quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/QUATRO PALAVRAS GERADORAS DE VIDA!

QUATRO PALAVRAS GERADORAS DE VIDA!
"Não temas, crê somente."
Marcos 5:36b


Objetivo: Estimular a igreja a superar seus medos e ousar confiar no Senhor, sempre.

Ideia Central do Texto (ICT):

O texto que acabamos de ler é bem conhecido e conta a história de uma situação vivida por Jairo, um dos principais da Sinagoga. Ele vem pedir socorro a Jesus com urgência por causa da sua filhinha que estava à morte.

No caminho, Jesus se depara com uma emergência. Uma mulher hemorrágica o faz parar, porque sentiu em seu coração que se ao menos lhe tocasse a orla da veste seria curada.

Podemos imaginar a impaciência e ansiedade de Jairo, correndo contra o tempo. Aquela situação era urgente – sua filha estava gravemente doente, à morte! Qualquer pai no lugar dele teria se desesperado. Mas ele espera silencioso.

Há uma diferença entre urgência e emergência. O dicionário esclarece a diferença: enquanto a primeira trata-se de algo que deve ser feito rapidamente, não dá para esperar. A segunda é uma situação crítica, incidental. Logo aqui aprendemos que o critério de Jesus é diferente do nosso. Talvez qualquer um de nós tivesse corrido logo a casa de Jairo para socorrer aquela menina à morte e só depois cuidaria da mulher hemorrágica. Jesus que faz tudo esplendidamente age exatamente de forma oposta. Ele não perde oportunidade de ensinar preciosas lições. Ele é Senhor do tempo. Por isso acode em primeiro lugar a emergência para depois resolver a urgência.

Introdução:

Vivemos dias nos quais é necessário que passemos da superficialidade religiosa para uma espiritualidade de alicerce profundo (Mc. 4. 35-41).

Gostaria de falar um pouco mais sobre este assunto. Somos provados, testados a todo instante. São lutas por fora e temores por dentro, como diz o apóstolo Paulo. E como esses temores têm nos assolado e obstaculado as nossas vitórias, misericórdia!

O medo é uma das mais letais armas de satanás contra nós. O medo é atormentador, porque além de nos paralisar, não nos deixa alcançar o sobrenatural de Deus.

Em I Jo 4.18 diz: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Será que somos aperfeiçoados no amor? A resposta é um alto e sonoro NÃO!

Diante de cada circunstancia, cada obstáculo ficamos desesperados, perdemos o chão e esquecemos Daquele que é o Senhor de todas as coisas. E a ele até o vento e o mar lhe obedecem. Ele não age de acordo com a lógica ou critérios humanos. 

GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA O VERSICULO-CHAVE (36b) DO CONTEXTO, ESSAS QUATRO PALAVRAS GERADORAS DE VIDA: “Não temas, crê somente!”:
  • Fomos chamados a andar por fé e não por vistas. Este é o grande desafio do servo de Deus desde sempre. Jairo havia recebido a pior noticia que um pai pode receber no v. 35b: “Tua filha morreu, por que ainda incomodas o mestre?”. Aquela noticia equivalia dizer: “fim da linha, Jairo”; “não tem mais jeito; desista, o pior aconteceu”; “não adianta pedir”; “seu esforço foi em vão”; não perca mais tempo com isso”; “é melhor se conformar”. Quantas dessas e outras frases parecidas você já deve ter ouvido no meio da dificuldade pela qual está passando!
  • É possível que a mesma urgência da situação de Jairo, tenha a situação que aflige você hoje. A situação é de vida ou morte, não dá para esperar mais. Outras situações à sua volta nem eram tão urgentes assim e já se resolveram. Jesus não trabalha de acordo com os nossos cronogramas apressados, o critério dele é outro, lembra? Preste atenção agora: a mesma coisa que Jesus disse para o aflito Jairo na sua urgência, diz para você hoje: Não temas, crê somente!”.
  • Como traduzimos a ordem de Jesus dada a Jairo nestas quatro palavras “Não temas, crê somente!”:
  • Eu ainda não terminei a obra que comecei na sua vida, confie em mim!  Fp.1.6
  • Tenho aparado as suas lágrimas! Sl.56.8
  • Conheço os seus temores e te livrarei deles! Sl. 34.4
  • Não desista de confiar, eu estou bem aqui do seu lado, você não está só! Hb.13.5b
  • Tenho visto a sua oração no lugar secreto e o recompensarei! Mt.6.6
  • Se creres verás a glória de Deus! Jo.11.40
  • Eu continuo abrindo mares! Êx.14.15,16
  • Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!
  • Essa luta não é sua é minha! II Cr.20.12-26
  • Eu trabalho para aqueles que em mim esperam! Is.64.4
  • Acaso há coisa demasiadamente maravilhosa para mim? Jr.32.17, 27
  • Os que esperam em mim renovam as suas forças! Is. 40.31
  • O homem para quem olharei é este: o abatido e contrito de espírito e que treme da minha palavra! Is.57.15; 66.2
  • Que resposta podemos dar à ordem que Jesus acaba de dar? A única resposta possível esperada por ele é: “Sim, Jesus, eu confio em Ti!”.
CONCLUSÃO: o que essas quatro palavras nos ensinam hoje?
  1. A fé que agrada a Deus é aquela que persevera até as ultimas conseqüências. Tanto a emergência da mulher hemorrágica, quanto a urgência de Jairo souberam entender esse princípio.
  2. O medo deve ser enfrentado e repreendido, porque ele vem como um instrumento de satanás para nos roubar a vitória. Por isso Jesus foi ao cerne do problema, ordenando a Jairo para não temer.
  3. Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão, nem aos excessivamente realistas, olhe apenas para Jesus, ouça apenas a sua voz e ouse confiar como Jairo.
  4. Jairo tinha tudo para desistir, mas não fez, continuou ali. Permaneceu firme mesmo a despeito das circunstancias e das vozes contrárias. Note que a sua filha já havia morrido. O que fazer diante da morte? Jesus é a ressurreição e a vida, aquele que crer nele ainda que esteja morto viverá!
  5. Superado o gigante do medo, Jairo saiu de posse de sua vitória. Com você pode acontecer a mesma coisa, por isso: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!
Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...