domingo, 16 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/TEMPO DE AÇÕES DE GRAÇAS!

TEMPO DE AÇÕES DE GRAÇAS!
Salmo 30 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


OBJETIVO
Estimular a igreja a desenvolver uma atitude contínua de ação de graças diante de Deus por tudo que ele é e tem feito por nós e através de nós.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
A mensagem do salmo é clara: o Senhor perdoou Davi e o abençoou com um novo recomeço.
Embora não se possa definir ao certo a situação histórica que motivou esse salmo, alguns comentaristas bíblicos atribuem-no ao episódio registrado em I Cr 21.1- 22.1 e II Sm 24. Essas passagens registram uma grande peste que feriu toda a nação de Israel. Essa situação aconteceu porque Davi com um coração arrogante, instigado por satanás, ordenou o levantamento do censo contra a vontade de Deus. Não havia nada demais em se levantar o censo da nação, desde que o objetivo fosse glorificar o nome do Senhor, mas não era essa a motivação de Davi. Por essa transgressão pereceram setenta mil em Israel. Chequemos as nossas motivações. Deus não divide a glória dele com ninguém!

Esse episódio deixou o rei profundamente triste, fazendo-o vestir-se de pano de saco e quebrantando-se diante de Deus implorando o seu perdão.
A ideia central deste salmo é um brado de ação de graças pela vitória no meio daquela tão grande tribulação.

INTRODUÇÃO
Um conhecido pregador escocês chamado George Morrison disse: “a vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços”. Recomeçamos todos os dias, porque o Senhor é Deus de oportunidades.

Quando nós cristãos estamos suficientemente maduros, Deus nos colhe. Contudo, enquanto estivermos aqui, cada dia é uma nova oportunidade de aprendizado. Todo dia passamos por uma libertação. A jornada rumo à eternidade é montanha acima através de uma estrada estreita e íngreme, e à medida que subimos precisamos nos desembaraçar do peso e do pecado que tenazmente tem nos assediado. Desembaraçados, corremos com mais desenvoltura a carreira que nos está proposta.

Assim como foi com Davi, é conosco. Não podemos jamais passar por cima das ordens de Deus e fazer o que ele não mandou. Grande parte das nossas angustias vem de atitudes e passos dados fora da vontade soberana de Deus.

Precisamos compreender que pertencemos a Deus e ele requer de nós Obediência. O que ele nos confiou para fazer devemos fazer com esmero. O quebrantamento sincero de Davi lhe rendeu um novo tempo de vida. Reconheçamos os nossos pecados e os confessemos ao Senhor em quebrantamento de espírito e Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

O QUE O SENHOR CONCEDEU A DAVI EM RESPOSTA AO SEU QUEBRANTAMENTO?

  1. Uma Nova Oportunidade – da morte para a vida – vs.1-3: Eu te exaltarei, ó Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. Senhor meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste”.
  • Os inimigos de Davi teriam se alegrado com a sua morte, mas o Senhor preservou-lhe a vida e calou a zombaria de seus adversários. Ele era um homem segundo o coração de Deus, por isso o diabo quis derrubá-lo de sua posição, fazendo-o pecar naquela situação. O coração de Davi tinha facilidade de reconhecer os seus erros e quebrantar-se diante de Deus. E é isso que o Senhor espera de nós, homens e mulheres segundo o seu coração, cada vez que tropeçamos em nossa jornada por esta vida.
  • O verbo sarar no v. 3 aplica-se mais ao perdão e a restauração espiritual do que mesmo a cura física.
  • Foi o orgulho de Davi que trouxe a peste sobre o seu povo. A dor que esse flagelo foi tão profunda, que o rei pensou que seu coração aflito e consciência pesada o levariam à morte.
  • O Senhor ouviu o seu clamor e o conduziu da morte para a vida.
  • Aprendemos aqui que: Todos nós pecamos. Mas sempre que o nosso coração se quebranta sinceramente diante de Deus, ele nos perdoa e restaura. Isto é motivo de ações de graças!

  1. Um Novo Tempo – da noite escura da alma ao romper de um novo dia – vs. 4,5: “Salmodiai ao Senhor, vós seus santos, e daí graças ao seu santo nome. Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.
  • Depois de restaurado, Davi conclama o povo a render graças pela ação poderosa e misericordiosa de Deus naquela situação. Ele convida seus leitores a salmodiar, a derramar o coração na presença de Deus.
  • Davi procura mostrar aqui que a disciplina de Deus, embora dolorosa, é passageira e servirá para nos fazer crescer na graça e no conhecimento de Deus.
  • Aprendemos aqui que: Muitos em nosso tempo estão vivendo momentos de noite escura da alma. Escuro nos remete às tribulações da vida. Mas ouso dizer a você: Vai amanhecer O Sol da JUSTIÇA, Jesus está trazendo os seus raios sobre essa noite escura que parece não ter fim em sua vida. Isto é motivo de ações de graças!

  1. Um Novo Coração – do orgulho à humildade – vs.6-10: “Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado. Tu, Senhor, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado. Por ti Senhor, clamei, ao Senhor implorei. Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?Ouve, Senhor e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor, o meu auxílio
  • Prosperidade aqui se refere à comodidade despreocupada, a uma autoconfiança leviana decorrente do fato de tudo está indo bem. Muitas vezes fazemos e dizemos coisas de modo leviano movidos por nossa arrogância, sem parar para pesar as palavras e as ações. Quando tudo vai muito bem a nossa vigilância precisa ser redobrada.
  • Um dos motivos pelos quais Deus permite que passemos tribulações é para evitar que nos acomodemos em nossa fé e deixemos de crescer. Toda vez que o Senhor deseja nos tirar da apatia indiferente, ele manda chuva (tempestade= sinônimo de tribulação).
  • A montanha de Davi (seu reino) parecia inabalável, mas Deus lhe mostrou como ele era frágil e dependente do Senhor. Assim, somos nós. Reconheçamos a nossa dependência profunda do Senhor!
  • Aprendemos aqui que: Assim como Davi devemos nos lembrar que somos pó, vasos frágeis nas mãos do Oleiro Divino. E se tivermos que nos gloriar, devemos fazê-lo no Senhor! Isto sim é motivo de ações de graças!

  1. Uma Nova inclinação, um novo Ânimo – do pranto ao regozijo – vs. 11,12: “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”.
  • O salmo traz os feitos de Deus, dando testemunho da mão forte e bondosa do Senhor operando em favor de Davi. O Senhor é aquele que transforma o nosso lamento em júbilo. Ele prepara uma mesa na presença dos nossos adversários e faz o nosso cálice transbordar.
  • Quando Davi se sentiu perdoado, saiu do luto e começou a festejar, rendendo graças e louvando ao Senhor e é isso que devemos fazer. O povo de Deus tem esquecido de agradecer!
  • Aprendemos aqui que: O Senhor tem requerido de nós ações de graças em cada vitória concedida por ele. Nossos corações inquietos e nossa alma exigente têm perdido de vista a gratidão. Voltemos para agradecer como o samaritano grato, de Lucas 17.15-17 que dos dez leprosos curados foi o único a voltar para agradecer! RENDAMOS, POIS, GRAÇAS AO SENHOR!

Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com.br
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...