quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/SÃO LUTAS POR FORA E TEMORES POR DENTRO!

SÃO LUTAS POR FORA E TEMORES POR DENTRO! II Coríntios 7:5




Objetivo: Chamar a atenção dos ouvintes para o fato de que as lutas que enfrentamos são contingências de um mundo caído. Contudo, não lutamos sozinhos, o Senhor está sempre conosco.

Ideia Central do Texto (ICT):
O contexto no qual este versículo está inserido fala de uma das inúmeras lutas enfrentadas pelo apóstolo Paulo. Contudo, não gostaria de falar da situação específica e sim chamar a atenção para a queixa do apóstolo em relação a situação enfrentada: Lutas por fora, temores por dentro. É exatamente o que temos experimentado em nossa jornada por esta vida. Quantas lutas! Quantos medos! Quantas angústias profundas de alma!

Introdução:
Falamos ontem sobre a preocupação excessiva que acaba se transformando em doença. É lícito um cristão viver excessivamente preocupado, ansioso?

Em certo grau a preocupação pode até ter seus efeitos positivos, como por exemplo, o senso de  responsabilidade. No entanto, quando ela assume proporções sufocantes, essa preocupação ansiosa pode gerar depressões profundas.

De onde vem tudo isto? Qual a fonte de uma ansiedade tão grande, que nos leva às mais diversas patologias? Creio, que embora não seja uma especialista, suponho que o medo pode ser sim, o grande vilão dessa cadeia destrutiva. Não é sem razão que o Senhor nos adverte tantas vezes em sua palavra contra ele.

O TEXTO LIDO NOS FALA DE DUAS FRENTES QUE NOS ASSOLAM:
  1. As lutas por fora:
  • São as contingências naturais da vida; problemas relacionais; enfermidades; dificuldades financeiras; perseguições sem causa; necessidades básicas não supridas. Na verdade esta lista é enorme.
  • O apóstolo Paulo nos esclarece quanto a essas lutas que enfrentamos em Efésios 6.10-12: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”.
  1. Temores por dentro:
  • Qual dessas duas frentes mais nos atinge? Creio que uma coopera com a outra, trabalham em conjunto para nos fazer tropeçar.
  • Recorramos a palavra de Deus em relação as fortalezas de medo que têm nos assolado; I João 4.18: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. Isaías 40.31: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. Isaías 41.10,13: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei”.  Isaías 54.11-13: “Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras. Farei de rubis os seus escudos, de carbúnculos as suas portas, e de pedras preciosas todos os seus muros. Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças”.
  • Qual o grande antídoto para os nossos medos? I João 5.4: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Lutas por fora teremos sempre, temores por dentro sempre nos assaltarão. Aliás, eles trabalham em conjunto. O grande diferencial aqui é a forma como lidaremos com esses embates quer sejam internos ou externos.
  2. A questão aqui é como anda a nossa fé em Cristo? Ela é a mais potente arma de guerra que nos levará a vitória contra esses gigantes que nos assolam.
  3. O medo é tão letal que o Senhor nos adverte sobre ele desde Gênesis até Apocalipse. Gostaria de terminar com as palavras de encorajamento de Paulo em Filipenses 4.6,7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
Sermão/Pra. Nadia Malta em 28.11.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...