quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Sermão/Pra.Nadia Malta/CRISTIANIZEMOS O NATAL!

CRISTIANIZEMOS O NATAL!  Lc. 2.10, 11

 “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o salvador, que é Cristo, o Senhor”. 


Objetivo: Levar os ouvintes a meditar sobre o real sentido do Natal.

Ideia Central do texto (ICT):
Os versículos lidos estão inseridos no contexto do capítulo dois do Evangelho de Lucas que relata o nascimento de Jesus Cristo. Até aí não percebemos nenhuma novidade, no entanto, ao garimparmos as palavras desses dois versículos anunciados pelo anjo aos pastores, percebemos que elas respondem a pergunta inevitável nesses dias: O que realmente significa o Natal? Natal é nascimento, nascimento do Cristo, o Verbo que se fez carne, que tabernaculou para nos reconciliar com o Pai. A Boa Nova é que Deus está vivo, presente e agindo. Deus experimentou ser homem com suas dores e limitações. Ele fez isso para entender o homem do ponto de vista do homem. Por isso o Natal do Cristo é a Boa Nova de grande alegria e precisa ser festejado sempre, diariamente, cada vez que o Cristo nasce em um coração!

Introdução:
Sem sombra de dúvida o Natal tem sido paganizado, cabe a nós cristianizá-lo. Não importa as razões da data instituída, o fato é que Jesus nasceu e isto deve ser lembrado sempre, mas se nesta época o apelo é maior, como cristãos nos esforcemos para não embarcar no paganismo que tem adentrado às igrejas. É nessa esperança Viva chamada Cristo que devemos nos alegrar. São poucos os que se lembram do Senhor Jesus Cristo, a Palavra Viva de Deus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de Verdade que mostrou a sua glória, como do unigênito do Pai, e, sobretudo desse nascimento diário como a Brilhante Estrela da alva que nasce em cada coração que o recebe, nas palavras do apóstolo Pedro em sua segunda epístola. Por isso é sempre Natal para todo aquele que o recebe como Senhor e Salvador.

A humanidade tem vivido a cada ano um natal sem Cristo, vazio de sentido, esta é a triste realidade. Nunca se fez tão necessário os cristãos reivindicarem o lugar que é por direito do Cristo. Embora saibamos que Jesus não nasceu em dezembro, todavia, Ele nasceu e este nascimento dividiu e mudou a história da terra e a história pessoal de todo aquele que o recebe como Senhor e Salvador. Portanto, celebremos como Maria no seu Magnificat, como Zacarias no seu Benedictus, como Simeão em seu cântico e os anjos da milícia celestial que apareceram aos pastores.

OS VERSÍCULOS LIDOS NOS MOSTRAM TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS O NASCIMENTO DE JESUS É A BOA NOVA DE GRANDE ALEGRIA PARA TODO O POVO:

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Salvador do mundo:
  • Jesus veio realizar obra reconciliadora do homem com Deus, na verdade, Ele é a manifestação visível do Deus invisível, Ele é o único Caminho que nos leva ao Pai (Jo. 14.6). Ele é a nossa Esperança. Aliás, Ele é chamado de a Esperança de Israel, tanto Israel nação como o Israel espiritual de Deus, que é a Igreja. A triste condição do homem sem Deus é morto em seus delitos e pecados, Jesus veio como salvador para restaurar o relacionamento do homem com Deus. Ele veio para livrar o homem da morte eterna, que é a eterna separação de Deus.  O Apóstolo Paulo em Cl. 1.13-15 diz que o Senhor: “Nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. Precisamos nos alegrar porque Jesus é o nosso Salvador. Em Jo 3.16 o Senhor diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse é o primeiro motivo de grande alegria para todo o povo: Jesus veio como Salvador para reconciliar o homem com Deus. Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”. Jo. 10.10b

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Cristo de Deus:
  • A palavra Cristo significa Enviado, Consagrado, Ungido de Deus. Ele é o Messias prometido no Velho Testamento. Jesus é o “Rei dos Reis o Senhor dos Senhores”. Celebrar é preciso, pois assim, podemos dizer como o profeta Jeremias: “Preciso trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21). No meio da aridez de um mundo sem perspectiva, cultivar a esperança é fundamental, só a esperança em Deus nos pode dar alegria de que precisamos e esta alegria não é circunstancial, mas sobrenatural porque temos o nosso Senhor. Todos quantos creem nele e o recebem se tornam súditos do Grande Rei e filhos de Deus. O segundo motivo de alegria para comemorarmos o natal de Jesus como a grande boa nova é que Ele é o Cristo prometido por Deus desde o princípio. Aqui Deus toma a iniciativa e vem na direção do homem. Alegremo-nos e regozijemo-nos nele!

  1. O Natal é a Boa Nova de grande alegria porque Jesus é o Senhor:
  • Jesus é o Senhor, além de Salvador e Cristo. Isto significa que toda autoridade lhe foi dada no céu, na terra e embaixo da terra. Todos os universos visíveis e invisíveis estão debaixo do seu comando soberano. Jesus é o Soberano Senhor. Aquele que tem a Autoridade Máxima e está absolutamente no controle soberano de todas as coisas! Portanto Jesus Cristo, o Enviado de Deus alem de ser o nosso Salvador, Ele também deve ser recebido como Senhor da nossa vida. Nos dias do nascimento de Jesus, Cezar era o imperador e senhor de todo o império Romano e isso representava um jugo violento sobre todo o povo. Por isso, o terceiro motivo de grande alegria para comemorarmos o Natal é que nasceu o Verdadeiro e Soberano SENHOR, Aquele que possui toda a autoridade sobre tudo e todos, perto do qual Cezar ou qualquer outra autoridade terrena é reputada em nada. Assim, só Jesus Cristo é digno de toda honra e de toda glória porque Ele tem toda autoridade conferida pelo Pai. Jesus demonstrou a sua autoridade como Senhor sobre as enfermidades, deformidades, sobre os espíritos malignos, sobre as tentações, sobre as situações caóticas, sobre a morte, sobre as forças da natureza, sobre as tradições. Nas palavras do profeta Isaias (9.6) é dito: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome é Maravilhosos Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz”. Recebê-Lo como Senhor pressupõe obediência.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Embora não saibamos o dia certo do nascimento de Cristo, temos sim, motivos para celebrar o verdadeiro Natal, porque Jesus nasceu!
  2. O Natal para os que não sabem é Boa Nova de Grande Alegria, porque nasceu Jesus, o Salvador, que é Cristo o Senhor!
  3. Se você já é um cristão, aleluia! Se ainda não é, e esta palavra tocou seu coração, se entregue hoje a Jesus Cristo. Convide-O para morar em seu coração e entregue a ele o Senhorio absoluto de sua vida. Que a Estrela da Alva nasça hoje em seu coração!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 25/12/13 – www.ocolodopai.com


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...