domingo, 23 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta entregue por Manoela Malta/ LAODICEIA, UMA IGREJA QUE PROVOCA NÁUSEAS NO SENHOR!

LAODICEIA, UMA IGREJA QUE PROVOCA NÁUSEAS NO SENHOR!
Será que temos provocado náuseas no Senhor?
Apocalipse 3:14-22


Objetivo: Alertar a igreja tanto a respeito do perigo da negligencia com as coisas espirituais, quanto da mornidão espiritual por achar-se abastada.

Ideia Central do Texto (ICT):
O Senhor através do apostolo João, escreveu sete cartas a sete igrejas da Ásia Menor. Embora essas igrejas fossem locais, eram também representativas de todas as fases da igreja cristã, desde a era apostólica até a segunda vinda de Jesus Cristo.

O Senhor envia a sua mensagem para: Éfeso, a igreja descuidada; Esmirna, a igreja coroada; Pérgamo, a igreja transigente; Tiatira, a igreja corrupta; Sardes, a igreja fraca; Filadélfia, a igreja fiel e Laodiceia, a igreja insensata.

Jesus Cristo é o Senhor da igreja, Laodiceia significa governo do povo, Cristo do lado de fora. Um sistema fechado e autônomo.  A igreja tem que ser Cristocêntrica, não democrática. Do mesmo modo como cada igreja para a qual foi escrita uma carta da parte do Senhor, representa uma fase da igreja sobre a terra, também representa as posturas e ações dos crentes em todas as igrejas de todos os tempos.

Laodiceia era uma das cidades mais prósperas da Ásia Menor. Centro comercial e bancário. Produzia uma lã preta e brilhante, caríssima e muito procurada. Produzia também um tipo de unguento muito usado no tratamento de enfermidades nos olhos.

Era uma região vulcânica e em seus arredores havia fontes termais com águas mornas e sulfurosas, que embora usadas para banhos medicinais, não dessedentavam os viajantes.

Das sete igrejas para as quais Jesus escreveu apenas duas foram encontradas fiéis e não receberam críticas ou reprimendas: Esmirna e Filadélfia.

Introdução:
Creio que estamos realmente vivendo dias que antecedem a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo. Nunca se viu tanta insensatez no meio do povo chamado pelo nome do Senhor, tantos escândalos, tanta apostasia, tanto descuido, tanta transigência, tanta corrupção, tanta fraqueza, tanto mercadejamento da palavra de Deus. Creio também que as provas e testes pelos quais temos passado servem para confirmar ou desmascarar a nossa fidelidade ao Senhor. De uma coisa tenho absoluta certeza nada ficará oculto debaixo do sol. Aquilo que é praticado às ocultas pelos que se dizem crentes será proclamado aos quatro ventos. É preciso que aqueles que têm ouvidos ouçam aquilo que o Espírito ministra a igreja.

JESUS CHAMA A ATENÇÃO PARA TRÊS ÁREAS DESSA IGREJA, QUE SÃO TAMBÉM ADVERTÊNCIAS PARA OS CRENTES DE TODAS AS ÉPOCAS:
  1. Laodiceia se achava viva, mas havia perdido o seu vigor, seu entusiasmo – VS. 16:
  • O Senhor chama a atenção para a mornidão espiritual daquela igreja. Assim como as fontes de águas termais daquela região, além de não dessedentar, provocava náuseas e vômito nos que tentavam bebê-las, do mesmo modo o Senhor rejeitava a temperatura espiritual daquela igreja que provocava náuseas Nele. Ao falar para Laodiceia o Senhor fala para os cristãos mornos de todos os tempos. Esse cristão morno tem algumas características comuns: Ele tem suas prioridades invertidas. Para o morno, o reino de Deus está em ultimo lugar. O dinheiro e a vantagem estão sempre no topo de sua escala de prioridades. E ainda se justifica dizendo que quer ter dinheiro para investir na obra do Senhor. Mas esquece que o Senhor sonda mente e corações. O cristão morno deixa Jesus de fora de seu cotidiano: família, trabalho, diversões, relacionamentos, ele troca facilmente Jesus por tudo isso e sem culpa. Ele aposta numa ressurreição sem cruz. Na verdade esse é um arremedo de cristão. Ele tem uma postura na igreja outra lá fora, sobretudo em casa. Ele não adquire riquezas espirituais, não vive em santidade, não tem visão espiritual. Ele se esconde sob uma falsa religiosidade. O cristão morno é acomodado e complacente com seu próprio pecado, ele tem sempre uma postura critica e nunca misericordiosa em relação aos outros crentes. Enquanto Laodiceia adotava essa postura seu poder espiritual se deteriorava.
  1. Laodiceia se achava feliz, ricamente vestida e abastada, mas era infeliz, miserável, pobre  e nua – VS. 17, 18 a,b:
  • Ao contrário de Esmirna, que se considerava pobre, mas na verdade era rica espiritualmente, Laodiceia considerava-se rica, quando na verdade, era “infeliz, miserável, pobre, cega e nua”. Os cristãos de Laodiceia, ricos e abastados podiam comprar os tecidos caros de lã em seus mercados, mas na verdade, estavam espiritualmente nus e precisavam das vestes brancas de santidade à semelhança de muitos cristãos de nossos dias. Esta igreja não recebe nenhum elogio, por causa de sua insensatez, tornou-se reprovável! A mentalidade comercial da cidade acabou se infiltrando e contaminando a igreja. O Senhor aconselha que dele seja comprado “ouro refinado” = obras e testemunhos, passados pelo fogo da aflição e das provas. A igreja havia se acomodado e precisava passar pelo fogo da prova para reacender a temperatura espiritual. O problema é que aquela igreja insensata, havia se insensibilizado espiritualmente e não conseguia perceber o que estava acontecendo. Do mesmo modo alguns crentes, tornam-se tão carnais, tão mundanos que não percebem a sua miserabilidade espiritual.
  1. Laodiceia achava que enxergava, mas estava cega, perdera a visão do seu chamado  – v.18c:
  • Embora a cidade produzisse um precioso unguento para os olhos, os cristãos de Laodiceia estavam cegos para a sua própria realidade. Eles não conseguiam enxergar que o Senhor estava à porta batendo. Só Jesus pode nos dar esse colírio. Peçamos ao Senhor hoje, visão espiritual, que sejam iluminados os olhos do nosso coração.

O SENHOR ENCERRA ESTA CARTA COM TRÊS DECLARAÇÕES: Uma explicação, uma exortação e um convite.
  1. Uma explicação: Eu repreendo e disciplino a quantos amo” – v.19 a:
  • Aprendemos aqui que o Senhor é Deus de oportunidades e quer restaurar os santos mornos de todos os tempos. Muitas vezes o Senhor disciplina seu povo, permitindo que passe por um tempo de aflição para lhe restaurar a temperatura espiritual.
  1. Uma exortação: “Sê, pois, zeloso, e arrepende-te” – v.19b:
  • A igreja deveria se arrepender de seu orgulho e humilhar-se diante de Deus. Faltou-lhe zelo e arrependimento sincero de coração. Muitos servos têm negligenciado o reino de Deus em função de outras coisas. Isso é insensatez! Precisava reavivar o dom de Deus que havia nela e cultivar um coração fervoroso e dependente do Senhor.
  1. Um convite:Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” – v.20:
  • Note que aqui o Senhor apela para indivíduos (se alguém), não mais para a igreja como um todo.  Laodiceia tinha um programa bem sucedido de marketing espiritual. Atraía muitos para si, era grande e cheia. Aparentemente bem sucedida, mas faltava íntima comunhão com o Senhor. O orgulho e a auto-suficiência têm levado muitos à ruína e a queda. A Palavra do Senhor diz em Provérbios 16.18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. Àquele que vencer esse grande obstáculo, humilhando-se sob a potente mão do Senhor, será exaltado e receberá o galardão que está no v. 21: “Sentar-se-á comigo no meu Trono, assim como eu venci e sentei com meu Pai no seu Trono”. A mensagem de Cristo às sete igrejas é para todos os que têm ouvidos para ouvir o que o Espírito diz!

CONCLUSÃO: Afinal, quem deixa Deus nauseado?
  1. Pessoas que dizem conhecer a Cristo, mas não têm uma vida de testemunho.
  2. Aqueles que não reconhecem a sua própria pequenez diante de Deus e se acham orgulhosos e auto-suficientes.
  3. Aqueles que não enxergam seu próprio pecado e não se arrependem.
  4. Aos insensatos o Senhor sentencia: “Vomitar-te-ei de minha boca”.

Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta, entregue por Manoela Malta em 23.06.13 –
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...