domingo, 5 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/SERÁ QUE ESTAMOS PRONTOS PARA GUERREAR?

SERÁ QUE ESTAMOS PRONTOS PARA GUERREAR? 
Efésios 6:10-18 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Despertar e preparar a igreja para o combate espiritual no qual estamos engajados.

Ideia Central do texto:
O texto em apreço apresenta ao cristão a sua roupa e equipamentos de combate. Será que estamos prontos para guerrear?

A idéia central aqui é trazer um despertamento espiritual no sentido de compreendermos que fomos arregimentados, como bons soldados de Cristo, não para um combate puramente físico, mas contra as forças espirituais do mal no mundo invisível.

Como cristãos, enfrentamos três tipos de inimigos: o mundo, o diabo e a carne. O mundo é o sistema à nossa volta, que nos oferece todo um leque de opções para andarmos de forma contrária à vontade de Deus; o diabo é o velho homicida, ladrão, destruidor, mentiroso, acusador e adversário. Ele é o líder de legiões de anjos caídos, está sempre ao derredor à espreita como todo oportunista nos estimulando a aceitar as ofertas do mundo. Ele conta com as nossas inclinações e fraquezas; e a carne é a velha natureza pecaminosa, herdada de Adão, tanto o mundo quanto o diabo contam com as nossas inclinações, por isso oferecem as oportunidades de pecar e estimulam a prática do pecado.   Essas três frentes inimigas trabalham em conjunto e se opõem unidas a Deus, sua obra e seu povo.  É a trindade maligna.

Paulo usa para ilustrar esse combate, uma linguagem militar, visto que ele próprio estava acorrentado a um soldado romano e os seus leitores estavam acostumados com o movimento de soldados, indo e vindo, bem como com seus equipamentos de guerra.

Como cristãos, lutamos em vitória, porque estamos do lado do vencedor. Jesus é o Forte dos Fortes, o Valente dos Valentes. Precisamos buscar a ajuda do Espírito Santo para recebermos discernimento e sabedoria, bem como para nos apropriarmos pela fé, da vitória em Cristo.

Introdução:
Nesses dias estamos ministrando a igreja sobre a necessidade de uma busca constante por discernimento e sabedoria do Alto, pois a batalha na qual estamos engajados tem se tornado cada vez mais acirrada. A  maior estratégia do nosso adversário é nos cansar da luta e nos esmorecer, para que percamos de vista o próprio combate. Tem muito crente depondo as armas. O povo de Deus precisa permanecer vigilante e andar e agir em unidade. A Unidade de Inteligência Militar desempenha papel crucial em uma guerra. Essa Força tarefa permite que os oficiais conheçam e compreendam as ações e estratégias do adversário.  A Igreja é essa Força Tarefa, é um navio de guerra não um navio de turismo. Se negligenciarmos isso, subestimando a capacidade e o poder destrutivo do nosso inimigo, seremos esmagadoramente derrotados.

Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra seres espirituais demoníacos, cujo único propósito é destruir a obra e o povo de Deus. Esses seres estão sob o comando de satanás.

RECOMENDAÇÕES DO APÓSTOLO PAULO AOS SEUS LEITORES, ANTES DE USAREM O EQUIPAMENTO DE GUERRA – Vs. 10-12:

  1. Fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder – v.10:
  • Precisamos nos fortalecer da força que o Senhor supre. Esse fortalecimento passa pelo arrependimento, confissão de pecados e pelo reconhecimento da profunda dependência de Deus.  Humilhar-nos na sua presença é imperioso. Ne. 6.9; Sl 89.21; Sl 119.28; Is 41.10; Jr 15.11; Fp 4.13; Cl 1.11; Dt 33.27.

  1. Revestir-se de toda Armadura de Deus – v.11:
  • Essa Armadura com suas diversas peças, não é algo místico, usado como se fosse um amuleto. Essa Armadura deve ser plasmada em nós, através da profunda convicção daquilo que somos e temos em Cristo Jesus.
  1. Estamos lutando contra um inimigo astuto – v.11b:
  • As admoestações de Paulo indicam que o adversário é astuto, nos arma ciladas. Não devemos subestimar o seu poder e capacidade de persistência, ele não desiste nunca, apenas muda de estratégia. Jesus o chama de ladrão, assassino e destruidor, ele age de súbito e traiçoeiramente. Jo 10.10ª. O cristão não pode se dar ao luxo de lhe ignorar os desígnios – II Co 2.10,11. Ele se faz passar até por um anjo de luz, cuidado! – II Co 11.14; Mt. 24.24; Ap 13.13.

  1. Nossa luta não é física, mas espiritual v.12:
  • Certo comentarista bíblico, chamado Charles Williams propõe a seguinte tradução para esse versículo: Pois nossa luta não é somente contra inimigos humanos, mas contra os governantes, autoridades e poderes cósmicos deste mundo tenebroso; ou seja, contra os exércitos de espíritos do mal que nos desafiam na luta celestial”. O termo “luta” aqui indica que não somos meros espectadores, mas estamos diretamente envolvidos nessa batalha.

PAULO AGORA APRESENTA: A ROUPA, OS EQUIPAMENTOS E A POSTURA DE GUERRA – VS. 13-18:

Obs. Precisamos de armas ofensivas e defensivas para lutar e prevalecer contra nosso adversário. Só poderemos fazer isso pela fé – v.13. Os dias são maus, o inimigo é mau, mas Se Deus é por nós, quem será contra nós?”- Rm 8.31.

  1. O Cinto da Verdade – v.14:
  • O cinto mantinha unidas as outras peças da armadura. A Verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. Como cristãos somos seguidores da Verdade, que é uma pessoa chamada Cristo! A menos que pratiquemos a verdade, não podemos usar a Palavra da Verdade. Quando a mentira entra na vida do cristão, tudo começa a desintegrar-se: comunhão com Deus, saúde, finanças, relacionamentos e por fim a comunhão com a igreja. O que mente, o faz sob a eficácia de satanás, que é o pai da mentira – Jo 8.44

  1. A Couraça da justiça – v.14b:
  • Essa parte da armadura era feita de placas de metal e cobria a parte frontal e a dorsal do corpo, ia do pescoço até a cintura. Simboliza a justificação em Cristo Jesus. Nosso adversário é o acusador, mas não pode acusar os eleitos de Deus que andam em justiça e retidão – Rm 5.1,2

  1. As Sandálias do Evangelho da paz – v.15:
  • Os romanos usavam sandálias com cravos na sola, para dar firmeza em qualquer terreno, impedindo que escorregassem. Os nossos pés precisam estar firmados sobre o Evangelho e a Paz de Cristo para não resvalar – Sl 73.2; Aqui fala da paz sobrenatural que o Evangelho proporciona, bem como da prontidão para andar no Caminho e anunciar as Boas Novas do evangelho – Is 52.7; Rm 10.15

  1. O Escudo da Fé – v.16:
  • Esse escudo grande media 1,20m por 60 de largura, era feito de madeira e revestido de couro. O soldado o segurava diante de si para proteger-se de lanças, flechas e dardos inflamados. Esses escudos encaixavam-se uns nos outros o que permitia uma linha inteira de soldados marcharem em unidade contra o inimigo como uma parede sólida. A fé viva nos move a andar e agir em unidade. Quando os cristãos se unem, a derrota do adversário é certa. Um reino dividido não subsiste, disse Jesus.

  1. O Capacete da salvação – v.17:
  • Refere-se à mente controlada por Deus. Em nossa mente se travam as mais mortais batalhas. Precisamos protegê-la com a certeza da salvação. Precisamos ser instruídos na palavra de Deus – Ef 4.21; II Pe 3.18

  1. A Espada do Espírito – v.17b:
  • Essa Espada é a Palavra de Deus. É a arma ofensiva que Deus nos dá. Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais fácil fica detectar as mentiras do inimigo. No momento da salvação vestimos essa Armadura, mas precisamos nos apropriar dela a cada dia. Todo dia há um ajuste a fazer.

  1. A postura de Guerra: oração e vigilância – v.18:
  • Orar em todo o tempo – I Ts 5.17: estar em sintonia com o trono da Graça, em comunhão com o Senhor. Orar no Espírito – pelo poder e direção do Espírito Santo. Oração vigilante – Ne 4.9; Mc 13.33; 14.38; Oração perseverante, não desistir da luta – Lc 18.1-8;Oração por todos os santos – Jó 42.10; Mt 9.38; Mt 18.9

Conclusão:
1.       O sangue de Jesus derramado na cruz do calvário é o fundamento de nossa autoridade.
2.       O que fazer para se habilitar para essa peleja e prevalecer? Quem pode usar a Armadura de Deus? Os que nascem de novo e se santificam.
3.       Conhecimento de Deus e a prática da sua Palavra geram santificação; santificação gera obediência; obediência gera autoridade e autoridade gera vida abundante. E é isso que o povo de Deus precisa experimentar! Jo 10.10b; Lc 10.19
Aleluia, Amem!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 05.05.13 – www.ocolodopai.com
Este matéria pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...