segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ACERTANDO O ANDAR PARA CONTINUAR A JORNADA!
Gl 5. 16,17,25


Objetivo: Estimular a igreja a buscar um andar no Espírito.

Idéia Central do texto:
No texto lido, Paulo estabelece um contraste entre o andar no Espírito e o andar na carne.

Para a nossa maior orientação neste sentido, devemos ler todo o contexto que vai do v.1 ao 26 deste capítulo.

O Apóstolo chama a atenção dos seus leitores na região da Galácia para a grande diferença entre o andar religioso da Lei e o andar na liberdade do Espírito, que acontece mediante uma legítima intimidade com o Cristo Vivo. Essa liberdade do Espírito nos leva a um andar segundo o querer de Deus, não segundo o nosso. Somos livres sim, mas para fazer a vontade de Deus.

O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade foi enviado para ser o nosso consolador, o nosso conselheiro e o nosso guia infalível. A maioria de nós, não tem o menor problema em aceitar a obra do Espírito Santo. Desde que ele não interfira em nossas escolhas pessoais.
Conhecemos pouco sobre esse “andar no Espírito”, referido por Paulo nesse contexto. Há somente duas formas de o cristão andar: Na carne ou no Espírito; se estamos andando numa, certamente não estamos andando na outra, a escolha é nossa.

A carne tem os seus próprios interesses, sua vontade, seus caprichos e seus apetites. O cristão carnal faz tudo que escolhe e deseja fazer pra agradar aos apelos da carne, e só depois comunica a Deus.

Já o andar no Espírito é justamente o oposto. O cristão espiritual escolhe por amor a Cristo fazer a vontade do Espírito, seus ouvidos são treinados para ouvir-lhe a voz mansa e suave. Em Rm 8.6 Paulo diz: “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz”. Assim como Jesus andou segundo a vontade do Pai, devemos andar de acordo com a vontade do Espírito Santo.

Se formos bem honestos, iremos admitir que o céu é o último lugar que buscamos quando queremos orientação para uma decisão. Em Nm 9.22,23 – lemos que havia uma nuvem e uma coluna de fogo que guiava o povo de Deus no deserto, dia e noite. Os filhos de Israel seguiam sempre essa presença sobrenatural, se a nuvem ou a coluna de fogo parava, Israel parava, se seguia, Israel seguia. Glória a Deus!

Séculos depois, no Novo Testamento, “outra nuvem e ou coluna de fogo” desceu para guiar os crentes. Veio na forma de línguas de fogo e pairou sobre os 120 discípulos de Jesus reunidos no Cenáculo no dia de Pentecostes, mas aquela chama não se extinguiu ali. Como muitos imaginam. Ela alcançou os que estão perto e alcançará os que ainda estão longe. A partir dali, os cristãos genuínos passariam a viver no Espírito que passou a habitar neles, mas é preciso mais que isso, é preciso rendição, submissão à liderança e vontade do Espírito, isto se constitui num genuíno andar no Espírito.

Andar no Espírito é dizer Sim as promessas de Deus para nós. Paulo nos esclarece em II Co 1.20: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto, também por ele é o amem, para a glória de Deus, por nosso intermédio”. Agora preste atenção: a voz do adversário além de gritar acusações, leva-nos a agir intempestivamente sem consultar a Palavra de Deus. A voz da nossa carne leva-nos a buscar satisfazer os seus prazeres e saciar seus apetites, também de forma incontrolável. A voz do mundo apregoa todos os meios para darmos vazão aos nossos apetites, enquanto a voz do Espírito, irá nos encorajar a confirmar a sua direção através da oração e da Palavra de Deus. É preciso fazer calar as outras vozes que como zabumbas retumbantes querem impedir que ouçamos a voz suave e terna do Espírito Santo de Deus.

Introdução:
Um grande perigo tem rondado toda uma geração de crentes em nossos dias. Esses cristãos têm tomado decisões e agido sem consultar o Senhor, vivendo sob uma pretensa liberdade. Decidem tudo, simplesmente baseados no que acham ou pensam ser o melhor. Depois comunicam a sua decisão ao Senhor e querem que ele como um burocrata coloque seu carimbo de aprovação. As coisas não são assim!

Qual o resultado desse agir à revelia de Deus? O resultado é catastrófico. É o mesmo que agitar um “enxame” de abelhas espirituais, trazendo desespero, sofrimento, confusão, dor e muita frustração com relação à “religião”.

As pessoas não têm a devida paciência e perseverança para esperar pela resposta de Deus às suas consultas e o resultado é que acabam culpando o próprio Deus por seus fracassos.

NO TEXTO LIDO PAULO NOS APONTA PRINCÍPIOS PARA UM CAMINHAR SEGURO NA PRESENÇA DE DEUS:

  1. Quando o Senhor ordena, só temos que obedecer e ele diz: “Andai no Espírito e jamais satisfareis as concupiscências da carne” – v.16
  1. Devemos obedecer mesmo em detrimento do nosso próprio querer – v.17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”
  1. Não basta ter ou viver no Espírito; é preciso andar no Espírito – v.25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Conclusão: O que o Espírito de Deus deseja falar aos que têm ouvidos para ouvir?

    1. Ainda há tempo de você parar aí mesmo onde está e dizer Não ao Mundo, Não ao Diabo e Não a Carne. Será que essa decisão, esse empreendimento, esse relacionamento, ou seja lá, o que você pretende fazer é da vontade de Deus?
    2. Se você consultou e o Senhor ainda não se manifestou, então, pare se aquiete e espere a hora de Deus.
    3. Deus não está procurando religiosos cheios de regras, mas adoradores cheios dele, que andem na sua presença.
    4. Não basta ter ou viver no Espírito; é preciso Andar no Espírito; Ele é a nossa segurança.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 05.01.14 – www.ocolodopai.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...