quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sermão/Pras. Nadia Malta/A PREOCUPAÇÃO NOS FAZ ADOECER!

A PREOCUPAÇÃO  NOS FAZ ADOECER! Lc 12.22-34


Objetivo: Alertar a igreja em relação às preocupações com o que não aconteceu ainda e pode nem acontecer.

Idéia Central do Texto (ICT):
O capítulo 12 do Evangelho de Lucas é cheio de advertências de Jesus, como uma estrada bem sinalizada. É interessante estudarmos todo o capítulo, no entanto, hoje gostaria de me deter em algo que tem aprisionado e paralisado muitos em nosso meio: a preocupação, também chamada de ansiedade. Preocupar-se é ocupar-se antecipadamente com algo que não aconteceu e pode nem acontecer.
A ideia central do texto lido é precisamente esta: o cuidado que devemos ter para não nos deixar enredar nas teias da preocupação e da ansiedade.

Introdução:
Quando trato deste assunto, não significa que estou totalmente livre de sentir preocupação ou ansiedade. Muito pelo contrário, sei que este é um gigante do qual tenho que me livrar em nome de Jesus Cristo e chegarei lá na força que o Senhor supre. Estamos todos em pleno processo de libertação desse gigante pavoroso que tem assombrado os nossos dias e postergado as nossas vitórias.
A preocupação tem sido a causa principal de muitas enfermidades físicas e emocionais, por isso gostaria de convidar você para juntos examinarmos as Escrituras sobre este assunto.

É interessante observarmos que o fazendeiro dos versículos 13 - 21 se preocupava por ter bens demais, enquanto a preocupação dos discípulos no contexto lido era por não ter o suficiente. As duas situações são repreendidas por Jesus. E quanto a nós, com o que nos preocupamos? O que será que o Senhor deseja ministrar a nós através desta palavra? Analisemos o texto.

O TEXTO LIDO APONTA TRÊS ASPECTOS DA PREOCUPAÇÃO QUE NOS AJUDAM A DESMASCARÁ-LA:

1.      A preocupação nos leva a focar no lugar errado – v.22: “Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir”.
·         Já reparou que quando estamos preocupados nos sentimos rasgados por dentro, em suspense? Sentimos um sobressalto, um frio na boca do estômago, um nó na garganta. A preocupação destrói a nossa capacidade de pensar positivamente exercitando uma fé viva, bem como a perspectiva de nossa vitória. Misericórdia!
·         Ver mais sobre a ansiedade em: Salmos 42:5:  Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador”. Provérbios 12:25:"O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima". I Pe 5.7: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.
2.      A preocupação é inimiga da fé – VS.23-29: “A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante? "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso”.
·         A preocupação convence o preocupado de que a vida é feita do que comemos ou vestimos.  Aí está um grande engano! Aprendamos a desmascará-la! Em Rm 14.17  Paulo afirma: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”; O problema enfocado aqui não é a falta de poder de Deus, mas a nossa insegurança e falta de fé. Por isso preocupação é pecado e fere o coração de Deus. Em Lc.10.41,42 Jesus repreende Marta por sua ansiedade: “Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
3.      Preocupação revela o nosso medo de perder o que verdadeiramente temos escondido em nosso depósito espiritual e ainda nos assemelha ao mundo. – VS. 30-34: “Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas. "Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino. Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração".

·         A preocupação nos paralisa, nos impede de crescer e nos torna semelhantes aos incrédulos que não têm o Senhor. A preocupação anda na contramão da fé cristã. Como dar testemunho a um mundo perdido e ansioso e encorajar as pessoas a depositar a sua fé em Jesus Cristo, quando nós mesmos duvidamos e nos preocupamos?
·         É possível vencer a preocupação? Como? Rm 8.32: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”; Sl 46.10:  “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”;

·         Alem de confessar o nosso pecado, outro passo para nos livrar das preocupações é descobrir onde está o nosso coração. Mt.6.21: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
·         Fp 4.6-7,11-13: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
1.      Precisamos reconhecer e confessar o motivo da ansiedade que tem nos assolado e pela fé começar a trabalhar essa libertação em nome de Jesus Cristo.
2.      Não podemos deixar que as úlceras, gastrites e todas as síndromes que têm surgido em nosso tempo, deponham contra a nossa fé, como as grandes insígnias de nossas preocupações.
3.      Lutemos para não sermos associados com os incrédulos no que tange às preocupações deste mundo.
4.      Cuidado com o que temos escondido em nossos depósitos espirituais! Priorizemos o reino de Deus e sua justiça e não permitamos que a preocupação destrua a nossa capacidade de pensar positivamente, que ela engane as nossas emoções com pensamentos que não procedem de Deus, nem deforme a nossa perspectiva de vitória.
5.      A preocupação, além de não resolver o problema ainda nos faz adoecer!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 27.11.13 www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...