quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/QUANDO OUSAMOS OBEDECER!

QUANDO OUSAMOS OBEDECER!

Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes
Lucas 5:4-5


Objetivo: Estimular a igreja a confiar no poder da Palavra de Deus e ousar obedecer.

Idéia Central do Texto (ICT):

O texto lido é citado por três dos evangelistas: Mateus, Marcos e Lucas, dada a importância do ensino aqui ministrado. Trata-se da pesca maravilhosa realizada por Pedro (Simão) em obediência a ordem de Jesus para que ele lançasse as redes, mesmo tendo fracassado toda noite, sem pescar sequer um peixe.

Quando lemos todo o contexto percebemos Jesus requisitando o barco de Pedro para lhe servir de púlpito. Pedro por sua vez estava voltando de uma noite infrutífera de pescaria e já estava como de costume lavando as suas redes, para recolhê-las. Depois de terminar de falar, Jesus ordena a Pedro que lance suas redes ao mar.

Pedro ousou confiar e obedecer à ordem de Jesus e o resultado foi surpreendente.

Introdução:

Obediência é sem dúvida a chave de nossas vitórias, como falou o pastor Malta no seu último artigo Fé e Obediência: “obediência é diferente de sujeição, de jugo. Enquanto a obediência é um ato de amor, a sujeição, o jugo acontece sob o tacão do medo. Quando num ato de amor ousamos obedecer ao nosso Mestre, mesmo que racionalmente a ordem pareça absurda, as coisas começam a acontecer. A fé que não gera obediência, não é fé de fato. Cremos porque confiamos, confiamos porque amamos e se amamos ousamos obedecer. Jesus é chamado em sua Palavra de Rocha Eterna. Aprendemos aqui que a nossa fé deve permanecer alicerçada sobre a Rocha (Mt 7.24-27) e a obediência deve ser exercitada sob a Rocha, ou seja, debaixo da autoridade de Jesus Cristo, que é a Rocha da nossa eterna salvação.

Jesus é o Senhor tanto da nossa fé quanto de nossa obediência. Aliás, fé e obediência andam juntas é como se fossem lados da mesma moeda. Assim, a sem obediência (obras) é morta. Como diz Tiago em sua epístola.
O povo de Deus mais que nunca precisa resistir aos temores e dar passos ousados de fé, em obediência a Santa Palavra de Deus.

O texto lido nos remete em primeiro lugar ao ministério de evangelismo, mas ao mesmo tempo nos estimula ao exercício de uma fé ousada, baseada em ordenanças de Cristo em sua Palavra.

No texto lido, Pedro (Simão) tinha todas as razões do mundo para simplesmente lavar e recolher a suas redes. A pescaria de toda a noite fora infrutífera. Se em águas profundas ele não havia pescado nada, não seria próximo à praia que ele conseguiria alguma coisa. Aquilo não tinha lógica.

Às vezes os milagres não acontecem em nossas vidas, porque queremos racionalizá-los, encontrar lógica neles. Milagre não tem lógica. Muitas vezes esquecemos que o Senhor tem sempre saídas impensáveis e em suas mãos estão todas as possibilidades.

O milagre para os que crêem é uma possibilidade absolutamente real. Por isso o crente em Jesus é aquele que crê e espera pelo milagre mesmo contra a esperança como fez Abraão, o Pai da fé.

O mesmo Deus que faz água brotar da rocha, rios no deserto, abre mares para que seu povo passe à pé enxuto e traz à existência o que não existe, deseja que experimentemos essa possibilidade em nossas vidas.

O TEXTO LIDO APONTA DOIS ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA (E não falo de exterioridades):
  1. Precisamos aprender a prestar atenção às ordens de Deus, bem como às suas impressões em nosso coração – v.4:

  • Pedro era um pescador experiente, podia não conhecer nada sobre sermões, mas uma coisa ele dominava como ninguém: a arte de pescar. E aquela pescaria sem dúvida nenhuma fora absolutamente infrutífera. Mas Jesus deu uma ordem e ele soube compreender direitinho o que seu mestre falava. Diferente da maioria de nós. Aliás, cada dia que passa me convenço mais que damos pouca ou nenhuma importância aquilo que o Senhor diz em sua Palavra Viva.
  • É preciso exercitar obediência a Cristo em todas as situações, mas, sobretudo, e especialmente, naquelas onde tudo parece não ter nenhuma lógica.
  • Pedro ousou, aliás, essa era uma marca desse apóstolo, que chegou até a andar sobre as águas sob uma ordem de Jesus. Ele ousou obedecer quando tinha tudo para recuar, mas ele foi desafiado a confiar nessa Palavra de Vida.
  • Deus o desafia hoje a ousar obedecer a sua Palavra. Obedecer é trazer à existência aquilo que não existe, é criar uma realidade espiritual.
  1. Quando perceber a ordem de Deus, ouse obedecer – v.5:

  • Pedro contra todas as evidências: desânimo e até mesmo a própria experiência, ousou obedecer sob a autoridade da Palavra que é Cristo. A ousadia de Pedro ainda lhe rendeu um comissionamento para se tornar pescador de homens. V.10
  • Mas sob a tua palavra lançarei as redes. Agir sob a Palavra de Deus é o grande diferencial para a nossa vitória. Fé+obediência=fidelidade. Deus é fiel à sua Palavra para que ela se cumpra na vida dos FIÉIS.
  • O resultado da ousada obediência de Pedro podemos ver no v. 7: a pesca foi tão abundante que ele precisou da ajuda dos amigos para recolher a enorme quantidade de peixes. O Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo aquilo quanto pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós”.
  • Acontece isso todas as vezes que ousamos obedecer a excelsa Palavra de Deus: temperamentos são mudados, relacionamentos são restaurados, corações são amolecidos e quebrantados, vidas são transformadas. Obediência é a obra exigida por Deus para que a fé se manifeste gerando milagre e o maior de todos os milagres é a salvação.
  • Ouça hoje a palavra do Senhor e ouse dizer: “Mas sob a tua palavra restaurarei meu relacionamento, sob a tua palavra começarei este trabalho novo, sob a tua palavra começarei este curso, sob a tua palavra posso mudar meu temperamento, sob a tua palavra me libertarei deste vício, sob a tua palavra abandono a preguiça, a acomodação e o medo...”. Obedecemos para a salvação, para a santificação e para a vitória.
Conclusão: O que aprendemos aqui?

  1. Precisamos Aprender a prestar atenção às ordens e impressões do Espírito de Deus em nosso coração.
  2. Quando percebermos a direção de Deus, precisamos ousar obedecer, mesmo contrariando aquilo que é racional, normal e lógico aos nossos olhos humanos. O mais o Senhor fará. A fé que não gera obediência, não é fé de fato. Cremos porque confiamos, confiamos porque amamos e se amamos ousamos obedecer.
  3. Obediência gera bênção e mudanças profundas, porque é a resposta do homem ao amor apaixonado de Deus. “Tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que sacrificar, e o atender melhor que a gordura de carneiros; porque a rebelião é como pecado de feitiçaria e a obstinação como culto a ídolos do lar” I Sm.15.22, 23

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.01.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com 
Este material pode ser reproduzido para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...