quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA CERTEZA QUE NÃO ADMITE DÚVIDAS!

UMA CERTEZA QUE NÃO ADMITE DÚVIDAS! Hebreus 11. 1, 6, 27


Objetivo: Ministrar a Igreja sobre o poder da verdadeira fé.

Ideia Central do Texto (ICT):

Este capítulo 11 de Hebreus é chamado de grande galeria dos heróis da fé. Aqui encontramos um elenco de homens e mulheres dos quais o mundo não era digno. Eles tiveram fé pra viver e morrer. Em Hb.11.33-38: “Os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas”.

Os versículos lidos no início fazem parte deste contexto e trazem algumas revelações sobre o exercício de uma fé genuína.

Introdução:

Em tempos de instantaneidade, onde tudo acontece num abrir e fechar de olhos percebemos essa tendência contaminar os cristãos, trazendo uma ansiedade patológica e destrutiva, que tem minado a fé e boicotado as vitórias. Estejamos atentos!

REVELAÇÕES DO TEXTO SOBRE O PODER DA FÉ QUE NÃO ADMITE DÚVIDAS:
  1. A Fé é uma certeza absoluta daquilo que esperamos. A convicção de fatos que ainda não são vistos – V.1; II Co. 4.18: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno
  • Você pode ver o que espera?
  1. Sem fé desagradamos a Deus e não obtemos o que esperamos – v.6 a; Tg.1.6-8: Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”.
  • Você tem duvidado e deixado que “achismos” boicote a sua vitórias?
  1. Antes de crermos no que Deus pode fazer, precisamos crer que ele é real e que se compraz em abençoar, presentear seus filhos – v6 b; Jo.14.1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim”.
  • Você crê realmente em Deus ou quando ora acha que está falando para as paredes?
  1. A verdadeira fé nos faz ver Aquele que é invisível – v.27, I Tm.1.17: Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém”.
  • Você pode ver pela fé Aquele que vive e reina eternamente?
CONCLUSÃO: Para refletir:
  1. A nossa fé tem sido uma certeza absoluta do agir de Deus, ou apenas um mantra que recitamos, apenas baseado numa confissão do pensamento positivo?
  2. Será que a dúvida não tem estragado tudo e não nos damos conta disso?
  3. Cremos em Deus? Então por que o nosso coração se turba?
  4. Será que temos conseguido ver Aquele  que é invisível?
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 09.10.13www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...