sexta-feira, 7 de março de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/O ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS!

O ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS!
Rm 8.26-30



Objetivo: Levar a igreja a lembrar que nas horas de maior abatimento, contamos com a intercessão e a assistência efetiva do Espírito de Deus.

Idéia Central do Texto (ICT):
O capítulo 8 de Romanos é sem sombra de dúvida, o mais querido e citado de toda a epístola, pois fala da certeza da nossa salvação. Romanos, é chamada de a epístola das grandes conversões.

O texto lido está inserido nesse contexto e trata particularmente da assistência e intercessão do Espírito Santo, nos momentos onde nos encontramos mais fragilizados e fustigados pelas oposições do mundo, do Diabo e da carne.

Esse texto traz como idéia central o grande alento que todos os crentes recebem quando são assistidos pelo Espírito Santo em meio às grandes lutas, sobretudo, e especialmente quando enfrentam momentos de aparente silêncio de Deus.

Quando parece que fomos abandonados pelo Senhor, na verdade são os momentos em que ele se faz mais presente, nos assistindo em nossa fraqueza.

Introdução:
Paulo fala em II Co 1.3-11 da experiência de consolação de Deus em meio a uma situação de prova em que ele desesperou da própria vida. Ali ele diz que experimentou a consolação de Deus para consolar a outros que passam pelos mesmos sofrimentos. Note que ele enfrentou uma tribulação tão grande que chegou a desesperar da própria vida. Por que então, Paulo não fez uma besteira naquela ocasião? Certamente porque contou com a ação intercessora do Espírito Santo ao seu favor!

Há momentos em que enfrentamos uma intensa solidão espiritual, e achamos que fomos esquecidos até pelo próprio Deus e é exatamente nessas ocasiões que não encontramos forças nem para orar, que contamos com a maior das intercessões: a intercessão do Espírito de Deus por nós. Quando o Senhor Jesus Cristo nos prometeu que não nos deixaria sozinhos, ele disse que enviaria outro Consolador semelhante a ele mesmo para estar para sempre conosco.  Jo. 14.16, 17
 Quando enfrentamos oposições, simplesmente por sermos servos de Deus, aí contaremos com a assistência efetiva do Espírito Santo ao nosso favor.


O TEXTO LIDO NOS TRAZ TRÊS CERTEZAS QUE NOS AJUDARÃO A SUPERAR NOSSAS DIFICULDADES:

  1. Nos momentos de fragilidade, quando nos sentimos sozinhos e não temos forças nem para orar ao Senhor, há alguém que faz isso por nós: O Espírito Santo Vs. 26, 27: “Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.

  1. Essas lutas enfrentadas são permitidas por Deus para um fim glorioso não existe acaso nos planos perfeitos de Deus – vs. 28, 29: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
  1. A obra da salvação está completa na vida de todos nós – v.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.
CONCLUSÃO: O texto lido nos ensina algumas lições:

1)      Seja qual for a luta que enfrentamos por sermos servos de Deus, não lutaremos sozinhos, contamos com a poderosa artilharia do céu a nosso favor.
2)      Se você está triste abatido e não consegue nem articular palavras em sua oração, não se preocupe, tem alguém intercedendo por você. E é nada mais nada menos que a terceira pessoa da Trindade Santa: O Espírito Santo.
3)      Tem propósito de Deus para essas lutas. Tudo que Deus deseja é que nos tornemos cada dia mais parecidos com Jesus, aliás, foi exatamente para esse fim que fomos predestinados, chamados, escolhidos, justificados e já espiritualmente glorificados.
4)      A obra de salvação está consumada, só precisamos crer naquilo que Deus já fez e tomar posse de nossa vitória; para isso contamos com a assistência e intercessão efetiva do Espírito Santo a nosso favor.

Aleluia, Amém
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em  06.03.14 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...