quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/INSISTA, PERSISTA E NÃO DESISTA!


INSISTA, PERSISTA E NÃO DESISTA! Lucas 11.5-13



Objetivo: Estimular os ouvintes a persistirem em suas demandas diante de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O Evangelho de Lucas é chamado de Evangelho da oração. O texto lido remete a esta prática e nos estimula a não esmorecer em nossas demandas diante do Senhor. Persistamos, mesmo que pareça importuno da nossa parte.

Introdução:
Em certa cidade do interior de nosso Estado havia uma figura chamada de Maria Cabiló. Era bem conhecida por todos,  e, se havia um adjetivo para qualificá-la, seguramente era insistência importuna. Ela acabou dando origem a um ditado popular naquela cidade, sempre que se precisava fazer referencia a alguém insistente: “Maria Cabiló, quando quer, quer!”. Coitado daquele do qual ela pleiteava algo. Ela insistia até conseguir. Vencia pelo cansaço e conseguia pela importunação. Mais sábia que muitos crentes.

Num tempo de imediatismos, esmorecemos com muita facilidade. Não é bom que as coisas sejam assim. Parece que instantaneidade não é regra no Reino do Senhor e na maioria das vezes, a espera faz parte da resposta.

HÁ PRINCÍPIOS NO TEXTO QUE NORTEIAM AS NOSSAS DEMANDAS DE ORAÇÃO:
  1. Não há hora específica ou adequada para batermos à porta de um amigo verdadeiro, expondo a nossa necessidade Vs.5,6: Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer”.
  • Jesus é o nosso maior e melhor amigo, além de nosso Sumo Sacerdote, insistamos com ele. O autor de Hebreus diz: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Hebreus 4:16. Assim, a hora adequada é a hora da necessidade.
  1. Não recuemos diante da aparente resposta negativa. Se aquele a quem recorremos é nosso amigo de verdade, temos intimidade para continuar insistindo – Vs. 7,9,10: "E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’. "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”.
  2. Receberemos tudo de que tivermos necessidade – Vs.8, 11-13: “Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!”.
  • Mesmo que como cristão já tenhamos o Espírito Santo, enquanto vida tivermos nesta terra é necessário um enchimento que proporcionará uma ação mais ampla e efetiva Dele. Clamemos ao Senhor por isto.
CONCLUSÃO: O que aprendemos com o texto?
  1. Levemos ao Senhor as nossas causas. Peçamos, busquemos, batamos até que sejamos atendidos.
  2. Não recuemos diante da aparente demora ou resposta negativa. Insistamos com persistência. Deus está nos treinando a confiar nele.
  3. A resposta virá. O Senhor nos dará tudo de que realmente tivermos necessidade.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 26.02.14 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...