domingo, 24 de março de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/QUE SE ENCHAM OS VASOS DISPONÍVEIS!

QUE SE ENCHAM OS VASOS DISPONÍVEIS!
“Cheias as vasilhas disse ela a um dos filhos: chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou”.
II Reis 4:6


Objetivo: Ministrar a igreja sobre o propósito do derramar  de Deus sobre os crentes.

Idéia Central do Texto:
O texto lido conta a história de certa viúva de um dos discípulos dos profetas, que não tendo como sustentar a sua família recorreu ao profeta Elizeu. Aquele profeta como um líder espiritual sensível, consciente e responsável, acode a mulher e seus filhos milagrosamente trazendo multiplicação sobre o que ela já possuía: uma botija de azeite.

O texto lido no início praticamente encerra o relato dizendo que o azeite parou quando todas as vasilhas disponíveis estavam cheias e não havia mais vasilhas. Até então, houve um derramar sobrenatural de azeite e é sobre isso que gostaria de falar.

Introdução:
Estamos já há alguns dias falando sobre a necessidade de avivamento na igreja em dias que antecedem a Segunda Vinda de Cristo. Avivamento é governo de Deus sobre o homem, é transbordamento da alegria do primeiro amor no coração do crente, é Deus ocupando todos os espaços em nossos corações. É compulsão por santidade de vida com o único propósito de agradar a Deus. É serviço eficaz, é mudança radical de vida. É a manifestação de uma fé viva e frutífera. É comunhão uns com os outros. É tremor e temor na presença do Senhor.

O texto de hoje nos ensina que avivamento é também enchimento para todos os vasos disponíveis para Deus. Os daqui e os vasos vizinhos. Os que já estão e os que ainda chegarão. Em At 2.39 diz: Pois essa promessa é para vocês, para vossos filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, o nosso Deus chamar”.

O TEXTO LIDO TRAZ QUATRO PERCEPÇÕES SOBRE O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS CRENTES, QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR:

  1. O derramar é sobrenatural a partir do que já temos - V.2: “Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”.
  • Deus quer multiplicar o que você já tem e fará isso milagrosamente como fez no passado. Quem vai derramar é o Senhor. Unção de Deus não se ensina, se crê e se recebe em nome de Jesus Cristo. Já existe uma unção de Deus sobre a sua vida, ore para que ele multiplique o seu azeite”. Os dons serão multiplicados e turbinados com poder do Alto. A glória do Senhor encherá a sua vida como as águas cobrem o mar.
  1. O derramar é sem medida – V.3: “Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas”.
  • Não há no texto nenhuma referencia a quantidade de vasilhas, pelo contrário, o texto diz que a mulher deveria conseguir vasilhas vazias, não poucas”. Assim como Deus fez com aquelas vasilhas, ele quer inundar os vasos disponíveis para ele em todos os tempos! O Senhor quer encher você com a sua presença, mas só fará isso se você se esvaziar de si mesmo. A Bíblia diz em I Ts 5.19: Não apagueis o Espírito”. Os dias são maus como temos repetido tantas vezes e para que possamos fazer a obra de Deus com eficácia é necessário desejar e buscar ardentemente esse enchimento
  1. O derramar é sobre todos os vasos disponíveis – VS. 4-6: “Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou”.
  • O azeite era para todos os vasos disponíveis. Os de casa e os emprestados (aqui hoje há vasos de casa e vasos emprestados). A unção que Deus quer entregar não pode ser retida, é para todos. Não é privilégio de alguns guetos, mas é para todos os crentes. O Senhor falou através do profeta Joel (2.28) que derramaria do seu Espírito sobre toda carne. Os filhos e filhas profetizariam; os velhos sonhariam e os jovens teriam visões; até os servos e as servas receberiam. O azeite do texto só parou quando todos os vasos estavam cheios: será assim nesta era da igreja até o Arrebatamento. Enquanto houver vasilha para encher, o Senhor estará derramando do seu azeite.  O derramar de Deus não é para poucos privilegiados, porque ele não faz acepção de pessoas, mas para todos aqueles que estiverem disponíveis.
  1. Para que haja um derramar é preciso esvaziamento: (Ideia implícita no texto):
  • Óleo não se mistura com coisa alguma. Por isso, a prerrogativa para estar cheio é esvaziar-se. É preciso nos esvaziar de nós mesmos para que então o Senhor nos encha do seu Espírito, para a glória do seu nome.  Convido você agora a confessar o seu pecado, esvaziar-se de toda sujeira que tem impedido um enchimento efetivo do vaso. Deus quer derramar óleo puro e santo sobre a sua vida. O desejo do Senhor é que estejam alvas as nossas vestes e que nunca falte óleo sobre a nossa cabeça.
CONCLUSÃO: O QUE DEUS DESEJA QUE APRENDAMOS HOJE?
  1. A botija do azeite de Deus está sendo derramada, não perca a oportunidade; não desperdice azeite.
  2. Esse derramar é sobrenatural, para receber precisamos crer.
  3. O azeite não é para poucos privilegiados, mas para todos os que estiverem disponíveis para Deus.
  4. Precisamos nos esvaziar para ser cheios.
  5. O azeite que já temos será multiplicado para a glória de Deus.
  6. O derramar de Deus sobre nós serve para nosso sustento espiritual. Capacita-nos a ser frutíferos para a sua obra. Fortalece-nos na hora da prova, para que sejamos despenseiros da multiforme graça de Deus. Faz-nos ousados e obedientes às ordens do Senhor. Esse derramar não é para ser retido. Somos devedores de Deus. O Versículo 7 diz; “Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto”.
Aleluia, amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 24.03.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia.Pra Nadia. Me ajude .Ontem.tivem um sonho, tinha tipo uma banquinha, uma vasilha redonda cheia de azeite, e outras ao redor mas nao sei se estavam tambem ou se realmente era vasilha as outras. Mas acordei com a voz dizendo encham-se de azeite. Acordei no horario que sempre levanto para orar.

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...