domingo, 27 de outubro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/QUANDO OS SANTOS ENTRAM EM GUERRA!

QUANDO OS SANTOS ENTRAM EM GUERRA! Tiago 4.1-10


Objetivo: Levar os ouvintes a avaliarem suas diferenças pessoais.

Ideia Central do Texto (ICT):
Esta epístola é considerada a mais prática do Noivo Testamento. A teologia trazida por Tiago é confrontadora em relação ao que a palavra de Deus ensina e de modo extremamente prático ele procura aplicar seu ensino à vida prática de seus leitores.

O texto lido, por exemplo, Tiago abre uma discussão oportuna tanto para aqueles dias, quanto para hoje sobre a origem das contendas no meio do povo de Deus. Ele traz à lume as verdadeiras motivações para as várias diferenças.

Introdução:
Ao mesmo tempo em que vivemos uma época de grandes perseguições aos cristãos em todo o mundo, percebemos um sem número de litígios entre irmãos.

Por que os santos contendem tanto entre si? As razões mais comuns são as doutrinárias. Cada facção chama para si uma legitimidade em detrimento das outras e isto tem trazido prejuízos incalculáveis para a disseminação do Evangelho em dias que antecedem a Segunda Vida de Cristo.

Briga-se por tudo e por nada. Por exemplo: Orar no monte ou na planície? Batizar com muita água ou com pouca água? Orar baixo ou gritando? Falar em línguas ou não falar? Impor as mãos ou não impor as mãos? Mulher pode pregar ou só homem deve pregar? Tudo isto é defesa da sã doutrina ou defesa de interesses pessoais? Todo zelo cego é fanatismo! Enquanto brigamos por bobagens, as trevas avançam e os santos perdem terreno. Não é bom que as coisas sejam assim. Pensemos concordemente, sobretudo, naquilo que é essencial, como o apóstolo Paulo ordenou às irmãs Evódia e Síntique da igreja de Filipos.

TIAGO NO TEXTO LIDO FAZ UMA RADIOGRAFIA DOS LITÍGIOS ENTRE OS SANTOS. A PARTIR DA PERGUNTA DO VERSÍCULO 1 ELE TRAÇA O PERFIL DO PROBLEMA  E APONTA A SOLUÇÃO:

  1. Pergunta:De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” v.1:
  2. O problema:
2.1   A cobiça e a inveja levam aos confrontos e a pedir mal em nossas orações – VS. 2, 3: “Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. Ver: 1 Pedro 2:11 – “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma”; Gálatas 5:15-17Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”; Atentemos para a oração do salmista em Salmos 119:36-37Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste”.
2.2   A infidelidade espiritual provoca zelos (ciúmes) no Espírito Santo – VS.4-6: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes"; Ver 1 João 2:15-16 “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo”.
  1. A Solução:
3.1   A sujeição e a intimidade com Deus nos fortalecem – VS. 7,8: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração”; Ver Efésios 4:27 “não deem lugar ao diabo”; 1 Pedro 5:8-9 “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”.
3.2   Um coração sinceramente quebrantado e arrependido – VS.9,10 “Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”. Ver Mateus 5:4 “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”; 2 Coríntios 7:9 “A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte”; 1 Pedro 5:6 “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”.
Conclusão: O que aprendemos aqui?
  1. As guerras e contendas entre irmãos nascem das inclinações malignas da nossa carne. Precisamos checar as nossas motivações para esses litígios. Muitas vezes aquilo que vem mascarado de piedade esconde interesses pessoais escusos.
  2. Cuidado com a ambição e a inveja! O próprio Tiago diz em Tg. 3:16 “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”.
  3. Cuidado com a infidelidade espiritual, aquele que se volta para o mundo desagrada ao Senhor. O Espírito Santo tem zelo por nós, atentemos para isto.
  4. Sujeitemo-nos ao Senhor e busquemos a intimidade com ele, só assim poderemos resistir ao diabo e suas artimanhas.
  5. Confessemos o nosso pecado e nos arrependamos sinceramente, abandonemos as velhas práticas e seremos acolhidos por Deus!
  6. Deixemos de lado as diferenças, façamos a obra de Deus enquanto é dia, a noite vem quando não poderemos trabalhar.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 27.10.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e deificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.






Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...