quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/AFINAL, QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS?

AFINAL, QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS?
João 1:12,13 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Despertar a consciência dos ouvintes, para o que é ser um verdadeiro filho de Deus.

Idéia Central do Texto (ICT):
Em todo o Evangelho de João há uma preocupação em mostrar Jesus como mais que um mero homem, mais que um simples enviado sobrenatural ou representante de Deus. O propósito do Espírito Santo, através de João é mostrar que Jesus é o Verdadeiro Deus que veio em carne.

Cada um dos evangelistas escreveu com um propósito específico: Mateus escreveu aos judeus, para testificar que Jesus era o Messias do Antigo Testamento; Marcos escreveu aos romanos e mostra Jesus como o Servo obediente ministrando ao povo necessitado; Lucas escreveu aos gregos e apresentou Jesus como o Filho do homem e o salvador compassivo; e João escreveu aos judeus e gentios apresentando Jesus como o Filho do Deus Vivo ou o próprio Deus encarnado.

No contexto específico no qual estão inseridos os versículos lidos, Jesus é apresentado como a verdadeira Luz, que vinda ao mundo ilumina todo o que nele crê e o recebe. E todo o que crê em Jesus e o recebe torna-se filho de Deus. Aqui encontramos a idéia central do texto em apreço.

Introdução:
Afinal, todos são filhos de Deus? Todos os caminhos levam a Deus? Qual a grande diferença entre ser filho e ser criatura de Deus? 

Numa casa existem as coisas criadas (fabricadas) por nós e existem os nossos filhos gerados de nós. Aquele que é gerado tem a mesma natureza da sua fonte geradora. Há então, uma diferença entre criar e gerar, em nenhum momento afirmamos que aquilo que fabricamos são nossos filhos. Quando as pessoas se expressam assim, o fazem numa linguagem figurada, não literal. Por exemplo: Santo Dumont é o pai da Aviação, essa sem dúvida é uma linguagem figurada, pois a aviação não foi gerada no ventre daquele inventor. Assim, Deus é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, mas tem seus próprios filhos gerados espiritualmente dele. É isso que precisamos compreender.

É muito comum ouvirmos pessoas afirmarem: “Eu também sou filho de Deus” ou ainda, “Todos os caminhos levam a Deus”. Por outro lado, aqueles que não conhecem as Escrituras Sagradas, julgam arrogante e pretensioso de nossa parte afirmar que somos filhos de Deus.

O apóstolo João, tanto no Evangelho que leva o seu nome, quanto nas epístolas, além da preocupação de evidenciar a Divindade de Cristo, ele procurou também esclarecer essa questão complexa de quem são os verdadeiros filhos de Deus. Os versículos lidos no início trazem resposta irrefutável a esse questionamento.

AFINAL, SEGUNDO AS ESCRITURAS, QUEM SÃO OS VERDADEIROS FILHOS DE DEUS?

  1. Os filhos de Deus são os que crêem e recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador – v.12:
  • O contexto no qual este versículo está inserido, diz que Jesus é a verdadeira LUZ. No entanto, o adversário (Satanás) se esforça para cegar o entendimento dos incrédulos para que não enxerguem a LUZ. II Co 4.3,4. A nação judaica rejeitou a Cristo. Qual a causa dessa rejeição? A cegueira e a ignorância espiritual de Israel. Os judeus creram apenas teoricamente naquilo que as Escrituras, através dos santos profetas falaram sobre a vinda do Messias. Jesus os chama de néscios e tardos de coração – Lc 24.25; Tudo o que as Escrituras do Antigo Testamento falaram apontavam para a verdadeira LUZ (Cristo). Eles fecharam-se na religiosidade e não enxergaram a revelação. O Zelo religioso cego é fanatismo.  Crer é também pensar.
  • Enxergar a verdadeira LUZ (Cristo) nos leva a crer nele e recebê-lo. Quando enxergamos a luz, somos atraídos para ela. A luz resplandece nas trevas” – Jo 1.5; Jo 8.12; Os que crêem e recebem o Senhor, tornam-se filhos da Luz (filhos de Deus) – Rm 8.15-17, 29; Ef 5.8,9; I Pe 2.9; Mt 5.14-16; I Jo 3.1,9
  • Assim, “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” – v.12; A oportunidade para enxergar a verdadeira Luz é hoje, a hora é agora. Não é preciso sacrifício ou obra meritória de nossa parte, basta crer e receber, confessando Cristo como Senhor e Salvador para se tornar um filho da LUZ (filho de Deus). Jo 12.36

  1. Os filhos de Deus são os que Nascem de Novo – v.13:
  • Nascer de Novo é a conseqüência espiritual de crer em Jesus Cristo e recebê-lo, confessando-o como Senhor e Salvador. É a única oportunidade que temos de ter uma nova história. Aqui não se trata de reencarnacionismo, até porque essa doutrina é frontalmente contrária a Palavra de Deus, ela é uma afronta ao sacrifício de Jesus no calvário. O Novo nascimento concede ao homem a oportunidade de ser uma nova criatura, de modo que as coisas velhas se tornam passadas e ele recebe uma nova identidade e paternidade em Deus. II Co 5.17
  • Esse crer e receber, não é algo superficialmente verbalizado, movido por nenhum tipo de emocionalismo; mas é um “desvendar de olhos”, é algo experimentado no mais profundo do coração. Essa experiência é sobrenatural, é no âmbito do nosso espírito (só o espírito recriado por Deus tem a mesma natureza dele), não dá para explicar essa experiência com palavras. Veja o que Jesus diz a Nicodemos em Jo 3.12; Ao estudarmos o Evangelho de João, encontramos Jesus ensinando ao povo que ele é o cumprimento de tudo que se encontrava tipificado nas Escrituras: Não bastava ser judeu, precisava Nascer de Novo – Jo. 3. 3,7,9; Jesus fez dois milagres no sábado para ensinar que tem outro descanso a oferecer (ele próprio) – Jo. 5. 9; 9.14; Hb 4.9-11; Ele é o Verdadeiro Alimento (O Maná que sacia, o PÃO que veio do céu) – Jo 6.35; Ele é Água Vivificadora – Jo 7.37-39; Ele é o Pastor de um novo rebanho (formado de judeus e gentios Nascidos de Novo) – Jo 10.16; Ele é a Nova e Verdadeira Videira, da qual somos os ramos – Jo 15.1,5-7
  • Esse Novo Nascimento não é físico, mas espiritual: “Não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” – v.13
  • Ao proferir essas palavras, a maioria do povo estava tão acorrentada pela tradição religiosa, que não era capaz de compreender as verdades espirituais reveladas por ele. O Senhor afirmou em Jo 14.6: “Eu Sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
  • Jesus é o Caminho, mas muitos têm se recusado a andar NELE – Jo 6. 66-68; Ele é a Verdade, mas se recusam a crer NELE – Jo 12.37-48; ele é a Vida, mas o crucificaram, preferindo a morte. Foi assim naquela época, é assim hoje.
  • Os que crêem em Cristo e o recebem, Nascem de Novo; verdadeiramente passam a ANDAR Nele – Cl 2.6,7
  • Os que Nascem de Novo e se tornam filhos de Deus, não passarão pela segunda morte (eterna separação da presença favorável de  Deus), não entrarão em juízo, mas passarão da morte para a vida. Quem nasce uma só vez (nascimento natural), morre duas vezes (física e espiritualmente); mas os que nascem duas vezes, (natural e espiritualmente), morrerão apenas uma só vez (morte física). Jo 5.24b; os que são do Senhor, de maneira alguma serão lançados fora – Jo 6. 37, 39,40

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. O verdadeiro filho de Deus é aquele que crer em Jesus Cristo, o recebe como Senhor e Salvador e passa pela experiência do Novo Nascimento.
  2. Os cegos espiritualmente não crêem porque não enxergam a Luz. Há uma “catarata espiritual” colocada pelo adversário que os têm impedido de enxergar.
  3. A Luz continua a brilhar, como uma “Candeia em lugar tenebroso”. Se você hoje enxergar essa Luz e receber Jesus pessoalmente como Senhor e Salvador, poderá se tornar um filho de Deus, porque Jesus é também o único Caminho que leva a Deus. Sem Jesus estaremos irremediavelmente perdidos!

Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 05.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com;
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito de Deus!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...