quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR!

O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR!
Salmo 121


Objetivo: Encorajar a igreja, sobretudo os abatidos a perseverar em sua confiança em Deus.

Ideia Central do Texto:

A ideia central deste salmo é a proteção de Deus sobre o seu povo.

A segurança para os que viajavam pelas perigosas estradas de Israel era algo preocupante. Os perigos eram muitos: o tempo frio ou quente demais, a escassez de água e a presença constante de salteadores. Tantos os peregrinos do passado quanto os de hoje precisam desesperadamente da proteção do Senhor!

Introdução:
Hoje vivemos em um mundo no qual a segurança está cada vez mais deficiente. O mal tem se tornado cada vez mais sofisticado e somos ameaçados e assolados de todas as formas. Como peregrinos de Deus, em nossa jornada por esta vida carecemos nos sentir seguros, porque os perigos que nos cercam são tão reais e ameaçadores quanto os enfrentados pelos peregrinos que viajavam pela região montanhosa de Israel, naqueles dias.

Deus é o nosso único refúgio e fortaleza, consolo bem presente nas tribulações.

Temos vivido dias de muitas angustias ante as circunstancias que se nos apresentam, as saídas para as situações difíceis ficam cada vez mais escassas. As pessoas anseiam por respostas para as tantas dificuldades que as assolam. São perdas irreparáveis, enfermidades graves, separações sem explicações, os relacionamentos ficam cada vez mais descartáveis. São tantos flagelos que não dá para descrevê-los todos. Contudo, é exatamente nessas horas quando tudo parece não ter saída que contamos com os infinitos recursos de Deus. Recorramos, pois, a ele!


A EXPERIENCIA DO SALMISTA APONTA PARA A ALGUNS PRINCÍPIOS:


1.    Precisamos aprender a olhar acima dos montes – vs. 1,2
·        Os apóstatas e os gentios confiavam nos “deuses” estranhos, adorados nos montes.
·        O povo fiel olhava e olha acima dos montes, para o Grande e Todo Poderoso Deus que criou os céus e a terra e tudo o que neles há.
·        Isto significa que o Senhor tem e sempre terá o controle soberano de todas as coisas. Ousemos confiar nele em todas as situações!

2.    O Senhor não dorme e está atento ao nosso sofrimento – vs. 3,4
·        O Senhor se preocupa com os nossos pés, isto significa que ele não quer que tropecemos, mas que façamos caminhos retos para os nossos passos para que não sejamos extraviados.
·        Mesmo quando dormimos Deus nos guarda, porque ele não dorme. Ele nos cerca pela frente e por detrás com alegres cantos de livramento.
·        No Sl 32.8 lemos: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”.

3.    O Senhor é o nosso abrigo seguro – vs. 5,6
·        Deus não está apenas sentado num alto e sublime trono, nos assistindo de longe; ele interage conosco e interfere sempre que for necessário. No Sl.34.7 diz: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.
·        Isto não significa que não passamos por dificuldades e aflições; quando ele permite tais situações, é para um fim proveitoso.

4.    Contamos com o cuidado amoroso do nosso Pai celestial – vs. 7,8
·        Não precisamos temer a nada, porque o cuidado amoroso de Deus está ao nosso redor.
·        O apóstolo Pedro em I Pe 5.7 diz: “... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós”.
·        Quem pode se queixar da jornada quando o caminho nos conduz ao lar?”. Meditemos neste pensamento!

CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS AQUI SOBRE A PRESENÇA E O CUIDADO DE DEUS PARA CONOSCO?

1.     Ele está continuamente adiante de nós, muito acima e além dos montes.
2.     Os olhos dele estão permanentemente sobre nós.
3.     A presença dele está junto de nós, nos guardando moral, física e espiritualmente.
4.     O cuidado dele está ao nosso redor em todo o tempo.

Aleluia, Amém! 18.04.13 www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado par fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...