quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta? O DIA DO SENHOR VIRÁ DE REPENTE!

O DIA DO SENHOR VIRÁ DE REPENTE! II Pedro 3.9-13




Objetivo: Ministrar a igreja sobre a Segunda Vinda de Cristo.

Ideia Central do Texto (ICT):
No texto lido o apóstolo Pedro procura trazer à memória dos seus leitores a realidade da Segunda Vinda de Cristo.

Muitos escarnecedores têm se levantado desde aqueles dias para afirmar que isto não acontecerá, tentando com isto negar o juízo de Deus sobre toda impiedade. Eles querem fazer crer que a aparente “demora” seria uma espécie de falsa esperança para obrigar os crentes a frearem seus impulsos, vivendo santa e piedosamente.

Introdução:
Vivemos os últimos dias sobre a terra desde o pentecostes, isto é fato. Há muitas interpretações sobre as questões proféticas que envolvem escatologia, uns creem de um modo, outros de outro, mas não queremos entrar no mérito desta questão. Contudo, nunca se viu tanta impiedade como no momento atual.

A cada dia vemos se cumprir sinais dados pelo Senhor, que apontam para aquele Dia e Hora. Estejamos atentos, vigilantes, façamos a obra de Deus e busquemos a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

OS LEITORES DE PEDRO DEVEM TER EM MENTE:
  1. O Senhor não tarda como muitos julgam, Ele virá de repente para buscar os seus e trazer juízo para os ímpios – VS. 7, 9, 10: “Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada”.
  • 1 Tessalonicenses 5:2-3: “Pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão”. Mateus 25:41: "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”. Mateus 24:43-44: “Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”. Hebreus 10:37: “Pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará”.
  1. O Cristão deve viver de modo santo, piedoso, esperando e apressando Aquele Dia – vs.11,12: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor”.
  • 1 Pedro 1:15-16: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
  1. Guardar a esperança de novos céus e nova terra – v.13: “Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça”.
  • Apocalipse 21:1: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Precisamos nos preparar para a gloriosa Vinda do Senhor. Apesar de não sabermos o dia e a hora, os sinais estão todos à nossa volta. Em Lucas 21:25-28: “Tudo acontecerá repentinamente. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados. Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês".
  2. Vivamos como se Cristo voltasse agora. Andemos como em pleno dia em santidade, piedade, esperando e apressando a vinda do Senhor. Como podemos apressar a Vinda dele? Anunciando o Cristo em tempo e fora de tempo. Em Lucas 21:33-34 diz:  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. "Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente”.
  3. Guardemos e aguardemos a viva esperança de Novos Céus e Nova Terra, nos quais habita a justiça.
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 20.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.






Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...