povo de Deus mais que nunca precisa perder a visão de guetos e olhar para a seara que é grande e tem poucos trabalhadores efetivamente comprometidos.

O TEXTO LIDO NOS OFERECE TRÊS PRINCÍPIOS QUE NOS NORTEARÃO NESSES DIAS:

  1. É necessário unidade e parceria no trabalho e na busca do Senhor VS. 7-8: 
  1. Quando recorremos a Deus em unidade, ele vem em nosso auxílio de forma assombrosamente maravilhosa – VS. 9-11, 15, 16:
3.      Quando nos achegamos a Deus em unidade, a sua resposta é infinitamente maior do que pensamos – VS. 17-20:

CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina em dias de crise?
1.      O momento que estamos vivendo é grave, portanto, precisamos ter a visão de reino unido, não de guetos eclesiásticos isolados.
2.      Que as nossas diferentes percepções doutrinárias daquilo que não é essencial, não sejam usadas como motivações tolas para quebrar a unidade do corpo de Cristo provocando contendas de opiniões. É possível haver unidade na diversidade!
3.      A hora da igreja é de resiliência, ou seja, de resistir e superar as grandes pressões, contudo, só unidos pelo vínculo da cruz seremos fortes e poderemos enfrentar as lutas que nos assolam. Um reino dividido não subsiste. Quando buscamos a Deus em unidade ele nos socorre, nos concedendo mais do que pedimos. Peçamos perdão ao Senhor por nossas posturas facciosas, restauremos a unidade como povo escolhido e nos preparemos para o que Deus fará!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 13.04.14 – www.ocolodopai.blogspot.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...