domingo, 30 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ESFORÇAI-VOS A PORTA É ESTREITA!

ESFORÇAI-VOS A PORTA É ESTREITA! Lc 13.22-30
(São poucos os que são salvos?)


Objetivo: Exortar o povo de Deus a se esforçar para andar desembaraçadamente no Caminho do Senhor, para ser encontrado fiel na Segunda Vinda de Cristo.

Idéia Central do texto (ICT):
O texto lido, fala sobre salvação genuína. O Senhor exorta seus discípulos a se esforçarem para entrar no Reino de Deus. Ele diz ali, que a Porta pela qual precisam atravessar é estreita, não é uma porta de facilidades. Essa Porta trata-se dEle mesmo. Em Jo 10.9 ele diz: Eu sou a Porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem”.

Jesus compara o reino de Deus com uma porta estreita, através da qual, não se passa cheio de bagagens e cargas. Precisamos aprender a viajar com pouca bagagem.

Como vimos no início, ele próprio é a Porta. O padrão de Jesus é altíssimo em Mt 5.20 ele diz: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”.

A Porta mesmo sendo estreita, leva aqueles que a atravessarem a um lugar espaçoso de alimento, plenitude e refrigério. Por isso o esforço para renunciar os apelos carnais vale a pena. Jesus no Evangelho de Mateus menciona outra porta, que é larga e leva à perdição e diz que são muitos os que entram por ela.

O texto ainda descreve o Reino de Deus como um banquete tendo os patriarcas e os profetas como convidados de honra. O banquete é a boa Palavra do Senhor que está sendo servida com fartura, mas tem sido rejeitada por muitos.

A expressão “esforçai-vos”, traz a ideia original de um esportista num treinamento intenso para alcançar o prêmio desejado. A mesma palavra é usada aqui para descrever o nosso esforço disciplinado como “atletas espirituais” lutando pelo Prêmio da soberana vocação. Vocação de ser santos!

Introdução:
Andar no Caminho, não é nada fácil, não é possível estar do lado de DEUS e ter como aliado o mundo e suas práticas malignas. Temos ouvido falar da Segunda Vinda de Cristo e o quanto precisamos nos preparar para aquele dia glorioso, vivendo uma vida santa, separada dos padrões do sistema imposto pelo nosso adversário.

 Essa postura de não conivência com os valores do mundo não é fácil e demanda um esforço muito grande de nossa parte, para vencer os apelos e inclinações da carne. Esse esforço empreendido pelo servo de Deus, não se trata de usar técnicas e recursos humanos para tal, mas usar os infinitos recursos de Deus colocados à nossa disposição pelo Espírito Santo. A boa notícia é que fomos equipados pelo Senhor para vencer.

O TEXTO LIDO NOS LEVA A REFLETIR A CERCA DO QUE A SALVAÇÃO GENUINA PRODUZ EM NÓS:

  1. Produz: Esforço (disciplina) perseverante para atravessar a Porta Estreita – v.24: “Respondeu-lhes Jesus: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”:
  • A pergunta do v.23 serve de ponto de partida para um ensino profundo acerca da genuína salvação e o que ela produz em nós. A pergunta é respondida não de forma direta por Jesus, mas como sempre, ele leva seus ouvintes a pensar. Há aqui um apelo ao auto-exame, bem como ao arrependimento sincero. A porta é estreita e não podemos atravessá-la carregando as inclinações da “velha vida” ou os apelos do mundo. A questão mais relevante aqui, não é se são poucos os que são salvos, mas se somos verdadeiramente salvos. O grande penhor dessa salvação é a ação e testificação do Espírito Santo em nós, nos constrangendo a viver como filhos da obediência. Para os justificados, a palavra de ordem é SANTIDADE de vida. Os verdadeiramente salvos são equipados para se esforçar perseverantemente para andar em novidade de vida. Eles demonstram sua nova condição através dos frutos dignos de arrependimento. Precisamos sim, nos esforçar também para resistir às pressões internas e externas. A Palavra do Senhor nos assegura que uma vez justificados, estamos livres do poder e da penalidade do pecado, ou seja, fomos habilitados para resistir, o que era impossível antes da justificação. Contudo, ainda não estamos livres da presença do pecado, mas fomos capacitados a resistir a ele.
  1. Produz: Senso de urgência, pois a Porta se fechará de repente – v.25: Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois”
  • Aqui notamos um apelo à prontidão e a urgência. A Porta está aberta, esperando que os chamados e escolhidos se decidam a atravessá-la, mas de repente num abrir e fechar de olhos ela pode se fechar.  Enquanto vivemos nesta terra, é tempo de oportunidade, porque a Porta está aberta para nós. Quando deixarmos a terra a Porta se fechará para nós, não haverá mais chance de salvação do outro lado da eternidade. A salvação é alcançada aqui e agora, não há nenhum purgatório, como alguns querem fazer crer. A sala de espera para a eternidade é aqui e agora. Só há duas portas, uma estreita que leva ao céu e outra larga que leva ao inferno, a opção por ambas é feita aqui. Só aqueles que têm ouvidos para ouvir perceberão o chamado e entenderão esta palavra.
  1. Produz: União relacional com o Cristo, do contrário, Ele não nos reconhecerá – vs. 26, 27ª: Então direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas Ele vos dirá: Não sei donde vós sois;”
  • Aqui há um apelo a uma relação pessoal com o Cristo vivo. Esse apelo não é para uma religiosidade aparente, exterior, vazia da presença de Deus. Não há discipulado efetivo se não há relacionamento efetivo. O Senhor em nenhum momento propõe um discipulado de regras a serem cumpridas mecanicamente, mas uma conformação à imagem de Jesus através de uma renovação da mente pela Palavra de Deus. Só assim seremos cartas vivas com a assinatura Dele à fogo em nossos corações. Essa união pressupõe uma morte e uma ressurreição para um andar em novidade de vida – ver Cl 3.1-17.
  1. Produz Aversão pelo mal – v. 27b Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades”:
  • Aqui há um apelo à ação transformadora e renovadora do Espírito Santo. Quando nos deixamos transformar pelo Espírito Santo a glória divina cobre as nossas vidas como as águas cobrem o mar! E conseguiremos sair da superficialidade religiosa e farisaica para um profundíssimo relacionamento com o nosso Pai Celestial. O autor de Hebreus diz que: Sem santificação ninguém verá a Deus”. Obs. Os versículos de 28-30 trazem uma aplicação primeira desse texto aos judeus, principalmente os da época de Jesus, mas há uma aplicação também para nós hoje. Muitos hoje ficarão de fora da mesa do banquete como os judeus daqueles dias! As igrejas estão lotadas, mas nem todos estão efetivamente salvos. Misericórdia!
CONCLUSÃO: QUE LIÇÕES ESSE TEXTO NOS ENSINA?
1. Precisamos nos examinar a nós mesmos com a ajuda do Espírito Santo e empreender um esforço para abandonar as velhas práticas. A bagagem que temos carregado tem embaraçado nossos passos e impedido o avanço de nossa caminhada. Em Hb. 12.1,2 propõe: Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé,  Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra de Deus”.
2. Aqueles que ainda não se decidiram por Jesus, precisam fazê-lo hoje. Os que já se decidiram precisam ratificar a sua decisão, vivendo dignamente de modo a glorificar o Senhor.
3. A união intima com o Cristo vivo precisa ser buscada, ansiada, experimentada por todos os salvos. Essa união gera leveza e equilíbrio.
4. Precisamos crescer em santificação e graça diante de Deus, não como religiosos estereotipados, mas como homens e mulheres cheios de Deus que fazem a diferença aonde quer que estejam não pelo que dizem, mas, sobretudo, pelo que vivem.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 30.06.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser utilizado para fins de edificação e evangelismo, desde que seja mencionada a fonte, e a FONTE é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...