domingo, 8 de setembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/E SE HOJE, PEDIREM A SUA ALMA?

 E SE HOJE, PEDIREM A SUA ALMA? Lc. 12.13-21 (Sua vida terá valido a pena?)



Objetivo: Levar os ouvintes a meditar na brevidade da vida e na necessidade de nos posicionarmos em relação a Cristo.

Ideia Central do Texto (ICT):
Este capítulo de Lucas traz exortações severas de Jesus quanto à quatro perigos que assolam o homem na terra.

O texto lido trata de um desses perigos que é a avareza muito apropriadamente chamada de idolatria pelo apóstolo Paulo em Colossenses 3.5. A parábola ilustra essa triste realidade. Mas antes, Jesus exorta àquele homem que o procurara dizendo: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui- v.15 na parábola do Semeador Jesus diz que a riqueza é capaz de sufocar a Palavra de Deus. Mt. 13.22. Em I Tm 6.8-10 o apostolo Paulo diz: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos, caem em cilada e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”.

No meio da multidão surge um homem que se dirige a Jesus e lhe faz um pedido: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança”. Era absolutamente comum, os rabinos se envolverem em assuntos legais, fazendo o papel de juízes. Entretanto, Jesus recusa-se a envolver-se naquela questão, pois conhecia as intenções dos corações daqueles irmãos.

Introdução:
O homem sábio ajunta para si valores eternos. O louco ajunta coisas de valor transitório.  E se hoje, pedirem a nossa alma, o que temos ajuntado vida a fora com tanta avidez, para quem será? Dificilmente pensamos sobre este assunto, na verdade, sempre que pensamos nas coisas espirituais é sempre numa perspectiva do que elas podem gerar no aqui e no agora tangível.

Neste mesmo capítulo no versículo trinta e quatro o Senhor diz: Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Como cristãos, enquanto estamos nesta terra precisamos realinhar o nosso padrão e critério de valores de acordo com os parâmetros do reino de Deus. Isto servirá de testemunho para os que estão a nossa volta e supervalorizam os bens materiais. Se estamos em Cristo morremos e ressuscitamos com ele para uma nova vida. Todas as velhas coisas passaram. Os nossos tesouros agora estão guardados no céu. Nada da terra deve ter mais importância para nós.

MAS O QUE O HOMEM DA PARÁBOLA TÃO AVIDAMENTE AJUNTOU ALÉM DOS CEREAIS E DOS BENS ARMAZENADOS, AFINAL?

  1. Experiência de Vida e esperteza - VS. 16-18:
  1. Bens Materiais - VS. 19-21:
  1. E certamente reconhecimento humano e influência.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Deus não condena os bens adquiridos; condena o mau uso deles. Tudo que temos, somos e sabemos deve ser para a exclusiva glória do seu excelso nome.
  2. Experiência humana, bens adquiridos e reconhecimento humano são valores transitórios. Precisamos realinhar nosso critério de valores e começar a valorizar os bens celestiais que os ladrões não roubam, nem a ferrugem destrói.
  3. Precisamos parar de investir no que não tem durabilidade e investir no reino de Deus, pois é o único investimento que garante dividendos eternos. Atente para o homem da parábola de Jesus: o mais triste não foi o que ele deixou para trás, mas o que teria pela frente – uma eternidade sem Deus.
  4. Você quer abrir um tesouro no céu hoje? Entregue a sua vida a Jesus Cristo, antes que seja tarde demais.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – em 08.09.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de edificação e evangelismo, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...