quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/ELE VENCEU PARA QUE PUDÉSSEMOS VENCER!

ELE VENCEU PARA QUE PUDÉSSEMOS VENCER!
Mt 4. 1-11


Objetivo: Estimular os ouvintes a vencer a tentação se fortalecendo em Cristo. Ele venceu para que pudéssemos vencer.

Idéia Central do texto (ICT):
O texto lido é um dos mais intrigantes relatados pelos Evangelhos. Ele começa dizendo que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Como entender essa ação do Espírito Santo?

Antes de entrarmos no propósito dessa tentação, é preciso lembrar que assim como o primeiro Adão encontrou satanás, o último Adão (JESUS) também o confrontou I Co 15.45. Vale à pena salientar aqui que, enquanto Adão se deparou com satanás em um Jardim belo e aprazível, cercado de tudo o que necessitava, Jesus (o segundo Adão) o enfrentou no deserto, depois de um longo jejum de 40 dias e 40 noites.

Adão perdeu a batalha, encerrando a humanidade no pecado e na morte. Mas Jesus venceu aquela batalha contra Satanás e continuou vencendo-o em outras tantas, culminando em sua vitória final na sua morte e ressurreição.

Ele desmascarou Satanás e suas táticas e o derrotou. Por causa de sua vitória, podemos vencer toda e qualquer tentação.

Introdução:
Há duas grandes salas de aula de Deus: o Vale e o Deserto. Toda vez que somos levados pelo Espírito Santo para uma delas, já vamos habilitados para sair vencedores. Enquanto no Vale aprendemos a vencer as provações: enfermidades, dificuldades financeiras, perseguições, perdas e dores, no Deserto aprendemos a lidar e vencer nossas próprias inclinações e fraquezas (as tentações). É no deserto que aprendemos a dizer NÃO ao Mundo ao Diabo e a Carne.

A experiência da tentação de Jesus, o preparou para ser o nosso Sumo Sacerdote (Hb.2.16-18; 4.14,15). Jesus resistiu à tentação como homem, não como Deus, não devemos imaginar que ele usou seus poderes divinos para derrotar o diabo (Fp 2.6-8). Ele usou os mesmos recursos espirituais colocados à nossa disposição: o poder do Espírito Santo e o poder da Palavra (está escrito). O Senhor através do apóstolo Paulo ainda nos assegura: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” I Co 10.13 (NVI)

A tentação envolve a vontade e os desejos e Jesus veio para fazer a vontade do Pai e deseja que assim o façamos – Hb 10.1-9.

A TENTAÇÃO DE JESUS FOI REAL E TEVE COMO ALVO O APELO A TRÊS ÁREAS DISTINTAS DA NOSSA NATUREZA HUMANA:

  1. Apelo à satisfação da necessidade da carne, insinuando falta de amor e cuidado de Deus – Vs. 1-4:

  1. Apelo ao orgulho e a vaidade, propondo um exibicionismo – VS. 5-7:

  1. Apelo a fugir do sofrimento; um atalho para o reino – VS. 8-11:

CONCLUSÃO: Que lições este texto nos deixam?
  1. Há duas grandes salas de aula de Deus: O Vale e o Deserto. O primeiro é o lugar das provações e o segundo o lugar das tentações. Todos nós experimentamos a ambos!
  2. Se o adversário foi ousado para tentar o Filho de Deus, o que ele não fará conosco? Por isso é preciso vigilância e oração.
  3. A tentação em si não é pecado. Para ilustrar essa verdade Lutero, o reformador, disse: “Não podemos impedir que o passarinho sobrevoe a nossa cabeça, mas podemos impedi-lo de fazer ninho sobre ela”.
  4. A Palavra de Deus levada à sério através da obediência e a presença do Espírito Santo em nós garantem a vitória sobre as tentações.
  5. Jesus enfrentou e venceu a tentação, para nos habilitar a vencer também. Somos vocacionados para a vitória.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 08.01.14 – www.ocolodopai.com


Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...