domingo, 26 de janeiro de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/NÃO BANALIZE O PODER DESTRUTIVO DO MAL, MESMO EM PEQUENAS DOSES!

NÃO BANALIZE O PODER DESTRUTIVO DO MAL, MESMO EM PEQUENAS DOSES!
Ec 10.1-3
Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal. Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo”.


Objetivo: Chamar a atenção da igreja para o que é aparentemente inofensivo. Um apelo à santificação!

Idéia central do texto:
Eclesiastes é um livro que parece ácido principalmente quando o lemos superficialmente. Olhando mais acuradamente, o livro parece uma estrada bem sinalizada cuja palavra de ordem implícita é sem dúvida: CUIDADO! O contexto lido, por exemplo, ilustra o perigo da tolice, da estultícia, da insensatez que acaba destruindo vidas, reputações, relacionamentos e até ministérios.

O apóstolo Paulo diz em II Co 2.15: somos para com Deus o bom perfume de Cristo”. Contudo, se não vigiarmos corremos o risco de sermos estragados pelo enxame de moscas enviado pelo adversário.

Introdução:

O texto fala do perigo da estultícia, da tolice, da insensatez que tem levado muitos a resvalarem os pés em sua caminhada no Caminho que é Jesus.

Hoje, a permissividade, distração e o descuido têm levado muitos a se perderem irremediavelmente. Portanto, é tempo de acordar, ainda há tempo de reverter o prejuízo que as “moscas” têm tentado causar aos nossos preciosos unguentos. Deixamos de vigiar e abrigamos “moscas mortas” naquilo que é mais precioso para nós. Salomão fez isso e se deu muito mal.

Hoje quero chamar a sua atenção para o perigo do “não tem nada demais”. CUIDADO, para não banalizarmos o poder destrutivo daquilo que é aparentemente inofensivo! Esse é o problema da mosca morta no perfume. Quantas moscas mortas têm caído em nosso perfume e não temos nos dado conta? E nisso, o homem mais sábio falhou, portanto, devemos ter cuidado e vigiar sempre!

HÁ NO CONTEXTO DUAS EXORTAÇÕES QUE NÃO PODEM SER NEGLIGENCIADAS:

  1. Cuidado com o mal em pequenas doses aparentemente inofensivas – v.1: “Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”.
  • Podemos pensar: “Qual o problema? Tira a mosca e pronto”. Só que depois que ela cai ali, contamina e a desgraça está feita. A principal lição que tiramos do texto é: que as pequenas coisas, podem causar grandes estragos.  E aí está uma grande estratégia do adversário. O texto quer mostrar que um pouco de insensatez num segundo pode pesar mais que a sabedoria e a honra de uma vida toda! Santidade é inegociável, é ordem de Deus aos regenerados. A palavra do Senhor diz em I Pe.1.15,16: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". E ainda em Hebreus 12:14: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Portanto, não banalize o poder do mal. A palavra de ordem aqui é CUIDADO, lembra? Outro dia li um comentário de alguém sobre este texto que dizia mais ou menos assim: “Já parou pra pensar, por que não pegamos saúde com ninguém? No entanto, pegamos doenças. Somos contaminados por vírus e bactérias, que embora microscópicos têm o poder de derrubar exércitos”. O Senhor nos deu capacidade para discernir. São as pequenas concessões, as pequenas transigências que levam às grandes quedas! Muitas vezes fazemos concessões e brincamos com coisas que sabemos ser daninhas. O resultado invariavelmente é desastroso e irremediável. Acabamos atraindo mau cheiro e decomposição para as nossas vidas e de nossas famílias. Prestemos atenção ao alarme do Espírito cada vez que ele disparar, mas para que ele dispare um alerta, precisamos estar cheios dele e “nada dispor para  a carne no tocante às suas concupiscências!” Rm.13.14. Todo bom perfumista tem que ser cuidadoso. Ele sabe que precisa cobrir muito bem o seu recipiente de perfume, para evitar surpresas desagradáveis; a cobertura para nosso “recipiente de perfume” é a obediência a Deus através de sua Santa Palavra. O fruto desse descuido é amargo e tem repercussão por toda eternidade. Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nossos descuidos. A ordem de Deus é que haja santificação, separação das práticas malignas adotadas como normativas pelo mundo caído. O Senhor não opera na ilegalidade das nossas escolhas malditas. Pedimos que Deus mude a nossa história, mas não queremos que ele mexa naquilo que fizemos de modo ilegal, fora de sua vontade soberana.  Voltar ao projeto original muitas vezes implica em grandes demolições e desconstruir velhas estruturas, velhos padrões dói. Isto nos faz lembrar da ordem de Deus dada a Josué em Js.3.5: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês". Também somos remetidos às palavras do apostolo Paulo em II Co.7.1: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.

  1. Cuidado com a inclinação do seu coração, sobretudo, quando ninguém está olhando! – VS.2,3: “O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal. Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo”.
  • Coração aqui fala de vontade da carne. Para que lado tem se inclinado o seu coração? A escolha é sempre nossa! Jesus no Evangelho de Mateus capítulo 7.13,14 – fala das duas estradas e das duas portas, uma porta estreita e um caminho apertado que levam a vida eterna, enquanto a porta larga e o espaçoso caminho levam a perdição. O sábio discerne que mesmo o caminho sendo apertado e a porta estreita levarão à vida eterna. Ao passo que o tolo ouve os conselhos do seu coração inclinado a satisfazer seus desejos e acaba escolhendo o caminho das facilidades aparentes. Cuidado com os desejos que assaltam de forma compulsiva! Eles não vêm de Deus, mas do nosso enganoso coração. Em Jr.17.9,10 diz: O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras”. Por isso o Senhor pede em Pv.23.26: Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos”. O salmista diz em Sl 119.11: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Aqui está o antídoto para domar o coração e suas exigências: Entregá-lo diariamente ao Senhor, oferecê-lo no altar do sacrifício e enchê-lo da palavra de Deus! Em Rm.12.1,2 Paulo, apóstolo ordena: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
CONCLUSÃO: Deixo algumas reflexões do texto para nossa meditação:
  1. Cuidado, com as “moscas mortas” que têm voejado sobre nós. Protejamos nosso frasco de perfume! Somos os frascos de perfume de Cristo e precisamos exalar um cheiro agradável. Que tipo de cheiro temos exalado?
  2. Cuidado com a banalização do poder destruidor das pequenas coisas, estejamos atentos! Um pequeno descuido pode ser fatal, perdemos a liberdade, a paz, a família, a comunhão com Deus a saúde e até a própria vida. Corte o mal pela raiz e livre-se dele antes que ele se instale e estrague tudo.
  3. Cuidado com a inclinação do seu coração! Não dê ouvidos às suas sugestões! Antes, ofereça-se continuamente ao Senhor e se encha de sua Palavra! O Espírito usa como sinal de alerta aquilo que você já armazenou!
  4. Quero terminar com as palavras da oração do salmista no Salmo 139:23-24:Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.
Aleluia, Amém!Sermão/Pra. Nadia Malta em 26.01.14 – www.ocolodopai.com


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...