domingo, 15 de setembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/QUEM É O CRISTO A QUEM SERVIMOS?

QUEM É O CRISTO A QUEM SERVIMOS?
Cl. 1.13-20


Objetivo: Levar a igreja a focar na excelência da pessoa e da obra de Cristo em detrimento de todas as falsas doutrinas que têm proliferado em nossa volta.

Ideia Central do texto (ICT):
A idéia central deste texto escrito por Paulo é mostrar a suficiência, a supremacia e a excelência da pessoa de Cristo e de sua obra redentora.
Aliás, toda epístola aos colossenses tem esse propósito de apresentar Cristo como o Cabeça da igreja, do mesmo modo que a epístola aos efésios apresenta a igreja como Corpo vivo de Cristo sobre a terra. Estas epístolas não foram dirigidas apenas aquelas duas igrejas, mas foram escritas como encíclicas (cartas circulares) para serem lidas em todas as igrejas gentílicas da Ásia menor.
Esta mensagem nunca nos pareceu tão atual quanto em nossos dias, quando heresias devastadoras maquiadas de cristianismo têm procurado desvirtuar o cerne da mensagem do verdadeiro evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo à semelhança daqueles dias.

Introdução:
Quanto mais se aproxima o dia da Segunda Vinda de Cristo e mais precisamente do Arrebatamento da Igreja, mais se faz necessário que os pregadores da Palavra de Deus anunciem com ousadia quem é o Cristo a quem servimos.
Paulo foi levado a escrever àquela comunidade Cristã por causa de um relatório trazido por Epafras, ministro daquela igreja e seu delegado apostólico ali.
O conteúdo do relatório de Epafras dava conta de várias heresias que estavam sendo disseminadas naquela igreja pelos chamados judaizantes (cristãos judeus) enciumados pelo fato dos gentios terem recebido a Palavra da salvação. Eles se infiltraram na igreja gentílica para deturpar o ensino apostólico, exigindo que os gentios se convertessem ao judaísmo, para só depois se tornarem cristãos.
Somando-se a isto a filosofia grega pagã e o culto aos anjos. Então podemos imaginar que aquele lugar era uma verdadeira salada espiritual, uma verdadeira colcha de retalhos doutrinária. O apóstolo Paulo resolve adotar uma estratégia tremendamente sábia, ao invés de perder tempo com discussões e debates sobre heresias, resolveu, antes ignorá-las e exaltar o poder, a autoridade, a supremacia e o domínio sempiterno do Senhor Jesus Cristo.
Em sua profunda sabedoria Paulo antes de entrar no cerne do texto lido, ele ora pelos colossenses nos versículos 9-12 onde ele pede que aqueles irmãos:transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus em toda a sabedoria e entendimento espiritual; que eles vivam de modo digno do Senhor para o seu inteiro agrado; que frutifiquem em toda boa obra e cresçam no pleno conhecimento de Deus; que sejam fortalecidos com todo o poder segundo a força da glória e em toda perseverança e longanimidade com alegria. Só então, Paulo passa a apresentar uma síntese da pessoa e da obra redentora de Cristo.

COMO JESUS É APRESENTADO POR PAULO AQUI?
  1. Como Salvador – VS. 13,14:
  1. Como Criador – VS. 15-17:
  1. Como Cabeça da Igreja – v. 18,19:
  • Ele é o primogênito de entre os mortos, Ele ressuscitou para em todas as coisas ter a primazia. Ele é o cabeça do Corpo da igreja. Ele é o Senhor da igreja. A igreja não é propriedade particular de grupos denominacionais, ninguém consegue conter a igreja porque ela é um Corpo vivo que tem como cabeça Aquele que vive e reina para todo o sempre: O nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, Um com o Pai e o Espírito Santo. Nele reside toda plenitude de Deus.
  1. Como Reconciliador de todas as coisas – v. 20:
CONCLUSÃO: Que lições o texto nos ensina?
1.        O Cristo a quem servimos não é o Cristo morto das procissões; não é uma autoridade de segundo escalão; não é um simples profeta destituído de divindade; não é um avatar ou espírito de escol. ELE é o Autor da vida; o Todo Poderoso Criador dos céus e da terra.
2.        O Senhor é também o nosso único e suficiente Salvador, por intermédio de quem todos os nossos pecados foram apagados; Ele é o nosso Libertador; Ele é o Remidor de nossos pecados; Ele é o Reconciliador de todas as coisas. O Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas.
  1. Por intermédio Dele recebemos poder e autoridade e passamos a fazer parte de sua família.
  2. Ele é o Cabeça da Igreja, o Amado de Deus. Por isso não precisamos temer poderes, principados, potestades, anjos, coisas do presente ou do futuro. Nada poderá nos separar do seu amor. Tudo, absolutamente tudo está debaixo do seu poder e autoridade.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em – 15.09.13 www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...