quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/Cuidados com os enganadores!

Cuidado com os enganadores! II João1.7-11


Objetivo: estimular os ouvintes a não se deixar manipular pelos falsos ensinos.

Ideia Central do Texto (ICT):
O apóstolo João escreve esta segunda epístola a certa senhora eleita. Embora, haja muitas interpretações desta passagem, tenha ele escrito a uma mulher crente ou a uma igreja, vamos nos ater mais ao conteúdo que a destinatária. A palavra-chave desta epístola é VERDADE.

O presente texto instrui aquela “senhora eleita” a ter cuidado com os falsos mestres que percorriam as igrejas com o fim de minar a sã doutrina. A igreja se reunia nas casas dos crentes, por isso, aqueles irmãos se tornavam hospedeiros dos servos de Deus que estavam de passagem. Embora, seja uma passagem específica quanto ao cuidado que deveriam ter com quem hospedavam, especialmente, em relação aos que se arvoravam em mestres, há aqui um ensino precioso e aplicável aos nossos dias.

Introdução:
Será que conseguimos discernir um falso ensino ou somos facilmente ludibriados pelos enganadores contemporâneos? Jesus no Sermão do Monte advertiu: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”. Mateus 7:21-23

Estamos cercados de seitas que se proliferam numa velocidade espantosa, seus adeptos são insistentes e escorregadios em suas abordagens e usam do recurso do sofisma para enganar. Desfazer um falso ensino é muito mais difícil que ensinar o que é verdadeiro. Portanto, a palavra para nós é cautela! Todo cuidado ainda é pouco, porque os enganadores continuam saindo pelo mundo a fora, com o mesmo propósito.

O APÓSTOLO JOÃO NOS DÁ QUATRO SINAIS DE ALERTA EM RELAÇÃO ESTA QUESTÃO:

  1. Cuidado com os enganadores! V.7: “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo”. Eles são ardilosos são escorregadios e não confessam a encarnação do Cristo.
  • 1 João 2:22: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho”. 1 João 4:1-3: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo”.
  1. Cuidado para não se deixar enganar – v.8: “Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente.
  • Hebreus 10:35 “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada”. 1 João 2:24: “Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai”.
  1. Aprendamos a discernir – Vs.9,10: “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem”.
  • 1 João 2:23: “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai”. Romanos 16:17-18: “Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos”.
  1. Quem acolhe o enganador se faz cúmplice de suas obras malignas – v.11: “Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”.
Acolher aqui é acatar o falso ensino trazido pelo enganador.
CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina?
  1. Cuidado com os falsos mestres que têm se proliferado, especialmente em nossos dias.
  2. Cuidado para não se deixar enganar mesclando a Palavra de Deus com as falsas doutrinas.
  3. Aprendamos a discernir!
  4. Cuidado para não acolher o enganador, se acolhermos o seu ensino nos tornaremos cúmplices de suas obras malignas.
Aleluia! Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 04.12.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...