domingo, 2 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/QUE VOCÊ TORNE A VER!

QUE VOCÊ TORNE A VER! Mc 10.46-52


Objetivo: Levar o povo de Deus a recuperar a visão espiritual!

Idéia Central do Texto (ICT)
O texto lido é citado por três dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos e Lucas. Cada um deles conta o episódio de sua própria perspectiva: Mateus fala que foram dois cegos. Marcos e Lucas dizem que foi apenas um. Marcos diz que Jesus o encontrou na saída de Jericó, enquanto Lucas afirma que Jesus o encontrou quando se aproximava de Jericó. Em todos os relatos, o cego ou os cegos foram encontrados à beira do caminho.

Marcos é o mais específico dos evangelistas, apesar de ter escrito o menor dos evangelhos. Quando Jesus estava saindo da Velha Jericó e entrando na Nova Jericó, encontrou um homem que tinha nome, chamava-se Bartimeu, seu pai era conhecido chamava-se Timeu. E essa poderia ser a história de qualquer um de nós ou de qualquer pessoa que conhecemos. Aquele homem por alguma razão perdera a visão. O texto diz que ele vivia esmolando à beira do caminho. O mesmo pedido feito pelo cego do relato de Marcos é feito pelo do relato de Lucas: Que eu torne a ver” por isso cremos se tratar do mesmo cego. Já os cegos mencionados por Mateus, pedem: “Senhor, que se nos abram os olhos Aqui a situação era outra.

Entendendo que não há contradição entre os relatos, vamos nos ater ao fato em si: alguém perdera a visão e buscava ansiosamente tornar a ver.

Introdução:
Quantos ministérios têm sido negligenciados, quantos talentos escondidos! Quantas vidas de salvos, mas miseravelmente infelizes, porque houve uma perda da visão! Quantos em nosso meio tinham uma visão nítida de seu chamado e de repente, quase sem perceber foram encurtando a visão e se tornaram míopes espiritualmente até que cegaram completamente e passaram a viver à margem do Caminho!

Não há nada mais triste do que encontrar alguém que andava desembaraçadamente no Caminho e de repente perdeu a visão. Se uma cegueira adquirida, do ponto de vista físico nos choca e comove o que se dirá de uma cegueira espiritual?

Quando Jesus se fez homem por amor de nós, a sua intenção não era tratar os problemas do mundo, mas resolver o grande, único e crucial problema do homem: a sua salvação. O homem salvo, justificado pela fé em Cristo precisa crescer na graça e no conhecimento de Deus, essa santificação progressiva dura o tempo que ele tiver de vida sobre a terra. Salvação genuína não se perde, mas os salvos podem perder a visão e precisam se aperceber disso e clamar por Cristo.

Em nenhum lugar nas Escrituras encontramos Jesus implantando uma religião, mas buscando um relacionamento íntimo com todos os que por ele foram restaurados: cegos, coxos, leprosos, endemoninhados, lunáticos, enfermos, até mesmo mortos ressurretos.

Mas, como o Senhor é Deus misericordioso e compassivo e também de oportunidades, ele está sempre nos proporcionando chances de renovarmos a nossa visão concernente ao Reino, bem como ao nosso próprio chamado. Estejamos atentos!

A EXPERIENCIA DE BARTIMEU APONTA PARA ALGUMAS ATITUDES QUE DEVEM SER TOMADAS URGENTEMENTE POR AQUELES QUE PERDERAM A VISÃO ESPIRITUAL:

1. Ele Clamou ao Senhor com sinceridade de coração e não se deixou abater pelas críticas e repressões – Vs. 47,48: “Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (NVI)
Clamar=pedir, rogar, aos brados. Mesmo à despeito de toda oposição, Bartimeu clamou ao Senhor, chamando-o pelo seu título messiânico: “Filho de Davi”. Ele sabia quem, era Jesus e não se deixou intimidar. Assim devemos fazê-lo com toda a força do nosso coração. Bartimeu reconheceu que só o Senhor era a saída para aquela sua situação. Ele não podia perder aquela chance de ser restaurado e foi à luta. Ele não podia enxergar, mas podia gritar e assim ele fez e nós podemos fazer também. Jesus Cristo é a resposta para as nossas deformidades, fragilidades e inadequações. Tudo que precisamos é clamar e crer que só ele pode nos restaurar. Tanto para os cegos de nascença, quanto para os que perderam a visão ao longo da jornada a saída é uma só: Cristo! O que leva uma pessoa a perder sua visão? As causas da cegueira física são muitas, mas uma delas tipifica aquilo que acontece com a cegueira espiritual: a permanência num ambiente escuro por muito tempo. Fazer concessão às trevas é perigoso. Vivemos em um tempo em que a igreja tem feito muitas concessões às trevas. Os que perderam a visão da Luz foram obscurecidos pela insistência em permanecer nas trevas. Crente não pode perder o foco da Luz que é Jesus. Na verdade, o cristão deve caminhar sempre em direção a Luz, em Pv. 4.18 diz: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia”.

2. Ele Lançou de si a capa e foi ao encontro do Senhor – v.50: Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus”. (ARA)

Capa= toda e qualquer falsa segurança à qual nos agarramos.  A capa pode ser: uma pessoa; uma situação; um trabalho; bens materiais; a própria religiosidade e o “igrejismo”; tudo que de certa maneira embaraça nossos passos e impede de irmos a Jesus, que é nossa verdadeira segurança.  Em sua repreensão à igreja de Laodicéia (Ap.3.17), que se sentia absolutamente segura em sua abastança o Senhor diz:Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu”.  O apóstolo Pedro em sua segunda epístola capítulo primeiro lista uma série de virtudes que devem ser buscadas e exercitadas pelo cristão e quando isto não acontece diz Pedro nos versículos 8, 9:Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados”.

3. Ele foi extremamente objetivo e específico em seu pedido ao Senhor – v.51: “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver” (ARA):

Esta passagem nos revela algo precioso: O mendigo já havia chamado Jesus de Filho de Davi, agora ele usa a palavra Rabboni, traduzida aqui por Mestre, testifica de uma fé pessoal. Algo permanecia vivo no coração daquele homem, apesar da cegueira. E esta semente viva o fez clamar pelo Cristo! Outra coisa que o texto nos ensina é ser objetivos quanto ao que necessitamos. Por que fazemos tantos rodeios em relação ao que precisamos? Precisamos exercitar a nossa fé e nossa objetividade. Por que muitos clamam e não são atendidos? Porque falta fé e objetividade.
Qual o resultado das atitudes de Bartimeu?

Primeiro: O Senhor se voltou para ele – v.49:
Segundo: O Senhor atendeu o seu clamor, restaurando-lhe a visão – v. 52 a:
Terceiro: Ele saiu de posse de vitória. Tornou a ver e seguia Jesus estrada a fora – v.52 b:

Conclusão: O que esse texto nos ensina?
1. Se você se encontra numa situação semelhante a de Bartimeu e não enxerga saídas; então, pare agora mesmo e clame ao Senhor com toda a força do seu coração.

2. Lance fora toda capa que tem embaraçado seus passos; renuncie tudo que tem representado uma falsa esperança e corra para Jesus; confie nele e a resposta virá. A sua visão será restaurada.

3. Diante do Senhor, seja específico e exercite a sua fé; você certamente sairá de posse de vitória. Uma vez restaurada a visão, retome o Caminho.

Aleluia, Amém
Sermão/Pra. Nadia Malta em 02.06.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...