quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/PRECISAMOS URGENTE DE SABEDORIA E DISCERNIMENTO!

PRECISAMOS URGENTE DE SABEDORIA E DISCERNIMENTO!
Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”.

Efésios 1:15-19


Objetivo: Estimular a igreja a se fortalecer no Senhor clamando pela sabedoria e o discernimento que só o Senhor pode conceder.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto é a primeira oração feita pelo apóstolo Paulo em favor dos efésios.
Essa epístola foi escrita como uma encíclica (uma carta circular) que deveria ser enviada a todas as igrejas gentílicas da Ásia menor, como o objetivo de apresentar a igreja como o Corpo Vivo de Cristo sobre a terra.

Nos dias de Paulo, a igreja enfrentou a ação nefasta dos judaizantes. Eles tentavam impedir a obra realizada pelo apóstolo para edificação da igreja, infiltrando no meio dela vários ensinos heréticos que feriam a liberdade da graça. Nos versículos 15 e 16 deste contexto, encontramos o apóstolo mencionando a fé e o amor daqueles irmãos uns pelos outros. No entanto, ainda faltava algo essencial na vida espiritual daqueles queridos: Sabedoria e discernimento. Parece que essa é também uma necessidade da igreja do século XXI.

Por ser o Corpo de Cristo, a igreja precisa se revestir da sabedoria do Senhor, que é o seu cabeça. Esta oração apostólica é um clamor por esta sabedoria e o discernimento, tão necessários para a nossa sobrevivência espiritual em tempos de relativismos.

Introdução:
Gostaria de começar o mês orando por sabedoria e discernimento. Tem faltado isto em nosso meio. Façamos uma pausa nas nossas necessidades materiais e físicas para nos aplicarmos neste clamor tão oportuno em nossos dias.

Sendo esta uma carta circular, também é endereçada a nós hoje, sobretudo porque temos enfrentado muitos ventos doutrinários contrários à Santa Palavra de Deus, além de uma tentativa diabólica de transformar em libertinagem a graça do Senhor. O clamor de Paulo naqueles dias nos alcança hoje, façamos coro com o apóstolo.

HÁ QUATRO PETIÇÕES CENTRAIS NESTE CLAMOR APOSTÓLICO PELA IGREJA CRISTÃ DE TODAS AS ÉPOCAS:

  1. Primeira petição: Que o Deus do Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória conceda a igreja Espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele – v.17: “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.
  • O Senhor nos exorta em sua Palavra a buscar conhecê-lo. Ele se queixa inclusive de que essa falta de conhecimento é a causa da destruição do seu povo. Em Os. 4.6 ele diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento”. E em Os. 6.3 ele diz: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Esse conhecimento não cessa e não é apenas teórico, mas experiencial. À medida que caminhamos com o Senhor vamos sendo moldados por ele. Essa sabedoria e revelação que vêm do Senhor não permitem que sejamos enganados pela tolice dos homens, nem pelos sofismas de satanás, mestre da mentira e do engano. O povo de Deus precisa aprender com a estratégia dos habitantes de Beréia: Enquanto Paulo pregava, eles iam para a palavra para ver se as coisas de fato se passavam assim. Hoje se engole tudo e não faltam aqueles que vivem a apregoar as invencionices que dão “ibope”. Tudo isso debaixo do jugo de uma teologia de terror que tem aprisionado a muitos sob o tacão de líderes que dão mais poder ao diabo que a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Precisamos sim, de sabedoria e revelação, mas isso só é possível através do conhecimento experiencial de Deus, por meio da Palavra e do Santo Espírito.
  1. Segunda petição: Que a igreja tenha os olhos do coração iluminados para compreender a esperança do seu chamamento – v.18 a: “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou”:
  • Fomos chamados e escolhidos com o propósito principal de nos tornar filhos de Deus, membros de sua família, esse é o maior dos privilégios, que muitos não compreendem; mas há também os vários objetivos ministeriais específicos que precisamos conhecer. Você tem sentido um ardor no coração por um trabalho específico na seara do mestre? Se sente, ore para que o Senhor complete a revelação e o capacite para atuar na área do seu chamado.
  1. Terceira petição: Que a igreja aprenda a apreciar a riqueza da glória de Cristo sobre ela – v.18b: “as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”
  • Não deprecie aquilo que você já recebeu de Deus. Foi restaurada em nós a imagem e semelhança de Deus, isso no âmbito do nosso espírito recriado. O Senhor nos transformou em transporte da vida de Deus; em santuários das moradas do Altíssimo. O Espírito Santo se move e age por nosso intermédio; é a glória de Deus em nós, apesar de nós. O nosso espírito recriado recebe as impressões do Espírito de Deus, que nos capacita a realizar a sua obra na terra. E isso é maravilhoso demais aos nossos olhos.
  1. Quarta petição: Que a igreja possa meditar continuamente na Suprema Grandeza do poder de Deus para com ela, segundo a eficácia da força do Seu poder – v.19: “as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”.
  • O Poder Supremo de Deus nos resgatou do reino das trevas, quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor: JESUS. A ele foi dado todo o poder no céu, na terra e embaixo da terra. Grandiosa é a obra da salvação, nos conferindo remissão de pecados, libertação do poder do pecado, da ação maligna de satanás, plenitude do Espírito Santo, autoridade e nos tornando filhos de Deus. Se o cristão tivesse consciência do poder que está sobre ele, poderia experimentar a vida abundante de plenitude, liberdade e graça que o Senhor tem reservado para os que o buscam e o adoram em espírito e em verdade.

CONCLUSÃO: O que o Senhor deseja aqui? Ele deseja:
  1. Que busquemos a sabedoria e a revelação procedentes dele para que não sejamos enganados ou levados de um lado para outro pelos ventos de doutrina que insistem em soprar em nossa direção, nem sejamos manipulados por líderes inescrupulosos com suas teologias muitas vezes tiradas até mesmo de demônios.
  2. Que busquemos o discernimento para compreender a verdadeira natureza de nosso chamamento. Ele tem grandes coisas para realizar em nós e por meio de nós.
  3. Que reconheçamos a riqueza da Sua excelsa glória em nós com temor e tremor! Somos transportes da vida de Deus, seus santuários vivos sobre a terra. É muito privilégio, mas ao mesmo tempo muita responsabilidade!
  4. Que meditemos na Suprema Grandeza do Seu poder, que não só nos resgatou das trevas, mas nos fez seus filhos: lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro. O maligno não tem poder de tocar em nosso espírito recriado, porque somos de Deus. Ele pode até tocar no corpo e nas emoções, mas nunca no espírito nascido de novo do cristão genuíno. Há um carimbo santo em nós, que é o penhor do Espírito Santo sobre as nossas vidas!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 01.05.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.  

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...