domingo, 28 de abril de 2013

Sermão/Manoela Malta/O SACRIFÍCIO QUE DEUS REQUER DE NÓS: GRATIDÃO!

O SACRIFÍCIO QUE DEUS REQUER DE NÓS: GRATIDÃO!
“Oferece a Deus sacrifício de ações de graças!”
Salmo 50:14a


INTRODUÇÃO
Quantas vezes fizemos sacrifícios em nome do nosso amor ao Senhor? Doamos aos pobres, fazemos jejuns das nossas comidas preferidas, da TV e de tantas outras coisas como sacrifício oferecido a Deus. Vamos deixar uma coisa bem clara: não há problema algum com nenhum desses jejuns, eles são muito bem-vindos, por sinal, quando precisamos matar de fome a nossa carne que nos leva a fazer “o mal que não queremos”. Porém, eu gostaria de convidá-lo a pensar um pouco a respeito do sacrifício que Deus requer: o sacrifício de Gratidão.

O QUE É SACRIFÍCIO DE GRATIDÃO?
Sacrifício: remete a algo que traz em si uma dificuldade, uma abnegação, uma morte literal ou simbólica, um sofrimento.
Na palavra de Deus, vemos algumas passagens que falam em “Sacrifício de Gratidão” ou “Sacrifício de Ações de Graças” num contexto em que havia um sofrimento, como o salmista no Salmo 116, que fala de muitos sofrimentos pelos quais passou, ou como no Capítulo 2 de Jonas, onde o encontramos orando ao Senhor de dentro da barriga do peixe e ofertando a Deus um cântico de gratidão como sacrifício.

Ser grato a Deus quando tudo vai bem, não exige esforço, não exige coração contrito. Somos gratos a qualquer um que nos faz algo que alegre o nosso coração!

Mas, oferecer ao Senhor um “Sacrifício de Gratidão” significa elevar seu coração em gratidão no meio da dor, da tormenta, da angústia e fixar nossos olhos nos olhos do Cristo vivo que não nos desampara nunca.

Mas, por que devemos oferecer a Deus “Sacrifícios de Gratidão”? Por que não posso simplesmente sentar e chorar? Por que eu não posso simplesmente viver a minha revolta diante da dor ou da angústia que me acomete?

Podemos chorar, podemos perguntar a Deus o que está acontecendo, podemos espernear na presença de Deus como crianças que não conseguem ver a situação de forma macro. Mas nada disso, de maneira alguma, pode nos tirar do altar do Sacrifício da Gratidão.

VEJAMOS ALGUMAS DAS RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS OFERECER A DEUS SACRIFÍCIOS DE GRATIDÃO:

1. Porque agrada ao Senhor (Salmo 50:7-15): Aqui, o Senhor fala de vários tipos de sacrifícios e ofertas que o homem pode fazer a Ele, mas que nenhuma delas consegue satisfazer o coração de Deus. Então, depois de discorrer sobre as ofertas que não tocam o coração de Deus, ele diz: “Oferece a Deus sacrifícios de ações de graças...”

2. Porque é um testemunho que glorifica/honra ao Senhor (Salmo 50:23a): “O que me oferece sacrifícios de ações de graças, esse me glorificará” ou, como diz na NVI: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me”. Ser grato quando tudo vai bem não testemunha acerca da nossa fé. Mas, ser grato até quando tudo vai aparentemente mal e sofrido, é um testemunho de que nós sabemos em quem temos crido e que nossa paz não depende das circunstâncias, mas, depende do Senhor e Rei que governa todas as circunstâncias! Sacrifício de gratidão é um sermão vivo de fé e amor a Deus. Um coração grato não passa despercebido, ele transborda, ele contagia por onde passa. Ele grita: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os lugares altos” (Habacuque 3:17-19).

3. Porque é um exercício de fé: “Fé é a certeza do que se espera e a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1).

Temos duas promessas que fortalecem nossa prática de Sacrifício de Gratidão e precisamos CRER nelas:

a) Jeremias 29:11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
b) Romanos 8:28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”.

Diante dessas promessas percebemos que por maior que seja a tormenta, o nosso Deus está agindo em nosso favor, para o nosso bem! Portanto, nossa gratidão sacrificial acontece no meio do sofrimento não porque gostamos de sofrer, mas porque sabemos em quem temos crido e que Ele é fiel para cumprir todas as Suas promessas! Porque sabemos que em todas as coisas Deus tem um propósito santo para forjar em nós o caráter de Cristo e trazer-nos para mais perto Dele.

4. Porque “a nossa tribulação produz para nós eterno peso de Glória, acima de toda comparação” (I Coríntios 4:16-17): Somos renovados de dia em dia através do peso de Glória que a tribulação produz para nós! Somos refinados por Deus e se estamos sendo refinados por Ele, significa que algum propósito o Senhor tem para nós!

Mas, o Sacrifício da Gratidão é tão difícil, como podemos conseguir, se muitas vezes o sofrimento nos convida apenas à murmuração?

TRAZENDO À MEMÓRIA O QUE NOS DÁ ESPERENÇA:
Que o Senhor, em todos os momentos das nossas vidas, nos ouviu, nos socorreu e nos livrou (Salmo 50:15 e Salmo 116:1-8).

CONCLUSÃO
Por que nós, cristãos, devemos oferecer a Deus Sacrifícios de Gratidão?
1. Porque agrada ao Senhor.
2. Porque assim estamos glorificando e honrando o nome do Senhor.
3. Porque exercitamos nossa fé e isso nos fortalece.

O que nos ajuda a conseguirmos oferecer a Deus esse Sacrifício de Gratidão?
Trazer à memória o que nos pode dar esperança: Nosso Deus não muda, Ele continua ouvindo o nosso clamor, nos dando livramento, nos conduzindo em triunfo e cooperando em todas as coisas para o nosso bem!

Manoela Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...