domingo, 17 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/UM PERIGO QUE NOS RONDA!

UM PERIGO QUE NOS RONDA! II Pedro 2.1-22


Objetivo: Alertar os ouvintes sobre o perigo dos falsos ensinos que têm assolado os redutos cristãos.

Ideia Central do Texto (ICT):
Enquanto a Primeira Epístola de Pedro, chamada de Carta da esperança, se preocupa em trazer uma palavra de encorajamento aos cristãos dispersos e perseguidos, esta epístola trata de lembrá-los dos pilares da Sã Doutrina.

Aqui a Verdade Fiel confronta os falsos ensinos. Podemos chamá-la de Carta da fidelidade doutrinária. O conteúdo, sobretudo, do capítulo em apreço tem muita semelhança com a epístola de Judas.

Introdução:
Vivemos dias de muitas invencionices teológicas. Heresias destruidoras têm se infiltrado nos redutos cristãos para tirar a centralidade do Cristo e banalizar o sacrifício da cruz do calvário.

Uma das teologias que mais tem ganhado adeptos é a do universalismo da salvação, segundo os seus defensores, ao final todos os seres humanos serão salvos porque Deus é amor e não aplica juízo sobre ninguém. Sinceramente não sei o que eles fizeram com os inúmeros versículos que dizem o contrário.

O que mais espanta e nos faz também tremer nas bases é o fluxo para estas vertentes de pessoas, até então, aparentemente tão equilibradas e que sempre foram referencias em termos teológicos. Acho que mais uma vez o conselho do apóstolo Paulo aos Coríntios se faz oportuno: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.  Isto significa que qualquer um de nós está sujeito a tropeçar nessa área. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos faça olhar tão somente para ele.

O APÓSTOLO PEDRO CHAMA A ATENÇÃO DOS SEUS LEITORES PARA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS MESTRES COM SEUS ENSINOS HERÉTICOS:

1.       São dissimulados, agem sorrateiramente e demonstram um aparente conhecimento da palavra de Deus – VS. 1, 20,21: “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido”.
  • Paulo advertindo os presbíteros de Éfeso em Atos 20:29-30: “Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos”.
  • 1 Timóteo 4:1: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”.
  • 2 Timóteo 3:1-5: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes”.
  • Hebreus 10:29: “Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

2.       Defendem antes de tudo seus interesses pessoais, procuram adeptos para si mesmos e não para Cristo, são avarentos e gananciosos – VS. 2-10, 13,14: Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda. Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo. Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas. Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia). Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais”; Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês. Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!”.

  • Judas 1:4, 11-13: “Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. i deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá. Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas”.
  • 1 Timóteo 6:3-5: “Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro”.

3.       Abandonam o caminho, pois jamais foram verdadeiramente regenerados VS.15.21,22: “Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".
·    Provérbios 26:11: “Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez”.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?

1.       Em dias de falsos ensinos, invistamos tempo lendo e meditando nas Sagradas Escrituras, só conhecendo a verdade podemos discernir o engano.
2.       Não fomos chamados para julgar, mas o Senhor nos ensina a discernir e pelo fruto se conhece a árvore. Dons não testificam de espiritualidade e sim os frutos.
3.       A igreja invisível só tem um Senhor e Rei: Jesus, O Cristo de Deus. Somos todos meros canais da sua multiforme graça.
4.       Quero terminar com as palavras de Cristo em Mateus 7.21-23: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!".

Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 17.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...