quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO!

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO!
I Pedro 1:13-22 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Instruir a igreja quanto a um andar verdadeiramente cristão.

Ideia Central do texto (ICT):
No texto lido o apóstolo Pedro apresenta de forma imperativa e prática algumas características visíveis no verdadeiro cristão. Aquele que foi regenerado e anda em santidade de vida, testemunha mostrando as evidencias de um viver regenerado através de atos concretos.

Introdução:
Hoje se perde muito tempo fiscalizando a vida espiritual uns dos outros. É certo que estamos vivendo um tempo de grandes discrepâncias e inadequações no meio cristão. Contudo, cada um dará contas de si mesmo a Deus. Foquemos em nosso próprio andar com o Senhor. Examinemos-nos a nos mesmos a cada dia.

Que o nosso viver diário possa impactar os que estão à nossa volta tanto fisicamente quanto espiritualmente. Para isto, precisamos prestar mais atenção aos nossos atos. Diante de cada situação nos perguntemos: O que eu vou fazer ou dizer glorificará ao Senhor?

O VERDADEIRO CRISTÃO ESTÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E APRESENTA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DISTINTAS:

  1. Tem uma compulsão pela obediência e não se amolda às paixões e inclinações do trato passado – Vs. 14, 22: “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração”.
  2. Tem uma vida de santidade para o Senhor e sua obra, diferente do fútil procedimento da velha vida – Vs. 15,16: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Ver ainda: o v. 18: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados”.
  3. Porta-se com temor de Deus, pois sabe que em sua vida nada é profano ou secular, mas tudo é para a glória do Senhor – v.17: “Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês”. Ver ainda II Coríntios 7.1: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.
  4. Demonstra um amor fraternal não fingido, sente a dor do outro em seu coração e não se furta em socorrê-lo – v.22: “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração”.

Conclusão: O que aprendemos aqui?
A estrada do cristão está bem sinalizada, cabe a cada um de nós observar os avisos e sinais espalhados ao longo da jornada. Mais que um falar de Cristo devemos mostrar aos outros as evidencias dele em nossas vidas. Um viver genuíno é mais eloquente que qualquer palavra. Somos chamados a um andar em obediência, em santidade, em temor e em amor genuíno uns pelos outros.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 14.02.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...