domingo, 3 de novembro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA HERANÇA ETERNA!

UMA HERANÇA ETERNA! I Pedro 1.3-12


Objetivo: Levar encorajamento aos que passam por sofrimentos, especialmente por seguirem o Cristo.

Ideia Central do Texto (ICT):
Esta epístola foi escrita para encorajar os santos perseguidos, creio, que não só dos dias passados, mas de todas as épocas.

A epístola é muito apropriadamente chamada de carta da esperança, assim, como seu próprio autor é também chamado de apóstolo da esperança.

O texto lido é considerado o texto-áureo da epístola, pois, encoraja os santos perseguidos a se manterem firmes olhando para as alegrias e glórias por vir, advindas da herança eterna da salvação. Não podemos perder de vista que fomos regenerados para uma viva esperança.

Introdução:
Quando se pensa em salvação, invariavelmente remete muitos a imaginar que essa obra de Deus se limita a uma espécie de apólice de seguro contra o fogo do inferno. A obra da cruz é infinitamente maior. É completa, produz uma salvação perfeita, incorruptível, sem mácula e imarcescível.  Há uma regeneração do espírito morto. Como diz Paul Washer: “O universo foi criado a partir do nada, mas o homem foi recriado, regenerado a partir de uma massa corrompida!”. Esta é uma herança eterna que deve produzir em nós uma viva esperança. Ninguém pode tirar isto de nós! Ninguém pode nos arrebatar das mãos Daquele que nos regenerou!

Testemunhar na perspectiva da vitória, tem se tornado cada vez mais raro no meio do povo de Deus. É comum as pessoas aguardarem o momento da chegada da bênção para, se ela chegar, então falar no assunto. O que mais chama a atenção no meio dos sofrimentos é como as pessoas lidam com ele. Outro dia ouvi uma frase notável de Nick Vujicic, evangelista e palestrante motivacional, que nasceu sem os membros superiores e inferiores, diz ele: “Se o meu milagre não veio, que eu seja o milagre para as outras pessoas!”. Esta é a fé do tipo “ainda que”, manifesta pelo profeta Habacuque (3.17-19): “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos”. Aquele que enxerga a herança eterna da salvação, enxerga tudo nessa perspectiva.

OS LEITORES DE PEDRO DEVEM RECOBRAR O ÂNIMO EM MEIO AO SOFRIMENTO, POR TRÊS RAZÕES:

  1. Eles foram regenerados para uma viva esperança, a salvação eterna – Vs.3-5: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo”. Vejamos o que dizem os textos a seguir ratificando o que foi dito por Pedro: Jo.3.3: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Ef.1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”. Cl.1.27: “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória”. Tt.3.5-7: “Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Jo.10.28,29: “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”. Apresento estas, dentre muitas escrituras que ratificam esta verdade.
  2. Os sofrimentos que experimentam confirmam o valor da fé salvífica, aliás, os que perseveram até o fim são os salvos – VS.6-9: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas”. Vamos ouvir outras autoridades no assunto: Mt.5.12: “Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". II Co.4.16-18: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. Hb.11.1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.
  3. Esta herança eterna que é a salvação é plano de Deus e já fora anunciada pelos santos profetas do passado. Algo tão grandioso que até os anjos ansiavam observar – VS. 10-12: “Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos. A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar”.  Mt.13.17: “Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”. II Pe 1.19-21: “Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos com o apóstolo da esperança?
  1. Já fomos regenerados para uma viva esperança: a eterna salvação, não há o que temer. Os sofrimentos transitórios desta vida não podem ser comparados às alegrias e glórias por vir. Por maiores que sejam as nossas vitórias nas lutas daqui elas são pálidas sombras, diante do que nos espera na pátria celestial. Recobremos o ânimo!
  2. Os sofrimentos do tempo presente, apenas confirmam a nossa fé, especialmente a salvífica. O salvos perseveram até o fim, pois sabem em quem creem e sabem o que se operou neles.
  3. A salvação é plano de Deus desde tempos eternos. Tudo foi preparado cuidadosamente por um Deus Santo, Misericordioso e Gracioso que nos amou primeiro e nos escolheu nele antes da fundação do mundo! Algo tão grandioso que até os seres celestiais ficaram maravilhados. Alegremo-nos e regozijemo-nos no Cristo, Ele que é a nossa Esperança viva!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...