domingo, 24 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/QUEM AMA O MUNDO NÃO TEM O AMOR DE DEUS!

QUEM AMA O MUNDO NÃO TEM O AMOR DE DEUS! I João 2. 15-17
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provêm do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.


Objetivo: Levar os ouvintes a refletirem sobre o alvo do seu verdadeiro interesse.

Ideia Central do Texto (ICT):
Em sua linguagem terna e amorosa o apóstolo João chama a atenção dos seus leitores sobre os perigos constantes oferecidos pelo mundo aos filhos de Deus. É sempre tempo de checarmos as intenções dos nossos corações em relação aos nossos interesses.

Há três inimigos do cristão que ininterruptamente trabalham em conjunto: o Mundo, o Diabo e a Carne. Essa trindade maligna se opõe a tudo que diz respeito ao Senhor, seu povo e sua obra.

Introdução:
Um dia no meio de um estudo bíblico, uma irmãzinha perguntou: “Se Deus ama o mundo por que nós não podemos amá-lo?”. Claro que ela estava se referindo a João 3.16 completamente fora do seu contexto: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele Crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Expliquei, então, pra ela que devemos amar a humanidade (mundo), que é o que significa o amor expressado por Deus no versículo citado, mas não amar o espírito do mundo regido pelo adversário.

Será que muitos em nosso meio não têm a mesma visão equivocada daquela irmãzinha, tendo se deixado seduzir pelo leque de opões oferecido pelo inimigo de Deus?

O apóstolo João, embora, amoroso é bem enfático em suas advertências no presente texto. Mundo neste contexto significa todo sistema regido por Satanás, também chamado por Paulo de presente século.

Somos alcançados pela graça regeneradora de Deus, somos salvos por ela, mediante a fé em Cristo. Uma vez salvos começa o processo santificador e é precisamente aí que começa a grande oposição de todo o sistema para nos fazer decair de nossa posição em Cristo, nos tornando uma grande guerra civil ambulante. É carne militando contra o Espírito e Espírito contra a carne (Gl.5.17).

O APÓSTOLO JOÃO FAZ AQUI UMA SÉRIA ADVERTÊNCIA QUANTO A AÇÃO DO MUNDO CONTRA O POVO DE DEUS E TRAZ UMA REVELAÇÃO. ELE EXPLICA COMO O MUNDO AGE E MOSTRA O RESULTADO DA OBEDIENCIA A VONTADE DO PAI CELESTIAL:
  1. Advertência e Revelação – v.15: Ele proíbe o amor ao mundo: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.
  • Mateus 6:24: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”. Gálatas 1:10: “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo”. Romanos 12:2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
  1. Ação do sistema através de três frentes específicas: “Pois tudo o que há no mundo:
2.1  A Concupiscência (cobiça, inclinações) da carne – v.16 a: Pelo que a sua carne tem clamado? Vencerá a natureza que for melhor alimentada.
  • Mateus 26:41: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". João 6:63: “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida”. Romanos 8:6-8: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”. Gálatas 5:17: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”. Romanos 13:13-14: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”.

2.2  A concupiscência (cobiça) dos olhos - v.16 b: O que os seus olhos tem, cobiçado?
  • Mateus 5:29  Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno”. Mateus 6:22-23: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
2.3  A Soberba da vida (a ostentação dos bens) – v.16 c: Qual a sua verdadeira motivação para acumular bens, investir na obra de Deus ou gastar nos prazeres que militam em sua carne?
  • Mateus 6:19-21:  "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.  1 Timóteo 6:17-19: “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.
  1. Resultado da obediência ao Pai celestial: v.17: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
  • 1 Pedro 1:23-25: “Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois, "toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Essa é a palavra que lhes foi anunciada”.
CONCLUSÃO: Deixo três perguntas para a reflexão:
  1. Qual a área de sua vida que mais tem feito você tropeçar: aquilo que sua carne anseia, aquilo que seus olhos cobiçam ou o orgulho de amealhar bens com o propósito de ostentar e investir nos desejos da carne?
  2. O apóstolo João diz enfaticamente que aquele que ama o mundo, amor do Pai não está nele. Caso o Senhor fosse fazer uma faxina em seu depósito espiritual o que encontraria ali guardado a sete chaves de presentes que foram dados pelo mundo?
  3. Não seria melhor buscar bens permanentes?
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 24.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.










Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...