quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sermão/Pr. Manoel Malta/CUIDADO COM AS LENTILHAS DESTE MUNDO!

CUIDADO COM AS LENTILHAS DESTE MUNDO!
Gênesis 25: 19-34

Objetivo: Levar o povo de Deus para refletir sobre as coisas espirituais em detrimento daquilo que o mundo oferece.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido fala de um episódio em que Esaú troca seu direito de primogenitura por um simples prato de lentilhas.

Deixa que uma fome física e momentânea o prive de um alimento eterno que o seguiria pela eternidade. Não é assim que muitos fazem em nossos dias? Os escândalos têm se proliferado em nosso meio por causa do apetite voraz e cobiçoso dos pratos de lentilhas a nós oferecidos. Sejamos sóbrios e vigilantes!

Introdução:
As Escrituras Sagradas são um celeiro inesgotável de fatos, situações, histórias, parábolas e exemplos que tipificam a transitoriedade dos dias que passamos pela vida terrena.

O episódio grotesco da troca de uma preciosa primogenitura por um cozinhado de lentilhas, como fez Esaú, diante da esperteza de Jacó, só porque não tinha mais forças para subsistir a um esmorecimento físico, que poderia muito bem ser curado com o repouso material, inteligente e oportuno. Mas a impaciência de muitos os têm feito amargar as consequências de tais escolhas.

GOSTARIA DE CHAMAR A SUA ATENÇÃO PARA DUAS COISAS NESSE EPISÓDIO:

  1. Os nossos testes de fé mais duros vem na hora de nossa fraqueza – Vs.29-32:
  • Vigilância e oração para o cristão são palavras de ordem! Estarmos atentos às nossas vulnerabilidades é uma questão de sobrevivência espiritual! Por uma fraqueza física passageira, Esaú pagou um preço muito alto, tão alto que até hoje, após alguns milênios, se reflete nos relacionamentos das descendências daqueles dois gêmeos.
  • As “lentilhas” tão bem cozinhadas por Jacó e tão gananciosamente desejadas e deglutidas por Esaú saciaram sua fome ocasional, mas deixaram outro tipo de fome de consequências desastrosas: a fome espiritual.
  • Os “Esaús e Jacós” dos nossos tempos continuam vivendo exatamente episódios semelhantes àquele de Gênesis 25: 27-34. Os Esaús atuais vivem trocando seu futuro e até sua vida eterna pelos “cozinhados de lentilhas” que os Jacós modernos oferecem instruídos, orientados e manipulados pelas artimanhas de satanás. As desobediências, as desonestidades, os vícios, a idolatria em todas as suas formas sutis e subjetivas, a ganância desenfreada, a incredulidade, os dogmas e as doutrinas humanas e toda uma série de deformidades morais, científicas e ateias que vão paulatina e subliminarmente corroendo os pilares de uma humanidade que foi criada por Deus para ser pura e santa, herdeira natural de uma vida eterna junto ao Grande Pai.
  • Precisamos hoje, mais do que nunca, ter cuidado com as “lentilhas” do mundo moderno, para não perdermos nossa “primogenitura”, nossas bênçãos e os tesouros eternos reservados para aqueles que permanecem fieis! A “culinária” mundana dos dias atuais supera em muito aquela usada nos dias de Jacó. O simples cozinhado do patriarca é hoje um inocente repasto diante do cardápio maquiavélico que o mundo oferece aos desavisados. Fiquemos atentos!
2.     Esaú era carnal e simplesmente desprezou seu direito de Primogenitura – VS.33,44:
  • O que havia de tão especial com o direito de Primogenitura tão cobiçado por Jacó e tão vergonhosamente desprezado por Esaú? A tão valiosa primogenitura agregava privilégios materiais e bênçãos espirituais, além do que, aquele que a recebesse por seu nome seria chamada aquela descendência.  Em Hebreus 12.23 diz: “A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”. Em Cristo somos primogênitos! Contudo, Esaú chamado de profano e impuro pelo autor de Hebreus o desprezou. Em Hebreus 12.16 somos advertidos severamente nos seguintes termos: “nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura”. Tão infeliz atitude ocasional e irrefletida, custou-lhe até a troca de nome: passou a chamar-se Edom e os edomitas foram mais além. Os seus descendentes sempre perturbaram a vida dos filhos de Jacó, que por sua vez passou a se chamar Israel e até hoje os desentendimentos continuam. Tudo por causa de umcozinhado de lentilhas”.
  • Quem não está saciado com o banquete das Sagradas Escrituras pode cair facilmente no engodo dos fartos e enfeitados pratos de “lentilhas enganosas” diariamente a nós oferecido. Um copo aqui, uma taça ali, um tira-gosto acolá, uma conversa bonita, um prazer momentâneo, uma vantagem ilícita, uma promessa irrecusável e lá se vão as bênçãos reservadas para os que deviam permanecer fiéis sem se deixar enganar pelas aparências.
  • Nunca devemos trocar a pureza e a simplicidade das coisas espirituais pela opulência e falácia dos “cozinhados de lentilhas” oferecidos pelo mundo e tão engenhosamente estimulados pelo diabo. Vivemos uma época em que muitos em nosso meio têm transigido com o mundo e suas ofertas. É preciso atenção, vigilância e oração constante.   
Conclusão: O que o texto nos ensina?
  1. Permaneçamos atentos e em oração. É em nossas inclinações frágeis que o inimigo quer nos apanhar. Que possamos colocar os nossos apetites debaixo da autoridade soberana do Senhor Jesus Cristo!
  2. Não sejamos carnais e impuros como Esaú. Continuemos a pedir Discernimento e sabedoria ao Senhor, para sermos encontrados fieis!
Ao Senhor toda glória!

SERMÃO/Pr. Manoel Malta em 27.06.13 – www.ocolodopai.com




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...