domingo, 9 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/DIGA-ME COMO ESTOU ANDANDO!

DIGA-ME COMO ESTOU ANDANDO! Cl. 2.1- 7


Objetivo: Estimular os ouvintes a progredir espiritualmente a partir de um relacionamento estreito com o Senhor ressurreto.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto que lemos nos mostra o interesse genuíno do apóstolo Paulo pelo progresso espiritual dos colossenses.

Esta é uma das epístolas da prisão, provavelmente escrita durante o aprisionamento domiciliar de Paulo em Roma.

A grande ênfase desta epístola é confrontar os falsos ensinos dos falsos mestres que se infiltraram na igreja daqueles dias, com a supremacia de Cristo como cabeça da igreja, sobre o qual está toda autoridade e poder.

O desejo do apóstolo era que seus leitores crescessem na graça e no pleno conhecimento de Deus, só que ele não estava falando de um conhecimento meramente teórico, mas experiencial, não dogmático, mas relacional.

Introdução:
Jesus está chegando! É necessário nos achegarmos mais e mais a Ele, a fim de alcançarmos aquela estatura de varão perfeito projetada por Deus para nós.

 Em nenhuma outra época da história da igreja, é tão importante falar exaustivamente sobre a necessidade de fortalecimento e progresso espiritual dos cristãos. O povo de Deus tem se deixado contaminar com as heresias, com as práticas mundanas e deixado que costumes do inimigo de Deus adentrem a igreja. Por isso Paulo ora pelos colossenses (1.9) para que eles transbordem de pleno conhecimento da vontade de Deus em toda sabedoria e entendimento espiritual, para que possam viver de um modo digno do Senhor. Esta oração não é somente por aqueles irmãos, mas por nós também.

A meninice espiritual tem imperado em nossos dias. Os crentes correm feito malucos de “Herodes a Pilatos”, de igreja em igreja, de doutrina em doutrina, de regra em regra buscando algo que só pode, a rigor,  ser encontrado no relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo.

Já é tempo de despertarmos do sono e nos firmarmos no Caminho, quanto mais que a hora se aproxima. Jesus está às portas vigiemos e sejamos sóbrios.

O APÓSTOLO PAULO DEPOIS DE FALAR DE SUA LUTA POR AQUELES IRMÃOS, DIZ O QUE ESPERA QUE ALCANCEM E USA AQUI TRES FIGURAS PARA ILUSTRAR O PROGRESSO E A FIRMEZA ESPIRITUAL DAQUELES QUE RECEBERAM A CRISTO:
  1. Paulo estava atento ao crescimento daqueles irmãos – Vs.1-5: “Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente. Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes. Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo”. (NVI)
  • Paulo luta em oração para que aqueles irmãos crescessem e amadurecessem na fé. Ele deseja que o coração daqueles crentes fosse confortado e eles estivessem unidos uns aos outros em amor. Há um ardor no coração do apóstolo para que seus leitores tivessem forte convicção do entendimento para compreenderem o mistério de Deus que é Cristo. Ele ensina que todos os tesouros da sabedoria estão ocultos em Cristo e só são revelados Nele aos que andam Nele. É esta sabedoria revelada em Cristo que nos impede de sermos enredados pelas vãs filosofias e os raciocínios falazes à nossa volta. Vemos que o apóstolo estava atento ao testemunho daqueles irmãos e a sua firmeza na fé. Também nós temos responsabilidade uns com os outros. É como se cada um de nós carregássemos uma placa com a seguinte inscrição? DIGA-ME COMO ESTOU ANDANDO!”. À semelhança de determinados veículos de carga ou passageiros que carregam uma placa com os seguintes dizeres: COMO ESTOU DIRIGINDO? Não podemos esquecer que somos observados por homens e por anjos, eleitos e caídos. Portanto, cuidado com o testemunho!
  1. Primeira: A figura do Caminho (Jesus) trilhado por fé – v.6: “Ora, assim como recebestes a Cristo, o Senhor, assim andai nele” (ARA):
  • Quem um dia recebeu Jesus Cristo como Senhor e Salvador, deve permanecer nele, aliás, a perseverança dos santos  é a marca de uma genuína conversão. Jesus é o único Caminho possível para o Pai. Caminho sugere caminhada e somos chamados a andar por esse Caminho de vida ininterruptamente. Jesus é tanto o Caminho quanto o destino, ponto de partida e de chegada. Seguindo os passos de Jesus alcançaremos uma vida nova cheia de plenitude e satisfação que só ele pode conceder. Para onde nos conduz esse caminho? Alem de nos conduzir a eternidade reconciliados com o Pai, nos conduz sempre em triunfo em todas as situações. Deus tinha Jesus em mente quando disse a Abraão: Anda na minha presença e sê perfeito! Gn. 17.1; Crente verdadeiro anda no Caminho. Pois sabe que não existe atalho para a santificação existe um Novo e Vivo caminho chamado Jesus, O Cristo de Deus.
  1. Segunda: A figura da árvore radicada em Cristo – v.7 a: Nele radicados” (ARA):
  • Aquele cujas raízes estão bem firmadas no Senhor não se deixa abalar em tempo algum. Em Jr. 17.7,8 diz: Bendito o homem que confia no Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde; e, no ano de sequidão não se perturba nem deixa dar fruto”. Esse homem que tem suas raízes fincadas em Cristo não se deixa levar pelas filosofias, vãs sutilezas ou tradições humanas. Em Is. 61.3 o profeta chama os que estão firmados no Senhor de carvalhos de justiça plantados no Senhor para a sua glória! Tem sido cada vez mais difícil encontrar esses “Carvalhos” fortes que não se deixam abalar pelas intempéries da vida. O salmista no Sl 52.8 traduz essa idéia dizendo: Quanto a mim, sou como a oliveira verdejante na casa do meu Deus para todo o sempre”. O Senhor requer de nós permanência, firmeza.
  1. Terceira: A figura do edifício fundado em Cristo v. 7b: “e edificados” (ARA):
  • Aqui Paulo traz a figura do edifício bem alicerçado sobre a Pedra Angular que é Cristo Jesus, a Rocha eterna. O próprio Jesus fala dessa construção espiritual em Mt. 7.24, 25: Todo aquele, pois, que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora construída sobre a rocha”. Os que estão firmados em Cristo são bem instruídos e crescem em ações de graças, porque sabem em quem creem. Não sei, mas tenho a impressão que a igreja do Senhor Jesus sobre a terra precisa de uma nova reforma para voltar aos rudimentos da fé apregoados por Jesus e seus apóstolos. O povo de Deus tem perdido o foco e deixado de olhar para a cruz do calvário, para a morte vicária de Cristo por nós e para a ressurreição que é a razão de nossa esperança viva. A cruz é o começo de nossa vitória como diz o velho hino. Só nos resta orar e esperar que o Senhor desvende os olhos do seu povo fortalecendo-o e firmando-o em Cristo Jesus, nosso Senhor.
CONCLUSÃO: O que o Espírito de Deus ministrar ao nosso coração?
  1. Jesus é o CAMINHO precisamos andar nele ininterruptamente. A pergunta é como estamos andando neste Caminho? Andar no Caminho implica em que sejamos confortados e unidos uns aos outros em amor; que tenhamos firme convicção do entendimento para compreendermos o mistério de Deus, que é Cristo e que saibamos que todos os tesouros da sabedoria estão ocultos em Cristo e só Nele são revelados.
  2. Devemos permanecer como carvalhos de justiça radicados na pessoa do Cristo, e ele nos dá firmeza para enfrentar os vendavais da vida.
  3. Finalmente somos um edifício espiritual cujo alicerce está fundado sobre uma rocha Eterna chamada Jesus, O Cristo de Deus. Não podemos perder de vista essas ilustrações.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em  09.06.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de edificação e evangelismo, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...