quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/DE FATO, TEMOS FÉ?

DE FATO, TEMOS FÉ?
“De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Hebreus 11:6


Objetivo: Estimular a igreja a exercitar uma fé que leva a resultados concretos.

Idéia Central do Texto:
O versículo lido é o cerne deste capítulo 11, que por sua vez é chamado de galeria dos heróis da fé.  Aqui encontramos a descrição de homens e mulheres dos quais o mundo não era digno. O que fez essas pessoas serem consideradas tão especiais? A manifestação de fato de uma fé viva, que foi às ultimas conseqüências.

A idéia central aqui é mostrar que a fé genuína quando exercitada faz o invisível se tornar visível. 

Introdução:
Muitas vezes temos a nítida impressão que os cristãos não levam à serio o que o Senhor diz através das Escrituras Sagradas sobre o poder da fé. Alguém já disse que “o Senhor não trabalha seguindo o calendário de seres humanos apressados”. Isto é fato!

Seria de grande proveito que lêssemos mais apuradamente e mais vezes sobre a ação efetiva da fé na vida de todos os servos de Deus mencionados neste capítulo 11. Quando voltamos para o versículo 1 deste capítulo encontramos o autor de Hebreus dizendo: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. O que é um fato? É algo real, que existe.
Descobrimos aqui que muitos em nosso meio não possuem esta certeza, nem mesmo buscam tê-la. Por isso reclamam de Deus pela falta de vitória. Até oram num culto como este, mas não creem de fato. Aqui está o grande problema! Precisamos crer e confessar esta fé tanto para salvação quanto para a vitória nas lutas diárias. Veja o que o apóstolo Paulo em Ii Coríntios 4.13: “Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos!”.

Esperar em Deus não é ficar de braços cruzados esperando que as coisas caiam prontas do céu, mas é lutar com as armas que o Senhor coloca à nossa disposição, das quais a fé é a principal delas e crer mesmo contra toda esperança. O apóstolo João em sua primeira epístola diz que “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo e está é a vitória que vence o mundo é a nossa fé”- I Jo. 5.4

O texto que lemos diz que sem fé é impossível agradar a Deus. O versículo 3 deste contexto nos assegura que a fé faz que o invisível venha a existir das coisas que não aparecem. Os que experimentaram esta fé saltaram muralhas, venceram gigantes e desbarataram exércitos. Entendeu o que o Espírito de Deus quer nos revelar aqui?

O AUTOR DESTA EPÍSTOLA FAZ TRÊS AFIRMAÇÕES QUE NOS ESTIMULAM A PRATICAR UMA FÉ QUE PRODUZ RESULTADOS:

1.     “De fato sem fé é impossível agradar a Deus” – v.6ª:
  • Em Hc 2.4 diz que “o justo viverá pela sua fé”. Aqui está a grande revelação que o Espírito Santo traz para nós: A fé genuína é uma manifestação de confiança no agir de Deus e isto o agrada. Na Bíblia Sagrada uma escritura explica a outra. No Salmo 37.4 o salmista diz: Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração”. De que maneira podemos agradar a Deus? Manifestando uma fé viva, onde não há espaço para a dúvida, visto que é uma certeza. Em Mt.14.29-31 Pedro é impelido por um arroubo de fé a ir ter com Jesus andando sobre o mar, mas em certo momento perde Jesus de vista e com medo duvida, o texto diz assim nos VS. 28 e 29:  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”. O exercício da fé é muito mais que a simples confissão do pensamento positivo. É antes uma certeza, uma firme convicção do agir soberano de Deus naquela situação específica. Não sabemos como ele vai fazer, mas temos plena certeza que ele vai entrar com a sua divina providência naquela situação.
2.     “É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” – v.6b:
  • Muitos têm fé em muitas coisas, no entanto a fé referida neste versículo é a firme convicção no Deus vivo e verdadeiro, exercitada e focada no nome do Senhor Jesus Cristo, o Deus real, único, vivo e verdadeiro. Pela fé Moisés “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível” Hb.11.27b. Aqui está outra grande revelação: A fé verdadeira faz que vejamos o invisível, ouçamos o inaudível e alcancemos o impossível para a glória de Deus, o nosso Pai.  Em nossas orações ao falarmos com Deus, precisamos entender que não estamos falando palavras ao vento, mas estamos nos dirigindo ao Deus Todo Poderoso numa audiência particular diante do Trono de Sua Graça. Sobre isto Hb.4.16 diz:  Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. (NVI). Quando Paulo curou o coxo em Listra em At. 14.9b diz: “... vendo que tinha fé para ser curado...”; tanto O homem possuía fé para ser curado, quanto Paulo possuía fé para proferir as palavras que geraram a cura. No v. 10 ele diz: Apruma-te direito sobre os teus pés! Ele saltou e andava”. Aleluia! Isso é fé viva gerando de resultados!
3.     “E se torna galardoador dos que o buscam” – v.6c:
  • Quando o Senhor acalmou uma tempestade no mar da Galileia, esperava que os discípulos agissem e os repreende em Mc 4.40: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?”. Deus quer presenteá-lo com a vitória que você tem esperado, mas está faltando uma busca verdadeira; ele diz em Jr 29.13,14: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração; serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte”. Entendeu agora? Aleluia! Galardoar é presentear, é recompensar e é isso que o Senhor deseja fazer com cada um de seus filhos, mas infelizmente não o temos levado à sério. Para que sejamos recompensados pelo Senhor, precisamos agradá-lo com a nossa fé.
CONCLUSÃO: O que nos foi revelado aqui?
  1. Falta de fé desagrada a Deus. Ele espera que manifestemos uma fé viva que opere resultados. Portanto agrade o Senhor confiando nele.
  2. Aproxime-se de Deus e creia que ele existe. Que a sua oração não seja uma simples confissão do pensamento positivo, mas uma certeza do agir de Deus. Com este tipo de fé vemos o invisível, ouvimos o inaudível e alcançamos o impossível.
  3. O Senhor deseja ardentemente presentear, recompensar os que o buscam em verdade.
  4. Pela fé podemos saltar muralhas, desbaratar exércitos, fechar bocas de leões, dar ordens a montes e chamar à existência as coisas que não existem!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 26.12.12 – nadiamalta@hotamail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. 


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...