quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ESTREITEMOS O NOSSO RELACIONAMENTO COM O SENHOR!


ESTREITEMOS O NOSSO RELACIONAMENTO COM O SENHOR!
“Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor!” 
Cantares 2:4



Objetivo: Estimular a igreja a buscar a verdadeira intimidade com o Senhor e a vida abundante ele  prometeu.

Idéia Central do Texto:
O livro de Cantares para alguns é uma parábola sobre o amor, para outros é uma alegoria, são várias as interpretações. Mas vamos deixar os teólogos com suas exegeses.

Na verdade é um Poema literal no mais autêntico estilo hebraico sobre o amor conjugal entre Salomão e a jovem esposa sulamita. Contudo, a mensagem do poema nos remete também ao relacionamento íntimo de Cristo com sua Noiva, a igreja.

Em toda a mensagem encontramos o modelo de relacionamento que o Senhor deseja ter com o seu povo. Apesar de ouvirmos poucas mensagens neste texto, aqui temos um rico material a ser explorado.

Introdução:
O povo de Deus de uma maneira geral tem andado numa aridez que assusta. Sobretudo, quando se fala em prosperidade e abundancia. Vou explicar: Mesmo aqueles que alcançam uma prosperidade financeira, não conseguem experimentar a verdadeira vida abundante prometida por Cristo em Jo. 10.10. Há sempre uma interpretação absolutamente espúria a respeito desses temas.

Creio que a culpa desse engano seja a multidão de pregações que se prolifera em nossos dias, especialmente na igreja eletrônica, salvo raríssimas exceções, claro, que focam naquilo que é material.
Fomos alcançados, gerados de novo para a plenitude de um relacionamento íntimo com o Senhor ressurreto. E esse relacionamento estreito é o maior tesouro que recebemos da parte de Deus, este a traça não rói nem a ferrugem destrói!

Se lermos todo o poema veremos inúmeras figuras de linguagem, alegorias e metáforas que são bem próprias da poesia hebraica. Sala do Banquete = lugar da plenitude, de excelência, de honra. Estandarte = insígnia, bandeira, pavilhão que identificava uma tribo ou nação.

NO TEXTO LIDO A JOVEM ESPOSA FAZ UM PEDIDO AO SEU AMADO. ELA DESEJA SER LEVADA À SALA DO BANQUETE. O QUE HÁ DE TÃO ESPECIAL NA SALA DO BANQUETE?
1.     A Sala do Banquete é o lugar da Honra da Excelência:
  • Vale salientar aqui que este pedido foi feito por uma rainha ao seu Rei. Paulo falando aos efésios diz que ressuscitamos com Cristo e estamos assentados nas regiões celestiais com Ele (Ef.2.6). Que grande revelação! Recebemos autoridade para reinar com ele. Fazemos parte da família de Deus. Somos privilegiados. A jovem esposa sabia disso e não abriu mão de seu direito adquirido. O grande problema conosco é que não temos enxergado nosso lugar de privilégio, carregamos o ranço da velha vida. Temos esquecido que somos raça eleita, nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. O céu para nós começa aqui. Outra razão para não desfrutarmos desse alto privilégio é que deixamos de dar atenção as palavras do Rei para nos determos nas palavras néscias, nas “profetadas” e ministrações dos falsos profetas ao nosso redor.
  1. A sala do banquete é o lugar da Intimidade:
  • O salmista diz que “a intimidade do Senhor é para os que o temem” Sl. 25.14. Temer ao Senhor não é ter medo de Deus, mas reverenciá-lo como Senhor, Salvador e Rei. Priorizando-o em tudo. No lugar da intimidade coisas secretas são partilhadas, pecados são confessados e perdoados, necessidades são expostas. Corações são derramados, vidas são restauradas e libertas. Na Sala do Banquete o Rei é encontrado e poderá mudar a nossa sorte. Separemos um tempo para buscar essa intimidade.
  1. A Sala do banquete é o lugar da Comunhão:
  • O apóstolo Paulo diz em I Co.1.9: “Fiel é Deus pelo qual fostes chamados à comunhão  de seu Filho, Jesus, nosso Senhor”. Será que temos desfrutado efetivamente dessa comunhão? Comunhão pressupõe proximidade, unidade. Temos buscado o Senhor pelo Senhor ou o buscamos apenas quando as coisas se tornam difíceis e atravessamos os estreitos e desertos da vida? Qual foi a última vez que nos prostramos em sua presença apenas para desfrutá-la? Qual foi a última vez que nos prostramos em sua presença apenas para agradecer e adorar? A grande verdade é que temos perdido a capacidade de agradecer por tudo que o Senhor é, pelos seus atributos eternos; pelo que ele tem feito em nós, por nós, através de nós, apesar de nós. Só os que têm legítima comunhão expressam verdadeira gratidão.
4.     A Sala do Banquete é o lugar da Abundancia, da Plenitude:
  • Em Jo.10.10 o Rei Jesus diz : “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundanciaNo Sl. 81.13-16 o Senhor diz através do salmista: Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários! Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo. Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria". (NVI). É desejo de Deus sim, que experimentemos o melhor nesta terra, mas isso só acontecerá quando aprendermos a ir à sala do Banquete. Lá é o lugar da plenitude, o lugar da abundancia, da verdadeira alegria.  Tudo isso só é possível quando vamos à mesa do Rei, quando desfrutamos da sua presença e a senha de acesso a essa presença já foi comprada para nós através do sangue do Rei Jesus derramado por nós na cruz do Calvário. A parte dele foi essa, a nossa é recebê-lo em fidelidade.
CONCLUSÃO: O que este texto nos ensina hoje?
  1. A verdadeira prosperidade existe e é possível experimentá-la ainda nesta terra. Essa prosperidade não é dinheiro ou bens materiais, isso só nos é legado quando usamos estes recursos para investir no Reino de Deus.
  2. A verdadeira prosperidade só pode ser encontrada na Sala do Banquete à mesa e na presença do Rei.
  3. A sala do banquete é o lugar da Honra, da Intimidade, da Comunhão e da Abundancia.
  4. Descobrimos que o resultado da experiência na Sala do Banquete é o Estandarte do Amor que é recebido das mãos do próprio Rei. A Sulamita diz no final do versículo: “E o seu Estandarte sobre mim é o amor!”. Esse estandarte testifica que estivemos na Sala do Banquete.
  5. Estandarte como vimos é insígnia de identificação, o Estandarte do amor mostra que pertencemos ao Rei Jesus, é a nossa maior credencial. Estandarte deve ser hasteado no alto para que todos vejam e reconheçam a quem pertence quem o ostenta. Será que este estandarte pode ser visto em nós?
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 03.04.13
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...