domingo, 22 de dezembro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/PALAVRAS MALDITAS SÃO COMO TATUAGENS NA ALMA!

PALAVRAS MALDITAS SÃO COMO TATUAGENS NA ALMA! I Cr.4.9,10


Objetivo: Levar a igreja a assumir a sua posição em Cristo e superar os estigmas impostos.

Idéia Central do Texto
O texto lido está inserido no contexto da genealogia da tribo de Judá. Do meio da aridez dessa longa genealogia de fulano que gerou a sicrano, que gerou a beltrano, surgem estes versículos cheios de lições preciosas para nós.

Jabez era um descendente de Judá que nasceu numa situação absolutamente adversa em meio à muitas dores. E por tê-lo dado à luz nessas circunstancias, sua mãe lhe pôs este nome que significa: o que provoca dores, o que causa sofrimento. Já imaginou passar o resto da vida carregando um nome desses e ainda dado por sua própria mãe?

A idéia central aqui é mostrar que em Deus podemos sim, superar qualquer impossibilidade ou nos livrar de qualquer carga imposta a nós! Pensemos juntos: Se, Jabez conseguiu esta vitória lá atrás, antes mesmo do Verbo se fazer carne e habitar entre nós, o que não alcançaremos nós? E olhe, não estamos falando de exterioridades!

Introdução:
 Cada vez me convenço mais de que os fardos e estigmas lançados sobre nós, só nos aprisionam, quando permitimos que eles nos façam reféns e isto acontece quando acreditamos neles.

Sem nenhuma sombra de dúvida, a igreja do Senhor está cheia de pessoas vocacionadas para a vitória e a superação, mas que têm acreditado nessas mentiras do adversário contadas pela boca daqueles que têm autoridade sobre nós: pais, mães, avós e tantos outros.

No caso do personagem de hoje, quem lhe colocou aquele rótulo foi a sua própria mãe. Dizer: “Lá vêm Jabez” equivalia dizer: “Lá vem o provocador de dores, o causador de sofrimento”.

Talvez hoje aqui em nosso meio haja alguns que foram perversamente estigmatizados por figuras de autoridade. Quem sabe não foi acrescentado ao seu sobrenome: o fracassado, o relapso, o derrotado, o devasso, o enganador, o drogado, o alcoólatra, o que não persevera, o adúltero, a prostituta, o pornográfico, o fraco, o que não tem estrutura. São muitos os títulos malditos, passaríamos dias aqui só listando.

Gostaria de me dirigir aos pais que me ouvem, especialmente às mães. Cuidado com as palavras proferidas em relação ao seu filho ou filha, eles podem acreditar nelas! Palavras são sementes e dependendo do coração no qual forem semeadas, elas podem brotar e produzir frutos malditos. Como aquelas ervas daninhas que você faz tudo pra destruir e elas sempre arranjam um jeito de brotar. As palavras podem também tatuar irremediavelmente a alma.

Também quero me dirigir aos filhos e filhas que receberam uma dessas palavras que se tornaram estigmas tatuados na alma: Não permitam que esta semente maldita crie raiz em seus corações. Foquem em Deus e ele reverterá toda maldição em bênção em nome de Jesus! Você foi vocacionado pelo Senhor para superar impossibilidade e ser mais que vencedor!

JABEZ ENTENDEU ESTE PRINCÍPIO, INVOCOU O SENHOR E LHE FEZ CINCO PEDIDOS QUE ESTÃO ABSOLUTAMENTE DENTRO DA VONTADE SOBERANA DE DEUS E FOI LIBERTO DO SEU ESTIGMA:

  1. Pediu a bênção de Deus: “Oh! Tomara me abençoes!”.
  • O pedido de Jabez estava absolutamente dentro da vontade do Senhor. Ele não especifica essa bênção, antes deixa tudo à cargo do Senhor, pois entende que ele sabe o que realmente necessitamos. Como nos ensina o próprio Senhor: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Precisamos aprender a orar segundo a vontade excelsa e soberana de Deus. Muitas vezes pedimos e não recebemos porque pedimos mal, como diz Tiago em sua epístola, para esbanjar nos prazeres que militam em nossa carne. Que tal orarmos dizendo um sonoro amém para aquilo que Deus fará na situação específica que estamos vivendo? Exercitemos as ações de graças!
  1. Pediu o alargamento de suas fronteiras: “E me alargues as fronteiras
  • Jabez queria sair da mesmice, da estagnação, queria uma mudança de cenário, queria folga e ver seus horizontes ampliados. Ele foi à luta deu o passo de fé para sair do “coitadismo”. E é isso que precisamos aprender a fazer, quando percebemos algo em nossa vida que não está dentro do prumo e da vontade de Deus. Como filhos de Deus, fomos criados para louvor da glória de Deus, fomos vocacionados para a vitória e a superação, embora estejamos ainda na terra, somos seres celestiais regenerados para as alturas, somos águias do Senhor!
  1. Pediu que a mão do Senhor estivesse com ele: “Que seja comigo a tua mão
  • Jabez queria direcionamento em sua jornada. Percebemos aqui a sabedoria desse homem de Deus, não iremos a lugar nenhum sem a direção divina para a jornada. Aprendamos a realinhar nossas prioridades. O Senhor é a nossa prioridade máxima, busquemos a ele e a sua destra nos susterá! É exatamente aqui que muitos se perdem no caminho, querem agir e andar de forma autônoma e acabam andando em circulo como Israel no deserto. Quando o Senhor toma a frente de nossas demandas, só é possível um resultado: VITÓRIA! O salmista no salmo 23 conhecia esse princípio e diz: Guia-me pelas veredas da justiça por amor do teu nome”. O Senhor se compraz em nos guiar e nos conduzir em triunfo. Não lutamos pela vitória, lutamos em vitória, pois estamos do lado do Vencedor!
  1. Pediu que o Senhor o preservasse do mal: “E me preserves do mal
  • Percebemos aqui uma oração de batalha espiritual, ele tem noção das ações das trevas e pede ao Senhor para livrá-lo. A terra não é um parque temático de diversões, é uma arena de santificação, e como crentes que somos, em processo de amadurecimento espiritual nos deparamos dia-a-dia com batalhas espirituais renhidas. O servo de Deus não pode perder de vista que a cada dia ele tem uma jornada a empreender, gigantes a derrubar e muralhas para saltar. O mal é real e se manifesta das mais diferentes formas, muitas vezes os inimigos do homem são os de sua própria casa. Por isso a necessidade constante de clamarmos ao Senhor que nos livre do mal, como o próprio Jesus nos ensinou na oração do Pai e Nosso: Mas livra-nos do mal porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre”.
  1. Pediu para que não lhe sobreviesse aflição: “De modo que não me sobrevenha aflição
  • Essa aflição específica mencionada por Jabez seria a conseqüência das ações malignas, por isso ele pediu antes para ser livrado do mal. Precisamos estar plenamente conscientes do revestimento da nossa armadura de guerra e do sangue de Jesus que já está sobre nós.
Resposta e Conseqüência dos pedidos feitos por ele:
  • O Senhor ouviu a sua oração e concedeu-lhe o que ele havia pedido. Jabez foi mais ilustre que seus irmãos.
Conclusão: Verdades para refletir:
  1. Não importa o que disseram a nosso respeito, não devemos acreditar nos rótulos e estigmas imputados a nós por quem quer que seja! Decidamos hoje não mais nos tornar reféns de palavras malditas. Quebremos hoje esse ciclo de derrota sobre nós em nome de Jesus Cristo!
  2. Seremos o que Deus determinou que fôssemos: filhos amados de Deus, vocacionados para a vitória e para a superação, criados pelo Senhor para andar altaneiramente e desfrutar da plenitude preparada por ele para nós!
  3. Clamemos ao Senhor, invoquemos o Deus Todo Poderoso que por nós tudo executa. Clamemos por sua bênção, para que ele nos alargue as fronteiras, para que seja conosco a sua mão, para que nos preserve do mal de modo que não nos sobrevenha aflição!
  4. Assim como a Jabez, o Senhor nos ouvirá, concederá o que lhe pedimos e nos fará mais ilustres que aqueles que nos perseguem e nos estigmatizam em nome de Jesus Cristo, porque a boca do Senhor o disse!
Aleluia, Amém
Sermão/Pra. Nadia Malta em 22.12.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...