quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/UM VIVER QUE GLORIFICA A DEUS!

UM VIVER QUE GLORIFICA A DEUS! I Ts.5.13b – 22


Objetivo: Encorajar a igreja a andar de modo a glorificar no cuidado e na responsabilidade uns com os outros.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte das ordenanças finais do apostolo Paulo aos cristãos de Tessalônica. Segundo um relatório trazido por Timóteo, alguns irmãos ali andavam desordenadamente. Paulo escreve de Corinto para aquela comunidade, exortando-a a manter uma conduta digna e ordeira tanto na comunhão dos santos quanto na vida pessoal. Ao final da epístola ele envia preceitos.

O propósito desses preceitos era levar aqueles irmãos a um andar digno da vocação a que foram chamados, especialmente no que diz respeito ao cuidado e responsabilidade uns para com os outros.
As palavras aqui trazidas também se aplicam aos cristãos contemporâneos de forma muito oportuna. Atentemos para elas.

Introdução:
Começamos hoje uma nova jornada, um novo ciclo, nada mais oportuno que renovarmos a nossa aliança com o nosso Deus. Peçamos a Ele que sonde o nosso coração e onde houver caminhos maus, Ele com toda liberdade os conserte, nos reconduzindo ao Caminho eterno.

Uma tendência do pós-modernismo que têm adentrado a igreja contemporânea é o fato das pessoas se voltarem mais para si mesmas, para seus interesses pessoais em detrimento da dor do outro. É a ressurreição do hedonismo (filosofia grega voltada para a busca do prazer). Agimos como Caim, que ao ser perguntado por Deus onde estava seu irmão, respondeu: Acaso sou eu tutor do meu irmão?. Somos sim, responsáveis pelos nossos irmãos na fé. O dever de cuidar não é só do pastor, mas todos nós somos cuidadores e num certo grau pastoreamos.

PAULO PONTUA ALGUNS PRECEITOS EM RELAÇÃO AOS IRMÃOS  E A NÓS MESMOS. VEJAMOS:
  1. Preceitos em relação aos irmãos – VS. 13b – 15:
  • 1 Tessalonicenses 5:13b – Vivam em paz uns com os outros”. Em Romanos 12:18 o apóstolo ratifica essa ordenança: Façam todo o possível para viver em paz com todos”.
  • 1 Tessalonicenses 5:14-15: Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos”. Efésios 4:2: Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”.
  1. Preceitos em relação a nós mesmos – VS.16-22:
  • 1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre. Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”.
  • 1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente”.  Colossenses 4:2 - “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos”. Romanos 12:12 - “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.
  • 1 Tessalonicenses 5:18 - Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.
  • 1 Tessalonicenses 5:19 – Não apaguem o Espírito”.
  • 1 Tessalonicenses 5:20-21 - Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom”.
  • 1 Tessalonicenses 5:22 - Afastem-se de toda forma de mal”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Fomos alcançados para ser canais da multiforme graça de Deus e Ele nos confia a responsabilidade de aconselhar, cuidar e exercitar paciência com os nossos irmãos, aliás, é através deles que o Fruto do Espírito é desenvolvido em nós.
  2. A convivência é um grande exercício de piedade. Atentemos para isto!
  3. O segredo para avançarmos nessa estrada tão íngreme dos relacionamentos é manter a alegria no coração pela presença de Deus, manter a sintonia com o Trono da Graça através da oração continua, ter um coração agradecido mesmo à despeito das circunstancias, prestar atenção ao que diz a Santa Palavra de Deus, reter e praticar o que edifica diretamente e apartar-se de toda forma de mal.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 02.01.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...