domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/Entregue por Manoela Malta/CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO!

CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO!
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23


Objetivo: Ministrar a igreja sobre o segredo da saúde espiritual.

Ideia Central do texto:
O versículo lido faz parte do capítulo 4 de Provérbios. O livro de Provérbios é um dos livros sapienciais, no qual encontramos lições preciosas. Este capítulo mostra Salomão relembrando as instruções que recebera de Davi seu pai, quando era ainda jovem, embora ele mesmo não tenha levado em conta essas instruções, elas são de grande valor para nós.  

A idéia central aqui é o cuidado que devemos ter com o nosso coração, centro de nossas emoções a fim de nos manter saudáveis tanto espiritualmente quanto  emocionalmente e até mesmo fisicamente.

Introdução:
Nesses dias o Senhor tem ministrado aos nossos corações sobre a necessidade de nos enchermos do Espírito Santo continuamente. O crente deve ansiar por este enchimento. Quanto mais nos enchemos de Deus mais nos esvaziamos de nós mesmos.

Uma vez cheio do Espírito, o Crente em Jesus tem condições de exercitar uma das observâncias bíblicas mais difíceis: o cuidado que devemos ter com o nosso coração ou com aquilo que armazenamos nele! O Senhor nos instrui dizendo: “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’. Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro”. Mateus 15:11, 18

Muitos corações são verdadeiros depósitos de lixo. Não é sem razão que há tantas enfermidades emocionais em nosso meio. O que temos armazenado em nosso coração?  Ressentimento, ira, imundície, ciúme, frieza, orgulho, incredulidade, dureza, preconceitos os mais diversos, fingimento, desejos escusos? Na verdade essa lista é enorme. O Salmista no Sl 139.23, 24 clama ao Senhor dizendo: “Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Que hoje possamos fazer essa oração do salmista com toda a sinceridade de coração. Sofremos ataques de todos os lados, com o propósito de atingir as nossas emoções e minar a nossa fé. A tarefa de nos manter saudáveis não é fácil. O Senhor está preparando a noiva para subir, ela precisa estar linda e adornada, limpa por dentro e por fora para aquele dia e hora, por isso proteger o coração é imprescindível!

A BÍBLIA NOS ADVERTE SOBRE ALGUNS TIPOS DE ATITUDES, DAS QUAIS DEVEMOS PROTEGER O NOSSO CORAÇÃO: (Com relação a essas atitudes, cada um dará contas de si mesmo a Deus)

1.     O coração fingido/ dissimulado:
  • O Sl 12.2 diz: falam com falsidade uns com os outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”. Que possamos alimentar o nosso coração com a Verdade de Deus: JESUS. É necessário continuamente expor o nosso coração a ação purificadora do Espírito Santo. Crente tem que falar a verdade cada um com o seu irmão. A palavra do crente tem que ser sempre sim, sim ou não, não. O que passar disso vem do maligno.
  • Somos chamados a andar em integridade.

2.     O coração endurecido:
  • Pv.28.14 diz: Feliz o homem constante no temor  de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal”. O Senhor está requerendo de nós um coração quebrantável, flexível e ensinável, que se dobre ante a vontade de Deus expressa em sua Palavra. Muitos leem a palavra continuamente, mas nunca aplicam as suas lições a si mesmos. Esquecem que àqueles a quem muito foi dado,  muito lhes será cobrado. Atentemos para isto!
  • Somos chamados a andar em quebrantamento de espírito.

3.     O coração orgulhoso:
  • Pv 21.4 diz: Olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado”. O Senhor abomina a vaidade, o orgulho e a altivez do homem. O coração que se inflama em sua própria vaidade e arrogância constitui um tipo ainda mais abominável de idolatria: egolatria= culto ao EU. Precisamos aprender a esvaziar o nosso coração de todo orgulho e de toda altivez de espírito e enche-lo de Deus. Todo arrogante é intolerante é radical é crítico é faccioso e preconceituoso. A soberba precede à ruína, e a altivez de espírito à queda. Portanto, cuidado, o Senhor abate o soberbo e derrama a sua graça sobre o humilde, o Senhor diz através do profeta Habacuque que o soberbo não é reto nele o, mas o justo vive por sua fé. Aleluia!
  • Somos chamados a andar em humildade.

4.     O coração incrédulo:
  • Hb 3.12 diz: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. O coração incrédulo é chamado de perverso, inclinado para o mal. Esse tipo de coração afasta o homem de Deus. O coração incrédulo deixa de receber as bênçãos de Deus que ficam retidas nas regiões celestes.
  • Somos chamados a andar em confiança (fé+esperança), para crer mesmo contra a esperança.
5.     O coração frio/insensível:
  • Em Mt 24.12 diz: E por se multiplicar a iniqüidade, o amor esfriará dos corações”. Aqui fala da insensibilidade dos que se acostumam com a iniqüidade, perdendo a capacidade de indignar-se com a injustiça e comover-se com a miséria do mundo. O crente precisa fazer a diferença neste mundo árido de compaixão.
  • Somos chamados a andar em amor e compaixão.
6.     O coração impuro/que se mistura com o mundo:
  • A oração do salmista no Sl 51.10 é: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. O versículo lido no início diz que devemos guardar o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Vida aqui fala de saúde, de plenitude. Se sujarmos essa fonte de vida, todo o nosso ser ficará contaminado e encontraremos doença e morte. Por isso vemos tanto crente doente, precisando de libertação. Salvos, mas miseravelmente infelizes. O coração é o nosso grande depósito, a nossa despensa. Jesus em Mt 12.34 diz: A boca fala do que está cheio o coração”. O coração deve ser resguardado do mal, ele é a sede da nossa alma, das nossas emoções. Muitas enfermidades nos acometem por causa das coisas que guardamos a sete chaves em nossos corações. Paulo em Ef.5.11 diz: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.”
  • Somos chamados a andar em santidade.

VOCÊ TEM GUARDADO SEU CORAÇÃO E IMPEDIDO QUE ELE ARMAZENE SENTIMENTOS QUE O POSSAM CONTAMINAR?

 O SENHOR NOS DIZ HOJE: “GUARDA O TEU CORAÇÃO!”. De que?
Do fingimento. Da dureza. Do orgulho. Da incredulidade. Da frieza/ insensibilidade. Da impureza. Do ressentimento. Da avareza. Da ira. Do ciúme. Da intolerância e de todas as coisas que reconhecemos como pecados, mas insistimos em armazenar em nossos corações.
CONCLUSÃO: E O QUE DEVEMOS GUARDAR NO CORAÇÃO?

O Salmista no Salmo 119.11 responde: Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Este é o grande segredo de nossa saúde espiritual ou de nossa libertação: Ter a palavra de Deus guardada em nossos corações, deixar que ela cumpra o papel para o qual foi designada. Quando nos enchemos de Deus, não há espaço para mais nada, a própria Palavra se encarrega de limpar toda sujeira. Deixemos a Palavra faxinar o nosso coração.

Aleluia, Amém!

Sermão/ Pra. Nadia Malta em 10.02.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...