quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/QUEM OLHA PARA TRÁS NÃO É DIGNO DO SENHOR!

QUEM OLHA PARA TRÁS NÃO É DIGNO DO SENHOR!
Lucas 9:57-62 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Chamar a atenção da igreja para realinhar a ordem de suas  prioridades.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto mostra Jesus pondo à prova aqueles que queriam segui-lo. As palavras ministradas ali são muito oportunas para nós hoje. Atentemos para elas.

Introdução:
A Revista Veja publicou uma reportagem nesses dias, matéria lamentável, diga-se de passagem, falando da ambição dos aspirantes ao pastorado. Matéria tendenciosa que coloca todos os ministros de Deus sérios no mesmo patamar dos carreiristas ambiciosos, dos profissionais da fé que fazem do ministério ponte para enriquecer ilicitamente à custa dos tolos e influenciáveis. O ministério pastoral não é uma profissão, mas um ofício árduo, uma entrega abnegada a cada dia e o maior ganho é ver almas eternas sendo conduzidas para eternidade.

De onde esses carreiristas tiram as suas ousadas asseverações? Da postura daqueles que desejam apascentar não o rebanho do Senhor, mas a si mesmos, ao seu próprio ventre. Contra esses bem falou Judas em sua epístola nos VS.12-16: “Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas. Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele". Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse”.
O Dr. Shedd diz: “O Senhor não aceita soldados de verão ou discípulos turistas!”. Quem põe a mão no arado do Senhor e se volta para trás não é digno dele. A união do Cristão com o Senhor é semelhante a aliança de casamento. Ambos estão juntos na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na prosperidade e na adversidade e aqui não tem até que a morte os separe, mas estarão juntos por toda a eternidade.

SEGUNDO O TEXTO LIDO HÁ AQUELES QUE NÃO SERVEM PARA SEGUIR A CRISTO. QUEM SÃO ELES?

1.     Os que supervalorizam o conforto e a segurança pessoal em detrimento de Cristo e sua obra – V.58
2.     Os que priorizam a família acima do Senhor – Vs.59-61.
3.     Os que se sentem saudosos da velha vida – v.62

Conclusão:
O que esse texto nos ensina em tempos de mercadejamento da fé?
1.     O servo de Deus, sobretudo, aquele que está na obra do Senhor precisa entender que é um peregrino e forasteiro nesta terra e não pode se apegar aquilo que é material e nem viver para amealhar.
2.     Como soldado arregimentado pelo Grande General Jesus Cristo, precisa aprender a definir e realinhar as suas prioridades.  
3.     Como Nova Criatura precisa entender que as coisas velhas passaram e tudo se fez novo. Devemos olhar para trás só na perspectiva de conserto ou de gratidão, nunca de um saudosismo que aprisiona.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 17.01.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...