domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sermão/Pra.Nadia Malta/CRISTO, NOSSO ÚNICO, PERFEITO E SUFICIENTE SALVADOR!

CRISTO, NOSSO ÚNICO, PERFEITO E SUFICIENTE SALVADOR!
Colossenses 2:8-15 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Chamar a atenção dos ouvintes para a pessoa do Cristo, refutando os falsos ensinos que rondam a igreja contemporânea.

Ideia Central do Texto:
No texto lido o apóstolo faz uma severa exortação quanto aos perigos espirituais que constantemente rondavam a igreja primitiva, ameaçando o fundamento do edifício espiritual, bem como comprometendo a saúde da árvore da fé cristã. As oposições em nossos dias não são diferentes daquelas que experimentaram os primeiros cristãos. Os perigos que rondavam os cristãos daqueles dias rondam os de hoje com uma diferença, o mal se tornou mais sofisticado em suas ciladas, que nos dias passados.

A epístola aos Colossenses apresenta Cristo como cabeça da igreja, reafirmando a sua supremacia, preeminência e primazia sobre tudo e todos. Esta verdade precisa mais que nunca ser reapresentada a igreja contemporânea, em um tempo em que se tem agregado ao ouro refinado da sã doutrina a escória dos falsos ensinos.

Introdução:
O apóstolo Paulo falando a Timóteo (II Tm. 3.1) diz: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis”. Entendemos que nunca foi tão difícil servir ao Senhor e fazer a sua obra, tendo em vista os inúmeros ensinos espúrios dos falsos mestres que continuam hoje vivos e ativos agindo sob a eficácia de satanás, como obreiros da iniquidade, para confundir se possível os eleitos de Deus. A igreja precisa estar alerta quanto a isto!

Tem sido pregado um evangelho místico e especulativo que busca um contato com poderes espirituais fora do Cristo, através de sacrifícios e votos de tolos que tentam de forma herética justificar o homem pelo esforço em aderir a essas práticas. Salvação é unicamente pela graça mediante a fé em Cristo, o único e suficiente Caminho que nos leva ao Pai.

Há os que estão arrolados no rol de membros da igreja visível, sem experimentar, contudo, uma genuína regeneração do Espírito Santo, estes se deixam facilmente persuadir pelos raciocínios falazes e demoníacos, pelas vãs filosofias e vãs sutilezas, se tornando instrumentos para perverter a sã doutrina. Clamemos pela igreja dos nossos dias, para que ela cumpra o seu papel de impactar a presente geração com a genuína mensagem de salvação.

O APÓSTOLO PAULO COMBATEU ESSAS HERESIAS, REAFIRMANDO AS SEGUINTES VERDADES:

  1. Cristo é a manifestação vivível do Deus invisível – v.9: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (NVI)
  • Em Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade. Isto significa que Cristo é Deus e isto basta. Todo o poder está sobre os largos ombros de Jesus. Ele veio para revelar o Pai e nos reconciliar com ele. Em Jo. 14.8, 9 diz assim: “Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?”. (NVI). Jesus é Deus, não um deus morto, mas o Deus único, vivo e verdadeiro. Ele tomou a iniciativa de se revestir de nossa humanidade para interagir conosco e em semelhança de carne mortal experimentou todas as nossas dores. Ele é o nosso sumo sacerdote perfeito que se compadece de nós porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, mas sem pecados.
  1. Jesus é superior a todo poder real ou imaginário – VS.10, 15: e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (NVI)
  • Tudo, absolutamente tudo, está debaixo do controle soberano do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Nada foge ao seu olhar perscrutador. Em Cristo “foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” - Cl.1.16. Jesus Cristo é o Senhor. I Pe.3.22 afirma ainda que, Jesus depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos e potestades , e poderes. Por que temer se o nosso Soberano Senhor, Criador e Sustentador dos céus e da terra tem o controle de tudo em suas mãos?
3.     A perfeição tanto no sentido de maturidade, quanto de glorificação só se alcança em união vital com Cristo – VS. 11, 12:“Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”. (NVI)
  • No texto de Rm.6.4-8 o Apóstolo Paulo traduz bem este enunciado, dizendo assim: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”. (NVI). A nossa condição hoje enquanto alcançados pela graça salvadora de Deus é de ressuscitados com Cristo, estamos no mundo embora não sejamos mais dele, já estamos assentados com Cristo nas regiões celestes. Isto é fato. Por que então, não desfrutamos da plenitude para nós conquistada na cruz do calvário? Certamente porque nos deixamos persuadir pelos falsos ensinos que ecoam à nossa volta. Voltemos a trilhar o Caminho da Santa Palavra de Deus. Este Caminho é o Cristo!
4.        O homem uma vez reconciliado com Deus através do sacrifício de Cristo, vive totalmente liberto da culpa, do poder e da penalidade do pecado – VS. 13,14: “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz(NVI)
  • A grande revelação aqui é que não há registro de nenhuma acusação para os que estão em Cristo Jesus. Nossos pecados foram perdoados e apagados, nossa vida foi zerada. O sacrifício único perfeito e suficiente de Cristo nos proporcionou o isto! Ele nos substituiu naquela cruz. Agora podemos em Cristo andar em novidade de Vida. Deixamos de ser servos do pecado para nos tornar servos de Cristo, pois fomos comprados com preço de sangue. Hoje temos um dono e este dono é o Cristo de Deus. O Senhor propicia para nós uma nova vida, as coisas velhas passaram e em Cristo voltamos ao projeto original de Deus para cada um de nós. Saímos do pecado para a salvação pela graça. Desfrutemos desta condição privilegiada! Ef.2.1

CONCLUSÃO: O que este texto nos ensina?
  1. Cristo é Deus e veio ao mundo para revelar o Pai, nos reconciliando com ele. A iniciativa foi dele e não nossa porque toda tentativa humana de chegar à divindade é vã. Só podemos chegar a Deus e conhecê-lo através de Jesus!
  2. O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo crucificado e ressurreto reina soberanamente sobre tudo e sobre todos, não há nada nem ninguém que não se prostre diante da majestade do Senhor.
  3. A nossa união vital com Cristo nos garante uma vida de plenitude. Os que experimentam esta ligação alem de revestidos de autoridade, buscam e pensam nas coisas lá do alto.
  4. Por meio de Cristo fomos livrados do poder, da penalidade do pecado e da culpa. Estamos livres, o Senhor cancelou o escrito da nossa dívida. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 17.02.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...