domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA FONTE A JORRAR PARA A VIDA ETERNA!

UMA FONTE A JORRAR PARA A VIDA ETERNA!
“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” Jo.4.14


Objetivo: Mostrar aos ouvintes o resultado da verdadeira conversão no interior dos que recebem o Senhor como a Fonte de Água Viva.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido foi cuidadosamente garimpado de um contexto maior que relata o encontro transformador de Jesus com a mulher samaritana. Ele simplesmente emergiu da Palavra trazendo para nós uma grande revelação de Deus sobre o verdadeiro encontro com Cristo e seu resultado.

Quando lemos todo o relato descobrimos que aquela mulher tinha uma sede existencial tremenda, que ela confundia com uma sede física, a qual ela tentava saciar pulando de relacionamento em relacionamento. Na verdade, é o que muitos fazem. Jesus confronta esta mulher com a sua verdadeira necessidade. Havia uma sede em seu interior que não poderia ser saciada por nada ou mesmo ninguém humanamente falando. Contudo quando ela experimentou a verdadeira Água que dessedenta (A Palavra Viva de Deus - Jesus) houve uma mudança tão radical em seu coração que ela não podia mais se conter. Esta é a ideia central do texto.

Introdução:
Vivemos num tempo em que as pessoas vivem vazias de algo que elas mesmas não sabem o que é e por causa desse vazio andam sofregamente vagueando em busca de satisfações carnais.

Uns tentam buscar satisfação nos vícios de uma maneira geral como cigarro, drogas pesadas, álcool, jogos. Há ainda aqueles que vivem uma sexualidade absolutamente doentia, trocam de relacionamento como se troca de roupa, buscando em braços humanos o que só pode ser encontrado nos braços amorosos do Pai Celestial, através da pessoa de Jesus. Há os que procuram na religiosidade, sobretudo nas ascéticas (aquelas que levam o sujeito a se auto flagelar) refúgio para as suas inclinações e preenchimento para o vazio do coração.

O fato mais relevante aqui, é que há realmente um vazio enorme no coração do homem que só pode ser preenchido por Deus e por ninguém mais.

No texto lido Jesus nos faz uma grande revelação sobre aquele que o recebe verdadeiramente: O vazio acaba, essa pessoa torna-se plena, a sede cessa, ela se torna satisfeita.

QUERO DESTACAR AQUI TRÊS VERDADES SOBRE O QUE ACONTECE COM AQUELE QUE RECEBE O SENHOR DE MANEIRA GENUÍNA:
  1. Aquele que antes de receber Jesus era um deserto, sedento, além de saciar a sua sede transforma-se numa fonte:
  • O encontro com Jesus é restaurador, quando acontece de verdade, nada permanece do mesmo jeito. Tudo que estava morto ressuscita. Tudo que foi danificado é consertado, tudo que estava doente é sarado, tudo que era maldito torna-se bendito porque a glória do Senhor é manifesta. O Senhor tem o poder de dessedentar, de satisfazer plenamente. Diferentemente de todas as outras águas. A samaritana buscava encontrar de leito em leito uma satisfação, ela já havia passado por cinco maridos e aquele com o qual estava agora não era seu marido, era um caso, mais uma tentativa de realização pessoal frustrada. Que triste realidade! Jesus disse a mulher nos VS. 13, 14b: “Quem beber desta água, tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede;” Assim como aquela mulher há inúmeras pessoas à nossa volta sedentas de Deus, mesmo dentro de um contexto religioso. Note que no v. 20 ela tenta travar uma discussão religiosa sobre o lugar da verdadeira adoração, ao que Jesus responde no v.23: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus verdadeiros adoradores”. A chave para entendermos o que o Senhor fala aqui está no v. 22. A: “Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos”. Conhecer a Deus e relacionar-se com ele por intermédio de Cristo, transforma o coração desértico do homem numa fonte de água viva. O problema é que há muitos que o conhecem apenas de ouvir falar, quando seus olhos precisam contemplá-lo em espírito e em verdade! Há muitos que mesmo dentro do contexto da igreja desprezam a Fonte de Água Viva e preferem beber em cisternas rotas que não retêm as águas - Jr.2.13. Fonte é liberdade, movimento, cisterna é estagnação. E você é uma fonte ou uma cisterna?
  1. Aquele que antes de receber Jesus era um deserto torna-se uma fonte que não cessa de jorrar:
  • A estagnação acabou! A sede acabou! A aridez acabou! O vazio acabou! Aquela pessoa que antes estava ávida por receber, porque nada preenchia seu vazio torna-se plena, absolutamente satisfeita. E esse estado de satisfação e de plenitude gera doação, testemunho, frutificação para a glória de Deus. A samaritana tornou-se a primeira mulher missionária da história. Ela não se conteve, havia uma fonte a jorrar dentro dela e outros precisavam saber disso Nos VS. 28, 29 diz: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito.” Nada a detinha até seu cântaro foi deixado para trás. E você o que precisa deixar para trás e começar a jorrar?
  1. Essa fonte jorra numa direção: a eternidade:
  • Quando recebemos essa Água Viva, algo se transforma em nosso coração de tal maneira que experimentamos uma santa compulsão por anunciar tudo quanto o Senhor nos tem feito. Somos transformados numa fonte cujo objetivo é levar muitos à eternidade com Jesus. O Senhor nos visita com uma misericórdia indizível por aqueles que continuam vazios e com seus corações desérticos, sedentos, áridos e estéreis, embora não saibam disso.  O simples anúncio das Boas Novas é impactante quando é feito com autoridade, ou seja, quando a nossa experiência com o Cristo Vivo imprime autenticidade ao nosso testemunho. Todos conheciam a vida pregressa daquela mulher e as suas palavras traduziam agora a mudança real que se havia operado nela e nos versículos 39 e 40 encontramos o resultado do que Deus fizera através do que se operou naquela mulher:Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias”. Será que você tem jorrado com vistas à eternidade ou tem sido como o Mar Morto que só faz receber?
CONCLUSÃO: O que este texto nos revela?
  1. Quando recebemos Jesus em nossa vida como o nosso único e suficiente Salvador, nossa vida ganha um sentido, uma plenitude. O nosso coração desértico, carente, insatisfeito e sedento, além de saciado transforma-se em uma fonte.
  2. Como fontes vivas não cessamos de jorrar rios de água viva, que é a Santa Palavra de Deus. A estagnação acaba, a sede acaba, a procura acaba, o vazio acaba! Somos preenchidos, o Senhor nos torna plenos. Plenitude gera doação, testemunho e frutificação, isso porque não podemos conter o que recebemos.
  3. Essa fonte jorra numa direção: a eternidade com Jesus. Jorramos para alcançar nossos amigos, parentes, estranhos e conhecidos, há no coração uma santa compulsão para anunciar aquilo que recebemos de Deus.

Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em – 16.02.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo ou edificação desde que seja mencionada fonte, e a Fonte é a Palavra de Deus!


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...