domingo, 23 de dezembro de 2012

Sermão/Manoela Malta/VOCÊ CONSEGUE LEMBRAR QUEM É JESUS?

VOCÊ CONSEGUE LEMBRAR QUEM É JESUS?
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Isaías 9:6


INTRODUÇÃO
- Mundo: Esqueceu que o Natal é a comemoração do nascimento de Cristo.

- Cristãos: Têm esquecido quem é Jesus.

E você, consegue lembrar quem é Jesus?

QUEM É JESUS?
Embora o texto o chame de Maravilhoso Conselheiro, gostaria de pensar nessas duas qualidades separadamente:

1. Maravilhoso:Que maravilha ou causa admiração. Fora do comum; admirável, prodigioso, surpreendente. Aquilo que encerra maravilha. Aquilo que é ou parece extraordinário ou sobrenatural.” (dicionário Michaellis)

Sim! Jesus é surpreendente, extraordinário, sobrenatural (aquele que excede as forças da natureza). Ele é especialista em subverter a lógica humana, em quebrar paradigmas, em abrir caminhos nos desertos. Não é surpreendente alguém andar por sobre as águas? Fazer a tempestade se acalmar? Preferir estar cercado por aqueles que eram considerados a escória da sociedade a estar junto aos religiosos?

Jesus é, sim, MARAVILHOSO, é surpreendente! Quando esquecemos disso, nos desesperamos diante das portas fechadas, dos sonhos desfeitos, dos planos falidos, das tempestades furiosas, dos inimigos sem misericórdia.  Precisamos nunca perder de vista que Jesus, em sua condição de ser Maravilhoso, supera qualquer expectativa humana, ainda que nossos olhos naturais não consigam ver!

2. Conselheiro:
Você tem buscado os conselhos de Jesus ao tomar uma decisão? Você tem buscado Sua vontade que é boa, agradável e perfeita?

Ele é o melhor conselheiro porque:
  1. Só Ele vê o amanhã.
  2. Porque Ele deseja o melhor para nós.
  3. Porque a Sua vontade realizada em nós nos faz cada dia mais parecidos com Cristo.

Quando esquecemos que Ele é Conselheiro, agimos, como diz o mundo, “confiando em nossos corações”. Mas a palavra diz que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Tomamos as piores decisões e culpamos Deus pelas consequências. Ao culparmos o Senhor, nos deixamos absorver pela nossa revolta e nos afastamos Dele.

3. Deus Forte:
Você tem se aterrorizado diante das circunstâncias? Lembre-se: Ele é o DEUS FORTE. Nada é grande demais para Jesus, o Céu é o Seu Trono e a Terra é o estrado dos seus pés e, apesar de toda a Sua grandeza, Ele se importa com tudo o que nos atemoriza, Ele vai adiante de nós como Poderoso Guerreiro, pelejando e vencendo cada uma das nossas batalhas.

Quando nos esquecemos de que Ele é o Deus Forte, fixamos nossos olhares no tamanho do inimigo e esquecemos que, não importa o nosso tamanho, não importa o tamanho dos nossos inimigos, porque nós não iremos contra o inimigo pela nossa força, iremos contra ele em nome do Deus Forte, nosso poderoso guerreiro!

4. Pai da Eternidade:
O nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo permitiram que nós nos religássemos ao Pai. Jesus veio abrir o acesso que nos leva diretamente à presença de Deus. Ele é O Caminho, A verdade e A vida e ninguém vai ao Pai senão por meio de Cristo. Através Dele nós temos a vida eterna e sabe o que isso significa? Que a nossa vida aqui é apenas um relance, um piscar de olhos, diante da eternidade. Nossa verdadeira vida está lá, ao lado de Cristo, na vida eterna que Ele nos dá.

Quando nos esquecemos que Ele é o Pai da Eternidade, nós nos esquecemos da própria eternidade e passamos a nos preocupar mais com o que passa, com o que perece, com o que a traça corrói. Perdemos nossas noites de sono pensando no amanhã terreno e não investimos mais o nosso tempo em juntar tesouros no céu. O resultado disso? Nossa vida perde o sentido, porque tudo o que é construído sobre algo perecível, um dia perece também. Mas se construímos nossa casa sobre a rocha eterna que é Jesus, ela subsistirá eternamente!

5. Príncipe da Paz:
Você está em paz independente das circunstâncias?
Paz não é um estado de espírito, não é uma condição de vida, não é um momento político, não é uma circunstância de ausência de guerra. Paz é uma pessoa chamada Jesus Cristo!

João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

João 16:33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Romanos 5:1“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Quando esquecemos que Ele é o príncipe da paz, qualquer circunstância que foge do nosso controle nos rouba a serenidade, o sono e até mesmo a fé. Precisamos manter nossos olhos firmes Nele, o Príncipe da Paz!

CONCLUSÃO
  1. Enquanto cristãos, devemos nos comprometer com o conhecimento acerca de Cristo. Como poderemos nos esforçar para nos tornarmos parecidos com alguém a quem não conhecemos?
  2. Assim como ao nos esquecermos de quem é Jesus, temos tristes consequências em nossas vidas, lembrar dos incontáveis atributos de Cristo nos fortalece em toda e qualquer situação
  3. Ao lembrarmos que Ele é Maravilhoso, não precisamos nos desesperar diante das portas fechadas: onde o homem não vê saída, Ele abre o mar, faz caminhos nos desertos e abre os céus!
  4. Ao lembrarmos que Ele é Conselheiro, buscamos em Cristo as respostas, as melhores decisões e as nossas escolhas são guiadas pela sua mão sábia.
  5. Ao lembrarmos que Ele é o nosso Deus Forte, não precisamos temer a possibilidade de uma luta solitária, temos ao nosso lado o Senhor dos Exércitos que peleja e vence por nós!
  6. Ao nos lembrarmos de que Ele é o Pai da Eternidade, tiramos nosso olhar da vida que se encerra com nossa morte física e vislumbramos a Vida Eterna que recebemos graciosamente por meio de Cristo. Nossas vidas ganham um sentido que ninguém pode roubar!
  7. Ao lembrarmos que Ele é o Príncipe da Paz, garantimos o nosso sono tranquilo e não desesperamos nossos corações em meio às lutas, porque Ele é o nosso socorro bem presente nas tribulações!
Manoela Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...