domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/SE OUVIRES O QUE EU TE ORDENAR...

SE OUVIRES O QUE EU TE ORDENAR... I Rs. 11.38
 “Se ouvires tudo que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”.


Objetivo: Levar os ouvintes a refletir sobre sua postura diante de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido foi retirado da profecia de Aías feita a Jeroboão, “filho de Nebate, efraimita da cidade de Zareda, servo de Salomão”, que acabou por reinar sobre dez tribos de Israel.

Este homem foi levantado para ser vara de Deus com a qual ele disciplinaria Salomão por sua infidelidade. Embora não fosse da linhagem de Davi, fazia parte do povo da aliança, era efraimita. Jeroboão teria sido um grande rei sobre Israel “se tivesse observado às ordenanças de Deus”.

Jeroboão escolheu o caminho da sabedoria política e não da sabedoria do Alto. Preferiu o caminho da idolatria, perdendo as bênçãos contidas no versículo lido no início. Acabou se tornando um exemplo a não ser seguido. Para que as bênçãos de Deus desçam sobre nós precisamos olhar com tremor para as suas ordenanças e nos inclinarmos a obedecê-las.

Introdução:
A reverência para com a Santa Palavra de Deus tem se esvaído no meio dos que se dizem cristãos. O homem para quem Deus olhará é o aflito e abatido de espírito que treme da sua Palavra. A pergunta é temos tremido diante da palavra de Deus?

Salvação é de graça e pela graça, mas a liberação das bênçãos de Deus contidas em suas promessas dependem da observação das ordenanças que as precedem. Este princípio valia para o passado e também para os dias de hoje. O Senhor continua dizendo: Se ouvires o que eu te ordenar...”.

De nada adianta quebrar maldições hereditárias, fazer correntes de sete semanas, fazer voto ao Senhor disso ou daquilo, se não houver uma inclinação para obediência. Se ouvirmos e acatarmos o que nos tem sido ordenado, então o Senhor se voltará para nós e liberará tudo quanto nos foi prometido por ele. Em Is. 1.19 o Senhor promete: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Esta promessa embora tem sido para uma situação local, tem um alcance espiritual para dias vindouros.

O QUE O SENHOR ORDENOU A JEROBOÃO?

1.      Ouvir o que foi ordenado por Deus
  • Ouvir pressupõe acatar, obedecer! Temos acatado? Salmos 81:13-16: "Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários! Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo. Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria". Ec.5.1: “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal”; Is.1.18-20: "Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada". Pois o Senhor é quem fala!”; Tg.1.19,20: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Temos ouvido?
2.      Andar nos caminhos do Senhor:
  • Andar pressupõe movimento e relacionamento, por isso o Senhor disse a Abraão em Gn.17.1: “Anda na minha presença e sê perfeito. A palavra perfeito aqui não tem o significado de impecável, mas sugere maturidade. A escolha dos caminhos de Deus testifica dessa maturidade, só os tolos escolhem caminhos que levam a morte. Jesus é o Caminho de Deus e somos ordenados a andar Nele. Cl.2.6. Temos andado no caminho ou preferimos os atalhos mais fáceis oferecidos pelo adversário?
3.      Fazer o que é reto perante o Senhor:
  • Aqui uma ordenança leva a outra. Ouvir leva a um andar nos caminhos do Senhor que por sua vez leva a praticar. A fazer o que é reto perante Ele. Os retos têm um coração cheio de temor a Deus e gozam de sua intimidade, percebem o Senhor em tudo que fazem.  Por isso o autor de provérbios diz que o Senhor trata os retos com intimidade Pv.3.22. E o salmista no Sl.11.7 diz os retos contemplarão a face do Senhor. E quanto às nossas ações? Elas têm glorificado ao Senhor! O que temos feito quando ninguém está vendo?
4.      Guardar os estatutos e mandamentos do Senhor:
  • Andar nos caminhos do Senhor, fazer o que é reto perante ele é em síntese guardar seus estatutos e mandamentos. Aquilo que não era possível no passado é possível hoje pela presença e ação do Espírito Santo em nós na vida dos regenerados. Salmo 119.11: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. O salmista no Sl.119.88, 89 clama: “Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos da tua boca. Para sempre, ó Deus está firmada a tua palavra no céu”.
O QUE O SENHOR PROMETEU A JEROBOÃO SE ELE OUVISSE O QUE LHE FORA ORDENADO?
  1. O Senhor seria com ele:
  • O Senhor promete jamais abandonar os que o buscam em verdade e se inclinam à obediência. Ele promete a Josué (Js.1.5): Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”.
  1. Edificar-lhe-ia uma casa estável:
  • A casa do fiel é edificada sobre a Rocha. Essa casa é Inabalável porque a Rocha que é o próprio Senhor é o seu alicerce. Essa promessa é feita àqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. Mateus 7:24-27: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".
  1. E lhe daria Israel:
  • Nunca mais o povo enfrentaria invasores a terra teria paz para sempre. Deus não toma bênção, mas confisca para entregar só no tempo da obediência e maturidade. Claro que todas as promessas do passado têm o seu cumprimento no Reino de Cristo e na pátria celestial. Salmos 15:1-5: “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!”
CONCLUSÃO: O Que aprendemos aqui?
1. No caso de Jeroboão, nenhuma promessa foi cumprida porque faltou obediência. O mesmo pode acontecer conosco hoje.
2. As exigências de Deus continuam as mesmas do passado, mas tem faltado temor diante dessa palavra de vida.
3. Se ouvirmos e acatarmos tudo o que nos foi ordenado, comeremos o melhor desta terra, porque a boca do Senhor o disse, do contrário seremos sentenciados pela espada que é a própria palavra de Deus.
4. Jeroboão tornou-se um exemplo a não ser seguido, Os reis que fizeram o que era mau em Israel seguiram o exemplo de Jeroboão filho de Nebate. E quanto a nós?
Aleluia, Amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 09.02.14 – www.ocolodopai.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...