quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/SEJAMOS RICOS PARA COM DEUS



SEJAMOS RICOS PARA COM DEUS!
Lucas 12. 13-21




Objetivo: Despertar os ouvintes quanto aos perigos da avareza.

Ideia Central do Texto (ICT):
Depois de ser procurado por um jovem, para que mediasse a partilha de uma herança, Jesus profere esta parábola para confrontá-lo em sua avareza.

Introdução:
Vivemos num mundo de competitividade. De muitas cobranças e muitas vezes somos seduzidos pelo ter demasiado, apenas com a finalidade de esbanjamento e futilidade

Quando Senhor nos concede recursos materiais, além de sobrevivermos, tirando o necessário para o nosso sustento, ele também deseja que aprendamos a acudir às necessidades daqueles que passam por dificuldades. 

Quanto mais se avizinha a Segunda Vinda de Cristo, mais e mais precisamos investir em sua obra. Para que o Evangelho chegue aos confins da terra custa caro. Precisamos despertar para isto!

O TEXTO NOS DESPERTA PARA TRÊS VERDADES:
  1. Tudo que temos, somos e sabemos pertence ao Senhor. Ele apenas nos coloca como mordomos de suas riquezas – Vs.15-18: “Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens”. Ver ainda I Timóteo 6.7-10: “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. E ainda I Timóteo 6.17-19: Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida”.
  2. Não retenhamos as bênçãos de Deus apenas para o nosso próprio benefício. Somos abençoados para abençoar – V.19: “E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
  3. A vida verdadeiramente permanente é a eterna, não esta. O tempo aqui é fugaz, podemos ser chamados a qualquer momento – Vs. 20,21: "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".
CONCLUSÃO: Atentemos para a advertência de Jesus em Mateus 6.19-21: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 27.02.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...