quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/ENTÃO, CLAMAREMOS E SEREMOS OUVIDOS!

ENTÃO, CLAMAREMOS E SEREMOS OUVIDOSJeremias 29.10-14


Objetivo: Instruir o povo de Deus quanto a necessidade de irem a Ele com sinceridade de coração e desejo de mudar de vida.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte do conteúdo da carta do profeta Jeremias inspirada por Deus aos cativos em Babilônia.

A finalidade desta carta era alertar o povo à respeito dos falsos profetas que profetizavam segundo o desejo do coração do povo, que era se libertar do jugo de Babilônia.

Jeremias usado pelo Senhor alerta o povo a não confiar nos profetas e sonhadores mentirosos que se levantaram para agradar o povo em detrimento da vontade de Deus. No livro de Naum (1.3b) aquele profeta traz uma revelação tremenda para o povo de Deus: “O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”. Isto significa que nem sempre a tempestade ou mesmo o cativeiro é um mal em si mesmo, muitas vezes ela faz parte da estranha e eficaz didática de Deus.

Introdução:
Nenhum mestre de Deus é tão eloqüente e tão convincente quanto o sofrimento.
Vivemos em um tempo em que é muito comum as pessoas buscarem os “gurus” da atualidade com suas “profetadas e seus revelamentos” com propósito de fazê-las fugir do sofrimento. O resultado desse tipo de busca é decepção e fracasso! O socorro de que precisamos vem efetivamente de Deus!

Precisamos ficar espertos e não dar ouvidos aos profetas e sonhadores que se levantam como pedras de tropeço à vontade de Deus.

O TEXTO LIDO NOS TRAZ ALGUMAS REVELAÇÕES QUANTO AOS PROPÓSITOS DE DEUS QUANTO ÀS TEMPESTADES DA VIDA AS QUAIS PRECISAMOS ATRAVESSAR:
  1. A tempestade, a dificuldade, a tribulação tem prazo de validade, tem tempo para acabar – v. 10: “Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar”.
  1. Só Deus conhece os pensamentos que tem a nosso respeito – v.11: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.
  1. Nenhuma oração fica sem resposta, ao tempo de Deus todas serão respondidas – v.12-14: “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor”. 
CONCLUSÃO: O que esse texto nos ensina?
  1. As nossas tribulações, tempestades e dificuldades nesta vida têm prazo de validade, têm tempo para acabar. O próprio Jesus disse No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”- Jo.16.33b
  2. O tempo de duração de nossos cativeiros é o tempo de duração de nossa rebelião. A obediência nos capacita a receber o que está reservado para nós.
  3. O Senhor é especialista em fazer caminhos nas piores tormentas que nos assolam, porque só Ele conhece os pensamentos que tem a nosso respeito.
  4. Nenhuma oração ficará sem resposta, ao seu tempo todas serão respondidas.
Aleluia, Amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 01.08.13 www.ocolodopai.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...