quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Esboço/Sermão/Pra,. Nadia Malta/EMPENHAI-VOS EM AMAR AO SENHOR!

EMPENHAI-VOS EM AMAR AO SENHOR!
“Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o Senhor vosso Deus!”
Josué 23:11


Objetivo: Exortar o povo de Deus a voltar-se para ele em amor e obediência.

Ideia Central do Texto (ICT):
O capítulos 23 e 24 deste livro apresentam as palavras de despedida de Josué ao povo de Deus. Além de trazer à memória os feitos de Deus, Josué traz também uma série de exortações e instruções imperativas para que o povo andasse em fidelidade.

O versículo lido encerra a ideia central do texto, pois é uma síntese daquilo que é requerido de nós como povo de Deus.

Introdução:
Inegavelmente vivemos dias maus sobre a terra. Uma simples olhada à nossa volta confirma este fato. Por isso mais do que em qualquer outra época, o povo de Deus precisa fazer a diferença com testemunhos que glorifiquem ao Senhor.

Como conseguir isto se somos emboscados a todo o momento pelas ofertas do mundo, pelos estímulos do diabo e pelos apelos de nossa própria carne ainda pecaminosa? A resposta a essa pergunta, sem dúvida é a busca constante de um enchimento contínuo do Espírito Santo que nos levará a um amor profundo e reverente pelo Senhor e consequentemente a uma atitude de empenhada vigilância e oração.

O EMPENHO EM GUARDAR A ALMA PARA AMAR O SENHOR IMPLICA EM TRÊS AÇÕES EFETIVAS:

  1. Priorizar o Senhor sobre tudo e todos:
  • “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mateus 6:33. Precisamos aprender a realinhar os nossos valores. Em nossa lista de prioridades, o Senhor deve estar em primeiro lugar.
  • Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Mateus 22:37. Quando o Senhor for para nós o maior amor de nossa vida e deixarmos que ele nos conduza segundo a sua vontade soberana, sem resistência ou reclamações, veremos a sua glória em cada área do nosso viver.
2.     Obedecer a Santa Palavra de Deus:
  • “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria”. 1 Samuel 15:22-23 A rebelião e a arrogância, a teimosia, a obstinação são semelhantes a feitiçaria e a idolatria.
  • “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou”.  João 14: 21, 23-24. Obediência testifica do amor. O Senhor se revela àquele que o obedece em amor. O Senhor faz morada naquele que o ama em obediência.
  • “Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Atos 5:29
3.     Resistir a Carnalidade:
  • “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Romanos 6:11-14. Esta é uma oferta viva, é o culto racional referido pelo Apóstolo Paulo em Romanos 12.1,2 que deve ser oferecido diariamente.
  • “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem anda de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”. Romanos 8:5-9. Para resistirmos aos apelos da nossa carne precisamos nos encher do Espírito Santo a cada dia.
  • “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”.  Romanos 13:13-14. Qual o efeito desse enchimento do Espírito Santo? Um testemunho que glorifica ao Senhor.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
A salvação é de graça e pela graça. Depende de Deus, é ideia de Deus. É iniciativa de Deus e acontece por meio dele alcançando o homem através de um chamado irresistível de sua maravilhosa graça. A Santificação é trabalho de Deus também pela graça no coração regenerado do homem, mas depende do quanto esse homem se deixa ministrar pelo Espírito Santo. É uma parceria entre o Espírito Santo e o homem regenerado. Por isso o texto fala de empenho, que sugere esforço e trabalho. Que sejamos alunos ensináveis e diligentes para nos deixar ministrar pelo Mestre por excelência. Que Deus aplique esta palavra ao nosso coração, operando mudanças profundas.

Aleluia, amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 07/02/13 –
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...