domingo, 2 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/VOCÊ SABE ONDE PASSARÁ A ETERNIDADE?

VOCÊ SABE ONDE PASSARÁ A ETERNIDADE?
Lucas 16:19-31 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Levar os ouvintes a pensar na realidade da vida apos a morte e a valorizar a oportunidade única que temos nesta vida de receber Jesus como único Senhor e Salvador, Aquele que nos livra da ira vindoura!

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido para muitos é uma parábola, no entanto descobrimos que um dos personagens da história de Jesus era um conhecido mendigo chamado Lázaro.

Entendemos aqui que o Senhor Jesus Cristo deseja abrir um pouco da cortina para o mundo espiritual, para que conheçamos ainda que superficialmente o que há do lado de lá. Duas das maiores heresias pregadas na atualidade que têm ganhado adeptos cada vez mais fervorosos é a doutrina do universalismo da salvação e a outra é a negação de um inferno literal, ambas absolutamente anti-bíblicas.  Só os que creem em Jesus recebendo-o como Senhor e Salvador serão salvos e o inferno é absolutamente real, por isso Jesus falou exaustivamente sobre ele em inúmeras passagens das Escrituras.

Introdução:
As pessoas vivem se preocupando: com quem casar, onde trabalhar, que concurso fazer, como investir o dinheiro, onde morar, onde passar as férias. Na verdade as preocupações são muitas. O que mais chama a atenção é o fato de que todas elas são voltadas para a vida na terra, como se ela jamais acabasse. Contudo, poucos são os que se preocupam onde passarão a eternidade.

Durante a nossa vida na terra carregamos uma só certeza: um dia deixaremos a nossa habitação terrena, o nosso corpo físico, e nos encontraremos com o Senhor. O profeta Amós diz (4.12): Prepara-te, ó Israel para te encontrares com o teu Deus”. Será que temos nos preparado para esse encontro?

Essa partida é absolutamente democrática, independe de sexo, raça, idade, condição financeira ou social, grau de instrução ou credo religioso. A realidade é que todos indistintamente um dia partiremos desta vida. O que aconteceria se hoje o Senhor o chamasse? Para onde você iria? Você sabe onde passará a eternidade?

Embora este assunto não seja agradável, o texto lido nos leva a uma visão do mundo espiritual. A história de Jesus acerca do rico e do mendigo Lázaro, parabólica ou não, nos ajuda a ter uma idéia dessa realidade. Aliás, o nome Lázaro significa Deus ajuda.

O TEXTO LIDO NOS APONTA TRÊS VERDADES SOBRE A VIDA ETERNA:

1.     Todos indistintamente, mais cedo ou mais tarde partiremos desta terra – VS.19-22:
·         A realidade da morte alcançará a todos, ricos ou pobres indistintamente. Resta saber se estamos prontos para essa viagem sem volta. O rico da história se vestia de púrpura e linho finíssimo e todos os dias se regalava esplendidamente. Desfrutava de tudo que a riqueza podia oferecer e por certo achava que o dia de sua partida não chegaria nunca. Ele era míope espiritualmente. Já o mendigo Lázaro, além de coberto de chagas desejava alimentar-se das migalhas do rico, mas do ponto de vista espiritual nos parece que tinha um posicionamento diferente, como o seu próprio nome sugere (Deus ajuda). Quantas pessoas conhecemos que se identificam com esses dois personagens!

·         A Bíblia diz que somos forasteiros e peregrinos em terra alheia (I Pe 2.11). Estamos no mundo, mas não mais pertencemos a ele e aguardamos o dia glorioso em que nos encontraremos com o Senhor seja através da morte física ou através do arrebatamento da igreja que é iminente.  De uma maneira ou de outra precisamos estar preparados e esta preparação passa por uma escolha pessoal que precisa ser feita no tempo que se chama hoje. Se tivermos ouvidos espirituais para ouvir esta palavra, certamente caminharemos na direção do Cristo, único capaz de nos livrar da ira vindoura.

2.     Os que partem desta vida sem o Senhor têm a sua memória preservada quanto as suas escolhas malditas – VS. 23-25:
·         O tempo da oportunidade é hoje. Não sei de que maneira o homem rico via do inferno Lázaro ao longe sendo consolado no paraíso, contudo, ninguém poderia amenizar seu tormento. O inferno é real, é um lugar de tormento eterno é o lugar da total ausência favorável de Deus. É um lugar de onde é visto o que jamais se experimentará (v.23). É lugar de condenação irrevogável (v.26). Lá os únicos atributos do Senhor experimentados são a ira e a justiça. Certamente aquele homem estava se lembrando das oportunidades perdidas, de todas as palavras rejeitadas por ele. No entanto, a Palavra nos revela que os que passam a eternidade com o Senhor não têm memória das coisas passadas, aquelas que trouxeram tristeza ao coração – Pois eis que crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas - Is.65.17

·          Infelizmente, muitos hoje ao ouvirem falar de Cristo o rejeitam dizendo coisas do tipo: “Esse negócio de ser crente não dá pra mim”, “Esses crentes são um bando de fanáticos”, “Deixa para outra oportunidade, quem sabe quando eu estiver mais velho” e tantas e tantas outras. Pode não haver mais tempo, e se hoje pedirem a sua alma?

3.     Aqui e agora é o local e o tempo da oportunidade de entregarmos a nossa vida a Jesus – VS.26-31:
·         Queridos, depois da morte física não há mais oportunidade, não existe purgatório como muitos afirmam. O rico em tormentos clamava por misericórdia a Abraão. Além de sua oração ser desprovida de arrependimento e fé, foi mal endereçada e ainda fora de tempo. A petição por misericórdia deve ser feita antes da morte. Aquele homem na verdade, procurava alívio, não a glória de Deus!

·         Há um grande abismo entre o mundo físico e o mundo espiritual. É impossível a comunicação entre esses dois mundos. É o Próprio Cristo que faz esta afirmação! No passado Deus providenciou Moisés e os profetas, hoje temos a Palavra viva do Senhor como única regra de fé e prática e os pregadores para ministrá-la, precisamos atentar para o que eles dizem. Quando falamos em receber Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, não estamos falando de uma religião, mas de um Novo e Vivo Caminho que nos leva ao Pai. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens em I Tm 2.5 diz: Porquanto, há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem. Ele próprio disse em Jo.14.6: Eu Sou o caminho, e a Verdade e Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

CONCLUSÃO: O que esse texto nos ensina?
1.       A nossa vida sobre a terra é breve, todos indistintamente partiremos dela um dia. Já parou para pensar nisto?
2.       Só há dois caminhos a nossa frente céu ou inferno. Na eternidade não há território neutro.
3.       Aqui e agora é o local da oportunidade de ouvir a Palavra do Senhor e entregar a vida a Jesus Cristo.
4.       Não há nada mais trágico que passar a eternidade longe da presença favorável de Deus e ser alvo de sua ira e justiça, além de ter preservada a memória das escolhas malditas que foram feitas.
5.        Você sabe onde passará a eternidade, no céu ou no inferno? 

Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 2012.12.02 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo ou edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...